A montagem poderá ser vista no dia 5 de dezembro, às 20h, no Teatro Espanca!, e no dia 6, às 14h, no Centro Cultural São Bernardo. As apresentações são gratuitas, com recursos de acessibilidade. Mais informações no site do projeto: www.malditacia.com/cena3x4.
O Cena 3×4 é uma rede de formação, criação e compartilhamento entre coletivos das artes da cena. Criado em 2002, através de parceria entre Maldita Cia. de Investigação Teatral e o Galpão Cine Horto, resultante do desejo em comum de experimentar princípios do processo de criação colaborativa e estabelecer uma rede de qualificação e fomento da linguagem de teatro de grupo em Belo Horizonte.
A cada edição, quatro coletivos participam de uma série de diálogos e encontros entre criadores e pensadores, enquanto compartilham seus processos de criação de uma obra de dramaturgia própria, a partir de princípios de processo de criação colaborativa. Em 2024, os grupos foram convocados, como conta Amaury Borges, co-fundador da Maldita Cia., a investigar a partir de seus próprios territórios, que dialogassem e reconhecessem suas comunidades.
SOBRE O CENA 3 X 4 – HISTÓRICO
Criado em 2002, o Cena 3×4 foi realizado ininterruptamente até 2006, graças à parceria entre Maldita Cia. de Investigação Teatral e o Galpão Cine Horto, resultante do desejo em comum de experimentar princípios do processo de criação colaborativa e estabelecer uma rede de qualificação e fomento da linguagem de teatro de grupo em Belo Horizonte.
O projeto tem sua importância notoriamente reconhecida pelos artistas que viveram esse período e, em suas primeiras 4 edições, promoveu a criação de onze (11) espetáculos, além de ter proporcionado a vinda à capital mineira de importantes artistas do cenário nacional como Tiche Vianna, Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Francisco Medeiros e Aderbal Freire Filho. Tudo isso fomentou a atividade de importantes grupos de teatro de Minas Gerais como Grupo Trama, Cia. Luna Lunera, Grupo Reviu à Volta, Grupo Armatrux e Teatro Invertido.
A partir de 2006, a Maldita Cia. ministrou oficinas sobre processos de criação colaborativos e experimentou princípios de colaboração em todos os seus trabalhos. Em 2023, iniciou-se o movimento de retomada do projeto através da ação “ofiCena 3×4”, uma oficina sobre criação teatral colaborativa, conduzida para grupos de três (3) cidades de Minas Gerais.