Luminiscence em Lille, na França.
Crédito: Mikhail Sytenkov
São Paulo, 3 de dezembro de 2025 – Após encantar um milhão de pessoas ao redor do mundo, o espetáculo imersivo LUMINISCENCE – Luzes de São Paulo chega ao Brasil em janeiro de 2026, ocupando pela primeira vez a Catedral da Sé, um dos marcos mais icônicos do centro da cidade. Este novo show faz parte da contínua expansão da Endemol Shine Brasil no segmento de entretenimento ao vivo e experiências imersivas.
A atração é uma experiência sensorial que combina projeções de luz e trilha sonora sinfônica – com orquestra e coro ao vivo – transformando monumentos históricos em verdadeiros palcos de arte. A lista de espera foi aberta no dia 2 de dezembro de 2025, e a pré-venda inicia em 8 de dezembro. As vendas gerais começam no dia 9 de dezembro deste ano, no site da Fever. O primeiro espetáculo aberto ao público ocorre no dia 16 de janeiro de 2026.
“LUMINISCENCE – Luzes de São Paulo” reforça o compromisso da Endemol Shine Brasil com o entretenimento 360°, que vai além das telas, conectando e engajando audiências em diferentes contextos e experiências.
Criado pela LOTCHI (uma empresa de Banijay Live) na França, e agora um fenômeno cultural internacional, LUMINISCENCE já foi apresentado em catedrais e basílicas da França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Espanha e Estados Unidos. A escolha da Catedral da Sé de São Paulo como palco para as apresentações do Brasil reforça a proposta de unir arte, tecnologia e história em uma experiência única. Um dos marcos mais icônicos da cidade, o espaço ganha nova vida ao se transformar em cenário para luzes, música e emoção, criando um diálogo entre patrimônio e inovação.
O espetáculo já encantou a Europa com 19 apresentações de LUMINISCENCE, cada uma em cartaz por vários meses em grandes cidades como Paris, Nice, Münster, Barcelona, Delft e Bruxelas. Com arranjos musicais originais, projeções tridimensionais que interagem com a arquitetura e um coral ao vivo, o show oferece uma imersão completa em som, luz e memória — uma jornada onde a luz se torna linguagem e o espaço, protagonista.
“É um privilégio trazer LUMINISCENCE para o Brasil, especialmente em um espaço tão simbólico quanto a Catedral da Sé de São Paulo. Essa iniciativa faz parte da estratégia de expansão de negócios da empresa no segmento de eventos, com o objetivo de proporcionar ao público brasileiro a mesma emoção que já conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo”, afirma Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.
“Expandir LUMINISCENCE para o Brasil marca um novo e belo capítulo em nossa jornada. A Catedral da Sé nos oferece uma tela extraordinária onde luz, música e arquitetura ganharão vida. Estamos genuinamente orgulhosos e animados para receber o público brasileiro em um momento compartilhado de encanto, emoção e conexão”, disse Romain Sarfati, cofundador da LOTCHI.
“Eventos ao vivo são fundamentais para a evolução da Banijay Americas, e estamos ansiosos para criar conexões significativas com nossos públicos por meio de narrativas que celebrem maravilhas arquitetônicas e a rica tapeçaria da história”, disse Ben Samek, CEO da Banijay Americas.
“Mais do que uma ação cultural, LUMINISCENCE é uma oportunidade para marcas fazerem parte de uma experiência que une história, arte e tecnologia. Queremos que nossos parceiros estejam presentes em momentos que emocionam e criam conexões genuínas com o público, transformando espaços históricos em cenários de luz e emoção”, diz Fernanda Abreu, VP de Entretenimento ao Vivo, Licenciamento e Marketing de Influência da Endemol Shine Brasil.
As apresentações ocorrerão em janeiro e fevereiro, de quinta a domingo, com duas sessões diárias e capacidade para 676 pessoas em cada uma delas.
Sobre a Endemol Shine Brasil
A Endemol Shine Brasil, parte da Banijay Américas, é referência em conteúdo e entretenimento 360°, criando formatos que vão muito além das telas. A empresa desenvolve, licencia e produz conteúdo para todas as plataformas, incluindo reality shows, game e talent shows, factuais e documentários, com sucessos como Big Brother Brasil, MasterChef Brasil, Canta Comigo, Ilha da Tentação Brasil, The Bridge Brasil, No Limite e Xuxa – O Documentário.
Mais do que formatos, a Endemol Shine Brasil transforma narrativas em experiências, como o case MasterChef, que extrapola as telas e se conecta com a audiência em momentos únicos como o Masterchef nas Alturas – jantares nas alturas na Lagoa Rodrigo de Freitas, Masterchef nos Trilhos – imersões culinárias dentro de um trem em Curitiba e menus exclusivos no Parque Beto Carrero. Além de contar com uma linha de mais de 700 produtos licenciados, que vão de utensílios domésticos a joias personalizadas.
A empresa é parceira das principais agências de publicidade, criando formatos de branded content e estratégias digitais para todas as plataformas, com cases como Cabelo Pantene, Samsung Let’s Dance, Ilhados com Beats, O Próximo Nº1 VillaMix, Onix Music Trip e Honda Consórcios – TeleKwai. Para saber mais, acesse nosso site.
Sobre a LOTCHI
Criadora do LUMINISCENCE, a Lotchi desenvolve experiências imersivas projetadas para despertar inspiração e encantamento. Ao combinar criatividade, tecnologia e narrativas inovadoras, a empresa produz momentos compartilhados e memoráveis que reconectam o público à beleza, à imaginação e uns aos outros. A Lotchi cria e realiza suas próprias produções em larga escala em locais excepcionais ao redor do mundo.
Sobre a Banijay Live
A Banijay Live foi lançada em 2023 após a aquisição da Balich Wonder Studio pela Banijay Entertainment (agora integrada à The Wonder Society) e o investimento do Banijay Group (anteriormente FL Entertainment) na The Independents. Reunindo as atividades dessas marcas, bem como as dos especialistas em experiências imersivas Banijay Live Studio e LOTCHI, o pilar é liderado pelo CEO François de Brugada e se consolida como um lar em expansão para as melhores experiências de entretenimento ao vivo do mundo.
Abrangendo eventos e experiências ao vivo, a entidade atua ao lado da Banijay Entertainment, potência global de conteúdo lançada em 2008, que reúne mais de 130 produtoras em 23 territórios e um catálogo multigênero com mais de 200.000 horas de programação original de destaque. Como líder criativa e inovadora, em 2024 lançou mais de 250 novos títulos não roteirizados, uma média de 110 títulos roteirizados, 80 programas em plataformas de streaming e produziu 33 formatos em mais de três territórios. Representando algumas das maiores marcas globais do mercado, seu portfólio inclui Survivor, Big Brother, Peaky Blinders, MasterChef, Good Luck Guys, Rogue Heroes, Marie Antoinette, Mr Bean, The Summit, Black Mirror, Let’s Play Ball e The Fifty, entre outros.








