O Brasil vivencia um momento de forte crescimento no ensino técnico. Dados do Censo Escolar 2023 revelam um aumento de 12,1% nas matrículas entre 2022 e 2023. Nos últimos quatro anos, a alta chegou a 26,1%, consolidando essa modalidade de ensino como uma das mais promissoras para o futuro do país. No Brasil foram realizadas mais de 2,4 milhões de matrículas no ensino técnico em 2023. Nesse cenário, as empresas de educação que oferecem cursos de técnico profissional também embalam o setor.
Um dos exemplos é a Proz Educação, apontada no último Censo 2023, como a escola que mais cresceu no setor, dobrando seu número de unidades e em terceiro lugar no ranking. Com mais de 40 mil alunos formados, a Proz Educação comemora um salto significativo com um crescimento de 105% em 2023. Com 25 unidades nos três estados de atuação, a escola se destaca com uma ampla gama de cursos técnicos em diversas áreas, como saúde, gestão e tecnologia. Somente no ano passado, a Proz Educação teve 12 unidades inauguradas e contou com mais de 20 mil matrículas para seus cursos técnicos.
Criada em 2020, a Proz já nasceu com mais de 15 anos de experiência no setor de ensino técnico profissionalizante a partir da união de duas escolas consagradas na área, a Enferminas, em Minas Gerais e a ESSA, em São Paulo. A instituição ampliou sua atuação para o interior de Minas, São Paulo e Paraná e se consolidou como uma das maiores do setor.
“Existe uma grande demanda no país por cursos técnicos. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a busca por qualificação profissional é- para muitas pessoas- uma forma de garantir melhores oportunidades. O nosso objetivo é impulsionar a inserção desses alunos no mercado de trabalho apostando na qualidade do curso técnico e incentivar o maior acesso à educação”, comenta o CEO da Proz, Daniel Pedrino.
O CEO explica que o sucesso da Proz Educação se traduz em números: oito em cada 10 alunos da instituição conseguem emprego em até um ano após a formação. “Esse resultado positivo é fruto de um trabalho árduo e dedicado, que combina qualidade no ensino, foco na empregabilidade e parcerias estratégicas com empresas e instituições renomadas”, destaca.
Para alcançar esse objetivo, a Proz Educação investe em um ensino estruturado com material didático constantemente atualizado, com professores experientes e qualificados e infraestrutura com laboratórios modernos e equipados. A empresa também possui um grande compromisso com a empregabilidade de seus alunos, e oferece ferramentas para auxiliar na busca por colocação profissional por meio de fortes parcerias para os estágios obrigatórios.
Nos últimos quatro anos, a empresa desenvolveu um planejamento estratégico que contou com um aporte de 60 milhões, sendo 80% em infraestrutura e expansão e 20% em tecnologia, passando de nove unidades para as atuais 25 espalhadas nos três estados.
Expansão
A trajetória da Proz tem início em 2008, na cidade Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte, ainda como Enferminas, ofertando cursos de Cuidadores de Idosos e Técnicos em Enfermagem.
A escola ganha sua primeira sede em Belo Horizonte e ocupa quatro salas em um prédio na região central da cidade, e em 2017 tem crescimento impulsionado com o início de um plano de expansão e divulgação. Logo depois, a Enferminas é transferida para um espaço maior na avenida Afonso Pena, também no centro da capital mineira. A escola atinge um desenvolvimento acelerado, inaugura novas unidades em Juiz de Fora e Contagem, chegando a 3.000 alunos e estreitando relações de parcerias com hospitais. Em 2020, a instituição é adquirida por um fundo de investimentos de São Paulo, a EB Capital que realiza a incorporação da mineira Enferminas com o grupo paulistano ESSA dando origem a Proz Educação.
A aquisição promoveu um novo ciclo de ascensão e transformações. A unidade de BH ganha um prédio exclusivo na rua Espírito Santo, ocupando três andares e 15 salas de aula. As unidades de BH, Contagem e Juiz de Fora ganham nova identidade e outras unidades são inauguradas: Divinópolis, Montes Claros, Venda Nova, Uberlândia e Ipatinga.
“A nossa atuação em Minas Gerais foi ampliada significativamente com nove unidades no estado em 2024. Passamos a oferecer cursos nas áreas de Gestão e Tecnologia, além da presença em outras cidades. Soma-se a este movimento de expansão a nossa atuação no programa Trilhas de Futuro, junto ao Governo do Estado, que nos permite ofertar cursos técnicos de qualidade para milhares de pessoas, ressalta o CEO.