Inspirados pelas canções e pela poética do Clube da Esquina, movimento que nasceu em Belo Horizonte e marcou a história da música brasileira, estudantes do 6º ao 9º ano do Coleguium Rede de Ensino estão transformando melodias em cores, ritmos em formas e sentimentos em arte. As atividades fazem parte do “Projeto Telas: Clube da Esquina em Cores”, uma iniciativa que une arte, cultura e cidadania para estimular a sensibilidade, o trabalho coletivo e o olhar social dos alunos.
Ao longo do processo, os estudantes, com apoio dos familiares, fizeram pesquisas sobre o movimento, conheceram a trajetória dos artistas e escolheram músicas como inspiração para a criação de desenhos e pinturas autorais coletivas. As telas produzidas serão leiloadas e todo o valor arrecadado será doado para uma instituição filantrópica.
As obras poderão ser visitadas e arrematadas em dois momentos. De 23 de outubro a 24 de novembro, 20 telas estarão em exposição no Museu Clube da Esquina, em Belo Horizonte. O público poderá participar do leilão de forma prática, por meio de QR codes instalados nas obras, que direcionam diretamente para um formulário on-line. O museu funciona a partir das 18h, com entrada a R$ 5. Para alunos e colaboradores do Coleguium, a visitação é gratuita de terça-feira a quinta-feira.
No dia 29 de novembro, durante o “Projeto X – Feira de Ideias”, todas as telas —incluindo as que estiverem no museu— retornam para as unidades escolares e estarão disponíveis para novos lances. É também nessa data que o leilão será oficialmente encerrado.
“O projeto nasceu do desejo de unir música, arte e cultura em uma experiência transformadora para os nossos alunos”, explica a supervisora de Arte, Música e Teatro do Coleguium, Anacris Sampaio. Segundo ela, “apresentar as canções de ícones da MPB –entre eles, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Fernando Brant, 14 Bis e Toninho Horta–, além de revisitar a história, lança sementes para um futuro mais sensível, criativo e humano, pois os alunos desenvolvem senso crítico, pertencimento e a consciência de que a arte é capaz de transformar vidas”.
Ela explica que o Projeto Telas também reforça a relação entre escola, comunidade e a cidade. Nesse sentido, a iniciativa conta com o apoio dos músicos Lô Borges, Márcio Borges e Flávio Venturini, que gravaram vídeos em que reconhecem na ação uma homenagem artística e social ao legado do Clube da Esquina. “É emocionante observar como os alunos se entregam, interpretam, recriam e traduzem em cores aquilo que sentiram ao ouvir as músicas. Não se trata apenas de reproduzir, mas de construir sentidos novos, de gerar aprendizado vivo e cheio de significado”, afirma Anacris.
Sobre o Coleguium
Fundado em 1987, o Coleguium possui 18 unidades educacionais em Minas Gerais (Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Lagoa Santa e Nova Lima) e uma no Pará (Carajás). Desde 2014, integra o grupo Salta Educação, que reúne cerca de 130 escolas em todas as regiões do país.