quarta-feira, dezembro 3, 2025
HomeNoticiasCulturaEncontro Shakespeare 2.1 - Projeto abre discussão sobre a obra de William...

Encontro Shakespeare 2.1 – Projeto abre discussão sobre a obra de William Shakespeare e seleciona dois espetáculos que dialoguem com o escritor – inscrições até o dia 16 de abril

William Shakespeare é, sem dúvida, um dos mais relevantes autores da literatura mundial e, por se tratar de um escritor clássico, é muitas vezes interpretado como distante e até mesmo inadequado para o grande público. Indo na contramão dessa perspectiva a atriz, diretora teatral, gestora/produtora cultural, Wes Gomes, criou o projeto Encontro Shakespeare 2.1 que tem como objetivo desconstruir essa visão de distanciamento que muitas pessoas trazem em relação ao escritor inglês, cuja obra tem impacto, além do teatro e da literatura, em mídias como cinema, animações e quadrinhos. A equipe responsável conta com a participação de profissionais da área da Letras, História e Teatro e insere-se no Setor de Literatura e Leitura.

 

O projeto traz diversas atividades, como roda de abertura, oficinas, cursos, apresentação de trabalhos de pesquisa, intervenções literárias e duas apresentações de espetáculos. Para os espetáculos estão abertas inscrições de proponentes de todo o país que tenham peças de teatro sobre a vida e/ou obras de Shakespeare. Trata-se de um espetáculo de rua e um espetáculo de palco. Todas as atividades são gratuitas.

 

A equipe do projeto realizará a curadoria. As inscrições foram abertas no dia 13 de março e seguem até o dia 16 de abril no link https://bit.ly/3zJhSGM

Os espetáculos selecionados se apresentarão nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente na Ocupação Eliana Silva (espetáculo de rua) e em um teatro particular da cidade de Belo Horizonte (espetáculo de palco).

Informações no perfil do Instagram https://www.instagram.com/shakespeare_2.1 e também no link  linktr.ee/shakespeare2.1

Muitas atividades contam com tradução em Libras.

 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte 2018.

 

Ampliando o debate sobre a obra de William Shakespeare

 

De acordo com a atriz Wes Gomes a escolha por Shakespeare deve-se a três motivos: “Por se tratar de um escritor conhecido mundialmente, ainda que muitas pessoas não realizem tanto a leitura de suas obras, têm alguma noção ou sentimento em relação à sua produção, também por possuir uma vasta produção literária com uma enorme riqueza de personagens, tipos sociais e reflexões sobre a existência humana e  por existir um método mais organizado de abordagem de suas peças e sonetos junto ao público de profissionais das artes e não profissionais”, explica.

A artista enfatiza ainda que o projeto surgiu a partir da observação cotidiana, de um estigma colocado sobre o trabalho do autor, assim como de outros autores clássicos, que criam barreiras para sua leitura. “Nós, os profissionais envolvidos no projeto discordamos deste entendimento de que a obra do escritor é de difícil leitura ou até mesmo inadequada para determinados públicos, pois acreditamos que trata-se da forma como é realizada a leitura dos textos e em que medida a abordagem aproximam as pessoas das questões tratadas”, conclui.

O projeto segue até junho e conta com as seguintes atividades:

Roda de Abertura – Abertura no primeiro dia do encontro com o tema “A contemporaneidade de Shakespeare” com profissionais convidados da área de estudos em Shakespeare.

Seis oficinas Descobrindo Shakespeare – é a principal atividade do projeto voltada para o público de 12 a18 anos. Trata-se de uma proposta de oficina com os objetivos de (1) desenvolver a criatividade e (2) incentivar os participantes a explorarem seu próprio mundo a partir da escrita e do estudo das obras de Shakespeare. A oficina é composta por exercícios e atividades conduzidos por Wes Gomes, inspirados na apostila “Descobrindo Shakespeare na sala de aula”, lançada no Brasil em 2014, pela People’s Palace Projects, nas comemorações dos 450 anos de nascimento do autor. A apostila possui exercícios e atividades utilizadas por cias, grupos, profissionais e professores em salas de aula do Reino Unido. A proposta da oficina é adaptá-los à realidade brasileira e de Belo Horizonte.

Quatro cursos de profissionais convidados – cursos sobre Shakespeare na área de literatura voltados para o público adulto. Trata-se de uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para professores, estudantes e pesquisadores da obra do autor, bem como, de ampliação do repertório cultural para demais pessoas interessadas. Os cursos abordarão a relação da obra de Shakespeare com questões contemporâneas relacionadas aos direitos das mulheres, das populações negras, indígenas, refugiados, migrantes, LGBTQ, povos latino-americanos e outros grupos sociais em processo de conquista de direitos. A equipe do projeto realizou o convite à profissionais de reconhecimento na área de estudos shakespeareanos para lecionarem os cursos.

Três intervenções literárias – intervenções a partir dos sonetos escritos por Shakespeare. Trata-se de uma proposta de intervenção de rua realizada em centros comerciais de diferentes regionais da cidade. A criação e apresentação da intervenção será realizada pelas atrizes da Tríade Cia de Teatro e possui como objetivo se comunicar com as pessoas em seus dilemas cotidianos, na ida para o trabalho, casa, para as compras, e tornar as reflexões de Shakespeare mais próximas de suas próprias reflexões.

Duas apresentações de espetáculos – serão selecionados por edital dois espetáculos sobre a vida e/ou obras de Shakespeare. Trata-se de um espetáculo de rua e um espetáculo de palco. A equipe do projeto realizará a curadoria.

Apresentação de trabalhos – 3 dias com apresentação de trabalhos de pesquisa. Serão selecionados por edital até 12 trabalhos que, assim como os cursos, dialoguem com discussões atuais de conquista de direitos. A equipe do projeto realizará a seleção.

 

SERVIÇO

 

Edital de seleção de espetáculos e inscrição para a oficina Descobrindo Shakespeare e cursos do Projeto Encontro Shakespeare 2.1 – 2023

Inscrições pelo link: linktr.ee/shakespeare2.1

Prazo: até o dia 16 de abril para inscrição no edital e inscrições ao longo de abril e maio para a oficina e cursos

Informações: Instagram @shakespeare_2.1 e linktr.ee/shakespeare2.1

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments