Esp. “Família Dindim”_Carla Candiotto_Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Espetáculo dirigido pela premiada Carla Candiotto, referência na arte teatral para infâncias, usa a criatividade do teatro para falar sobre dinheiro de forma lúdica, divertida e leve, na linguagem das crianças. Pela primeira vez em Belo Horizonte, a peça fará apresentações nos dias 05 e 06 de abril, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas.
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Utilizar o teatro como uma forma lúdica para falar de educação financeira e sustentabilidade para crianças é a proposta do espetáculo “Família Dindim”, que fará duas apresentações em Belo Horizonte, nos dias 05 e 06 de abril, sábado e domingo às 17h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O texto de Gustavo Kurlat, com direção de Carla Candiotto, conta a história de uma família divertida, atrapalhada e cheia de sonhos: dona Joana, sempre preocupada em realizar os desejos de cada filho; seu Augusto, que quer deixar toda a contabilidade da família em ordem, e nunca consegue; e seus filhos Mateus e Catarina, que são muito unidos e têm um desejo e um segredo que, aos poucos, a gente fica sabendo. Juntos, eles vão viver a semana de educação financeira na escola e cada um tem que escolher um projeto. Uma aventura lúdica, cheia de momentos engraçados e de aprendizados!
A professora Leticia, na semana de educação financeira, explica aos alunos, de uma forma interessante, e pede um projeto para o final da semana. Mateus sonha em comprar uma chuteira nova e tenta vender sorvetes, mas esquece que precisa de uma caixa de isopor. Tudo derrete, resultando em uma catástrofe! Catarina, a mais misteriosa, não conta para ninguém o que ela vai fazer.
Seu primo Manu, um influencer digital, está sempre coletando conteúdo para postar no Instagram, fazendo com que todos fiquem conhecidos e tenham muitos seguidores, pois consegue captar e compartilhar com amigos as loucas situações vividas pela família.
O dinheiro aparece como o grande vilão da história, pois todos querem e precisam, mas não entendem como lidar com ele e se metem nas mais diversas confusões. Será que eles irão conseguir? Que segredo Catarina esconde? Será que entenderemos todas aquelas palavras difíceis? Crédito, débito, pix, bolsa de valores, inflação, desvalorização? Com ludicidade e humor, o espetáculo acaba dando pistas sobre como essas personagens conseguirão resolver ou solucionar suas continhas.
O autor do texto, das músicas originais e diretor musical do espetáculo, Gustavo Kurlat, acredita ser importante tratar do assunto com os filhos. “Educação financeira é sim tema para crianças, especialmente quando se pensa em valores como paciência, dedicação e planejamento. São estes os tópicos abordados na peça”, diz, revelando ser necessário passar o conhecimento dos nomes que aparecem nessa linguagem. “O que é um cartão de crédito, de débito, bolsa de valores, são palavras que não falamos com as crianças, mas que elas ouvem o tempo inteiro.”
“As crianças de hoje se interessam mais pelo assunto do que as crianças de duas gerações atrás. Recentemente, a filha de um amigo, de 9 anos, divulgou nas redes sociais as pulseiras que fez com uma coleguinha para vender aos amigos e já conseguir o seu próprio dinheiro. Elas já têm a consciência de que o dinheiro provém de algum esforço (que ‘dinheiro não nasce árvore’). E o teatro, com toda a sua magia e encantamento, consegue plantar essa sementinha no público infantil de forma leve e lúdica”, comenta Alessandra Trindade, que é produtora do espetáculo, ao lado de Silvia Rezende.
Acostumado a escrever, compor a trilha e dirigir os espetáculos, desta vez, Gustavo Kurlat experimenta uma aventura muito gostosa, já que a encenação é de Carla Candiotto, c. “A Carla deu uma outra visão sobre o que pensei. Sempre uma direção que não é a do autor traz novas possibilidades”, comenta Kurlat. Sobre os truques para não cair no didático e criar um espetáculo lúdico, o autor usa ferramentas como contar uma boa história, criar identificação com os personagens e abordar assuntos do cotidiano. No texto, Kurlat usa o que ele chama de “pequenas estações de conhecimento”, por onde as crianças vão passando e absorvendo as informações.
A trilha sonora, cantada pelos atores ao vivo sobre uma base instrumental, foi produzida especialmente para o espetáculo, e reúne sete canções, todas composições (música e letra) de Gustavo Kurlat, com arranjos e produção musical de André Bedurê. As músicas dialogam com o texto e não necessariamente contam a história. “Escrevi as letras junto com o texto, para que cada canção pudesse dar uma nova dimensão e trazer novos dados para cada assunto que aparece. A música de abertura, por exemplo, fala da origem do dinheiro, outra trata do jeito popular de dar diferentes nomes a ele, outra faz referência à inflação, de forma engraçada a partir da crítica dos preços que aumentam o tempo todo. Uma das canções aborda a reflexão da Catarina, sobre como conseguir fazer o que se deseja.
A música final fala da ideia de que todos deveriam crescer com as riquezas que existem no mundo”, explica Kurlat. As músicas são: “A invenção do dinheiro”; “Dindim” (os nomes do dinheiro); “Valor e Preço”; “O raio da Inflação”; “Insômia da Catarina”; “Quanto Vale o Amor da Gente”; e “Entre Ser e Ter”. A trilha está disponível no Youtube (youtube.com/@familiadindim).
O teatro como ferramenta de educação
Para Milton Sgambatti Junior, professor de matemática na educação básica e doutorando em educação, “utilizar a linguagem artística, no caso a teatral, para falar de dinheiro é perfeito, já que a arte de representar faz parte da formação do ser humano. A criança vai aprender de forma natural, lúdica, e vai se tornar um adulto mais consciente”.
Milton Sgambatti Junior foi o consultor pedagógico do espetáculo e o autor do material didático distribuído gratuitamente aos professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais de educação que assistem ao espetáculo, com sugestões de atividades para serem realizadas em sala de aula.
Equipe Criativa
Idealizado pelas produtoras Silvia Rezende e Alessandra Trindade, o espetáculo reúne uma equipe premiada de criativos: Carla Candiotto na direção, Gustavo Kurlat na autoria do texto, direção musical e músicas originais, Marco Lima no cenário e figurino, Wagner Freire na luz e Roberto Alencar nas coreografias. Família Dindim é um projeto viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Nubank, realização da S. Rezende Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Carla Candiotto
Um dos principais nomes do teatro infantil brasileiro, Carla Candiotto é uma artista que cria, escreve, dirige e produz espetáculos há mais de 25 anos. Iniciou sua formação teatral na Europa, onde viveu por 10 anos. Estudou teatro em Paris, na Ecole Internationale Phillippe Gaullier e no Théâtre du Soleil, com Ariane Mnouchkine. Em Londres, estudou na Desmond Jones School of Mime. Na Itália estudou Commedia Dell’arte com Antonio Fava. Atuou e dirigiu espetáculos em diversos países da Europa, além de China e Austrália.
Dentre seus inúmeros trabalhos, destacam-se a direção de “A Casa de Brinquedos” e “A Canção dos Direitos da Criança” (espetáculos com músicas de Toquinho), “Que Monstro te Mordeu?”, adaptação para o teatro da série de TV de Cao Hambuguer, e “Cinderla LáLáLá”, além das peças realizadas na cia Le Plat du Jour ao longo de 20 anos de trajetória.
Carla Candiotto recebeu os principais prêmios do teatro brasileiro, como APCA, Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem e o Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2015, na categoria Arte para Crianças.
Ficha técnica
Direção – Carla Candiotto. Texto, direção musical e músicas originais – Gustavo Kurlat. Cenário e figurino – Marco Lima. Luz – Wagner Freire. Coreografias – Roberto Alencar. Idealização e produção – Silvia Rezende e Alessandra Trindade. Fotos – João Caldas.