sábado, setembro 7, 2024
HomeNoticiasCulturaFestival de Popularização do Teatro de Ouro Preto tem excelente público e...

Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto tem excelente público e histórias comoventes em sua segunda edição

Entre os dias 27 e 29 de maio, a segunda edição do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto trouxe uma rica programação teatral e musical para as ladeiras de Ouro Preto e possibilitou que os moradores da cidade e região tivessem acesso gratuito a espetáculos consagrados e a possibilidade de conhecer o interior da Casa da Ópera.

Durante os três dias de evento, o público assistiu a três cortejos nas ruas da cidade, oito apresentações teatrais e uma apresentação do músico Geraldo Pessoa. Ao todo, três mil pessoas participaram do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, sendo que 82% eram ouro-pretanos.

A organização contou com 20 pessoas na equipe direta e 90 profissionais de forma indireta. As mídias sociais tiveram um alcance acima de 200 mil pessoas e o site do Festival (http://festivaldeteatroop.com.br/) teve mais de oito mil acessos. Cinco veículos da imprensa fizeram a cobertura no local e houve mais de uma centena de inserções em jornais, revistas, rádios, sites e portais de Minas Gerais e São Paulo.

Esta edição recebeu 381 propostas inscritas no edital, vindas de 23 Estados brasileiros (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal).

“Sabemos que festivais funcionam como uma ferramenta para combater a sazonalidade do turismo; contudo, nosso maior objetivo é envolver a comunidade local, além de atrair os turistas. Vale ressaltar que eventos desse porte são importantíssimos para o desenvolvimento local, pois envolve toda a cadeia do trade turístico, desde a padaria ao hotel, realizando a inserção financeira vinda de outros locais para a cidade. Não posso deixar de citar a J. Mendes que patrocinou o evento e a Lei Federal de Incentivo à Cultura que foi o mecanismo fiscal que possibilitou a realização de um festival gratuito, com atrações de grande renome nacional”, destaca Leandro Borba, idealizador do festival.

Um belo presente

Os organizadores Leandro Borba e Gilson Fernandes estão muito satisfeitos com os resultados alcançados e acreditam na importância do projeto para o seu calendário anual e na oportunidade de oferecer arte e cultural para todos os moradores da região, principalmente os que nunca tiveram oportunidade de ir ao teatro antes, como é o caso de Eunice Guimarães.

A Dona Nice, como é mais conhecida, tem 83 anos (prestes a fazer aniversário) e nunca tinha ido à Casa da Ópera, por isso considerou sua primeira ida ao teatro como um presente adiantado. Moradora de Padre Faria, ela se sentiu muito bem e muito feliz em conhecer o edifício histórico. “Foi um presente muito bom que eu ganhei. Distraí muito. Eu achava que o teatro era só para turistas, mas é um passeio muito animado e as crianças adoraram e eu também.  A gente gosta de se divertir. Também nunca tinha andado de jardineira. Foi ótimo. Agradeço muito a oportunidade e espero que venham outras”, comentou a quase aniversariante.

Dilberto Xavier, monitor do Projeto Miguel Arcanjo, do bairro Santa Cruz, acompanhou as crianças dos bairros Taquaral, Padre Faria e Santa Cruz que foram ao teatro pela primeira vez e adoraram a experiência. “Foi um prazer enorme participar e deveríamos ter mais eventos como esse em Ouro Preto para dar oportunidade a quem nunca teve. Quero parabenizar aos organizadores e à Prefeitura pela iniciativa”, fala o monitor.

“Ouro Preto é uma cidade não apenas importante para Minas Gerais, mas para todo o país, principalmente por possuir o título de Patrimônio Cultural Mundial. Apesar dessa grande importância mundial, muitos moradores de Ouro Preto ainda não frequentam o nosso teatro municipal e isso fez com que o Leandro idealizasse o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto”, explica Gilson Fernandes, um dos organizadores do evento.

Mais informações
Instagram: @festivaldeteatroop
Sitehttp://festivaldeteatroop.com.br/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments