No próximo dia 5 de novembro, o Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), mantido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, dará início aos atendimentos. O prédio de 11 andares, localizado na Rua Bernardo Guimarães, nº 2.640, situado perto do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), no bairro Santo Agostinho, será ponto de assistência integral aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade será um serviço de Oncologia com o diferencial de oferecer um diagnóstico em curto prazo para os pacientes, e também de estar ligado à Faculdade Ciências Médicas MG (FCM-MG). Os encaminhamentos dos pacientes serão feitos pela Secretaria Municipal de Saúde da capital.
A unidade oferecerá assistência multidisciplinar em tratamento oncológico com estrutura para comportar 35 boxes de quimioterapia individuais, salas para atendimento de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Cuidados Paliativos, Serviço Social, Farmácia Clínica e Enfermagem em Navegação, com profissionais que atuam guiando o paciente em todos os fluxos do tratamento.
Além disso, conseguirá absorver demandas de exames mais complexos que requerem aparelhos modernos, como a recém-adquirida ressonância magnética com inteligência artificial (modelo único no SUS), aparelhos de ultrassom, colonoscopia, biópsia guiada e outros serviços equivalentes aos dos melhores centros privados de Oncologia do país. “O IONCM-MG tem potencial para ser referência em assistência, ensino e formação de recursos humanos em Oncologia no Brasil”, afirma o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira. O corpo clínico do instituto atuará nas mais frequentes demandas da saúde pública, como Ginecologia, Gastrenterologia, Proctologia, Mastologia e Onco-Hematologia. O acesso dos pacientes ao IONCM-MG será possível por meio do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH).
No primeiro momento, o IONCM-MG será inaugurado com 50% da sua capacidade de funcionamento, com a entrega de sete andares prontos. Com a finalização das obras do instituto, a expectativa é de gerar 200 novos postos de trabalho. No primeiro semestre de 2025, serão iniciadas as atividades acadêmicas como hospital-escola. Na formação do corpo clínico, o intuito é contar com mais de 50 médicos, desde professores da FCM-MG até médicos assistenciais. Ao todo, serão oferecidas 12 especialidades, 7 linhas macros e 14 sublinhas de cuidado.
O câncer não espera
Construir um hospital, estruturar linhas de atendimento, formar equipes e colocar em atividade toda infraestrutura leva tempo. Mas os fatores tempo e câncer são adversários quando se fala em investigação, diagnóstico e tratamento. Por isso, tão logo anunciado o lançamento do projeto do Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), em novembro de 2023, foi agilizada uma articulação para formar a equipe hematológica, chefiada pela especialista em transplante de medula óssea, Dra. Márcia Torresan Delamain.
Desde fevereiro deste ano até a primeira quinzena de agosto, foram realizadas 407 consultas pela equipe de Hematologia no Ambulatório Ciências Médicas da FCM-MG e 169 exames de medula, enquanto o IONCM-MG seguia em construção. “A atuação da Hematologia tem o desafio de diagnóstico e tratamento rápido pelas características de avanço das doenças. Os exames de medula são os mais assertivos para o diagnóstico. Quanto menor for o tempo de espera para a realização, maior a chance de sucesso no tratamento”, conta a superintendente assistencial do IONCM-MG, Laura Cardoso Pereira.
Um dos diferenciais do instituto será a implantação do fast track oncológico. Esse é um método de atendimento com linhas de cuidado específicas em que o paciente passa por consultas, exames para diagnóstico e tratamento com uma logística facilitadora, seja em encaminhamentos ou deslocamento, para que o tempo entre a primeira consulta e o diagnóstico seja curto.
O fast track oncológico também será de grande relevância para a formação dos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG). Eles poderão acompanhar o paciente desde a suspeição diagnóstica, passando pelas consultas, exames e tratamento, com o diferencial de ser um cuidado integral e de forma rápida. Futuramente, os pacientes com necessidade de internação serão atendidos no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), que contará com uma ala exclusiva para tratamento oncológico.
Conheça as especialidades, linhas macros e sublinhas de cuidado que serão oferecidas no Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais:
Especialidades
|
Linhas de Cuidado
(Macro)
|
Linhas de Cuidado
(Sublinhas)
|
Anestesiologia
Cirurgia Plástica
Dermatologia
Gastroenterologia
Ginecologia
Hematologia
Imagem da Mama
Mastologia
Oncologia
Proctologia
Ultrassonografia Geral
Urologia
|
Mama
Ginecologia
Digestivo Alto
Digestivo Baixo
Urologia
Pele
Onco-Hematologia
|
Câncer de Mama
Câncer de Colo Uterino
Câncer de Endométrio
Câncer de Ovário
Câncer de Esôfago
Câncer de Estômago
Câncer Colorretal
Câncer de Próstata
Câncer de Bexiga
Câncer de Rim
Câncer de Pele Espinocelular e Basocelular
Leucemias
Linfomas
Mieloma Múltiplo
|