Visitas guiadas para conhecer o acervo de objetos que contam a história do trabalho no Brasil, oficinas de arte e muitas brincadeiras de rua, como amarelinha, rouba-bandeira e até banho de mangueira. Essas são as atrações que o Sesi Museu de Artes e Ofícios (Sesi- MAO), na Praça da Estação, no coração de Belo Horizonte, reservou para as crianças nestas férias escolares. Dos dias 24 e 28 de janeiro, o Sesi MAO abre as portas para o Trem de Férias #Partiufloresta, com programação educativa, recreativa e cultural voltada para crianças de todas as idades. As atividades terão como tema a preservação ambiental, sobretudo as oficinas de argila, desenho e de natureza, que irão trabalhar com materiais como folhas de árvores. Não é preciso inscrição prévia e o acesso é gratuito.
No dia 24 de janeiro, terça-feira, das 9 horas às 11h30, estão programadas oficinas de arte e visitas mediadas no museu e à tarde, das 13 às 16 horas, os pequenos poderão se divertir na Rua das Brincadeiras, uma via asfaltada dentro do Sesi-MAO, onde os educadores irão resgatar com as crianças diversões da velha infância, como queimada, rouba-bandeira e amarelinha, sem contar esportes, como o futebol. Nos dias 25, 26 e 27, haverá oficinas e Rua das Brincadeiras, das 9 às 16 horas. O encerramento do Trem das Férias, no dia 28, será com muita diversão das 9 às 16 horas, quando as crianças poderão aproveitar brinquedos infláveis como pula-pula e, também, a Rua das Brincadeiras.
Serviço
TREM DE FÉRIAS #PARTIUFLORESTA
Local: Sesi Museu de Artes e Ofícios (Sesi-MAO), Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte
Data: 24 a 28 de janeiro
Horários:
Dia 24, das 9 às 11h30, oficinas de arte e visitas mediadas ao museu; e das 13 às 16 horas, Rua das Brincadeiras
Dias 25, 26 e 27, das 9 às 16 horas, oficinas de rua e das brincadeiras
Dia 28, das 9 às 16 horas, Rua das Brincadeiras e brinquedos infláveis
Público: Crianças de todas as idades
Acesso: Entrada gratuita, com acompanhamento dos pais ou adultos responsáveis
Informações: (31) 3248-8628.
Sobre o Sesi MAO
O Sesi Museu de Artes e Ofícios (Sesi-MAO) abriga e difunde acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Foi criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de 2 mil peças entre objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. Nele, os visitantes podem contemplar a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas. Aberto ao público desde janeiro de 2006, o museu está instalado na Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da Estação Central do Metrô. Para abrigar o MAO foram restaurados dois prédios antigos, de grande beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. O Sesi Cultura passou a administrar o Museu de Artes e Ofícios em julho de 2016.