Cruzeiro e Grêmio empataram em 1 a 1, em uma noite de muito equilíbrio, nesta quarta-feira (27), no estádio Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Gaúcho saiu na frente com um gol de Braithwaite, mas a Raposa não demorou para reagir e igualou o marcador com um belo gol de Matheus Pereira. Com o resultado, a equipe do técnico Fernando Diniz chegou a 48 pontos e permaneceu na 7ª posição, enquanto o Grêmio, comandado por Renato Gaúcho, subiu para a 14ª colocação, alcançando 41 pontos.
Como foi o jogo?
A partida começou com o Cruzeiro mostrando-se mais ofensivo e com muita disposição. O time mineiro pressionou o Grêmio logo no início e teve uma grande chance de abrir o placar aos 7 minutos, quando Lautaro Díaz foi lançado em velocidade por William. O atacante cruzeirense bateu forte, mas a bola acabou acertando a trave direita do goleiro Marchesín. O lance desperdiçado pelo Cruzeiro deu confiança ao time visitante, que, aos 18 minutos, conseguiu abrir o placar. Em uma bela jogada de João Pedro pela direita, ele cruzou com precisão para Braithwaite, que se antecipou à defesa e fez um gol espetacular de letra, estufando as redes do Mineirão e colocando o Grêmio em vantagem.
Não demorou muito para que o Cruzeiro respondesse, criando boas oportunidades para empatar. Em uma delas, Barreal teve uma chance clara de gol, quando ficou cara a cara com Marchesín após passe de Gabriel Veron, mas desperdiçou a chance ao chutar para fora, ao lado da trave. O time da casa não se abateu e seguiu pressionando. Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro conseguiu igualar o placar em uma jogada de muito talento. Matheus Pereira recebeu um passe de Gabriel Veron, se antecipou à marcação e, com um chute de primeira, marcou um golaço, deixando tudo igual no Mineirão antes do intervalo.
O segundo tempo começou sem a mesma intensidade do primeiro. O ritmo da partida caiu, e as equipes tinham dificuldades para criar chances claras de gol. O Cruzeiro ainda tentou pressionar um pouco mais em busca da virada, mas, apesar de um cruzamento perigoso, Lautaro Díaz acabou cabeceando a bola por cima da linha de fundo, perdendo uma boa oportunidade. Com o passar do tempo, as mudanças feitas pelos técnicos não conseguiram mudar o panorama da partida, que seguiu sem grandes emoções, com o placar de 1 a 1 sendo mantido até o apito final.
O que vem por aí para Cruzeiro e Grêmio?
Agora, o Cruzeiro se prepara para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro. No domingo (1), a equipe mineira vai até Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, às 18h30 (de Brasília), pela 36ª rodada da competição. O time de Fernando Diniz busca uma vitória para continuar sua luta por uma vaga na Libertadores, mirando uma recuperação na classificação geral.
O Grêmio, por sua vez, também tem um desafio importante no mesmo dia. O Imortal recebe o São Paulo, às 16h (de Brasília), no estádio Arena do Grêmio, em um confronto crucial para ambos os times. Enquanto o Grêmio briga para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana, o São Paulo tenta se aproximar do G-4 para conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1 x 1 Grêmio – Campeonato Brasileiro
35ª rodada
️ Data e horário: quarta-feira, 27 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília).
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Gols: Braithwaite, 18’/1ºT (0-1); Matheus Pereira, 41’/1ºT (1-1)
Cartões amarelos: William (CRU); Jemerson (GRE)
Cruzeiro (Técnico: Fernando Diniz)
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Silva (Mateus Vital), Romero e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Kenji), Lautaro Díaz (Tevis) e Barreal (Japa).
Grêmio (Técnico: Renato Gaúcho)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Dodi (Pepê), Villasanti e Cristaldo (Monsalve); Soteldo (Pavón), Braithwaite (Diego Costa) e Aravena (Edenílson).
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP).
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP).
️ VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).
(Foto: Gilson Lobo/AGIF)