A Sérgio Pererê faz show neste sábado, dia 9 de dezembro, às 18h no Parque Municipal, durante a quarta edição do Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê). Ele fará uma apresentação solo, com charango, violão e percussão, trará um repertório com canções que fazem parte da temática da ancestralidade e estará reverenciando toda a cultura afro-brasileira, a descendência africana e também a herança quilombola.
Realizado pela Associação Aprender e Produzir Juntos (APJ), o evento conta com apresentações culturais; cortejo de congado, irmandades e candombes de organizações quilombolas variadas, oficinas, diálogos institucionais; mesas, rodas de conversa, além da tradicional feira quilombola. Haverá também troca de sementes crioulas, manivas, plantas medicinais, e de saberes com benzedeiras, raizeiros e raizeiras.
Entre os objetivos do Festival Canjerê estão a possibilidade de intercâmbio e a organização das comunidades quilombolas, contribuir para a divulgação da sua realidade, cultura e lutas; divulgar a produção quilombola agropecuária, artesanal, culinária, medicinal, além de permitir que as famílias, comunidades e organizações associativas possam obter renda extra com a sua comercialização na feira do evento e estabelecer contatos para vendas regulares.
“Realizar o Festival integra a luta dos quilombolas de tornar uma política de Estado, a cultura e a produção dos quilombolas do Estado de Minas Gerais. Esse é o motivo que a gente vem lutando e realizando há quatro anos o Canjerê. Queremos que ele se torne uma política de Estado e não de governo, para que assim as comunidades possam receber as assistências e a atenção necessária”, explica Sandra Maria, Coordenadora Executiva da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ).
Outra que também atua para a realização do Canjerê é Joana Alves Louback, coordenadora geral da Associação APJ. “Canjerê é um evento de festa, arte, cultura, comida, comercialização, troca de saberes, luta por direitos, resgate e afirmação da ancestralidade do povo preto do Estado de Minas Gerais”, completa.
Programação intensa no sábado e domingo – A programação que a organização do Festival Canjerê preparou para sábado e domingo promete conquistar o coração dos belorizontinos. Nos dois dias, a Feira Quilombola começa às 8h. No sábado, dia 9 de dezembro, terá apresentações dos grupos culturais Batuque Cabloco Surubim, Quilombo Porções e Alves (Chapada do Norte), Folia de Reis e São Benedito do Quilombo Ilha, Januária; Grupo Negro por Negro, Filho de Zambi, Quilombo Arturos, Contagem, Interioranas e o dia finaliza com o Show do Sérgio Pererê, ás 18h.
O domingo será marcado por um grande cortejo com as Guardas dos Quilombos Arturos de Contagem; Carrapatos Tabatingas de Bom Despacho; Nossa Senhora do Rosário de Ribeirão das Neves; Caxambu de Rio Espera, Os Carolinos de Belo Horizonte, Materlândia, Belo Vale, Berilo e Chapada do Norte.
Programação completa do Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê)
9h de dezembro – Sábado
8h- Início da Feira Quilombola
10h-Apresentação cultural Grupo de Batuque Caboclo Surubim, Quilombo Porções e Alves (Chapada do Norte)
13h-Apresentação cultural Grupo de Folia de Reis e São Benedito do Quilombo Ilha, Januária
14h-Apresentação cultural do grupo Negro por Negro
15h30-Apresentação cultural Filho de Zambi, Quilombo Arturos, Contagem
16h30-Show com as Interioranas
18h-Show cultural Sérgio Pererê
20h – Encerramento
10 de dezembro – Domingo
8h- Início da Feira Quilombola
9h- Grande cortejo com as Guardas dos Quilombos? Arturos de Contagem; Carrapatos Tabatingas de Bom Despacho; Nossa Senhora do Rosário de Ribeirão das Neves; Caxambu de Rio Espera, Os Carolinos de Belo Horizonte, Materlandia, Belo Vale, Berilo e Chapada do Norte.
SERVIÇO
O que? Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê)
Quando: 7/12 a 10/ 12
Onde: Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1321 – Centro/BH)
Entrada: gratuita