A CASACOR Minas está agitando o Espaço 356, living center do Grupo EPO, situado na saída para o Rio de Janeiro, na BR-356, em Belo Horizonte (MG). Inspirada no clima da maior mostra mineira de arquitetura, design de interiores e paisagismo, a EPO convidou os arquitetos e urbanistas mineiros Carla Cruz e Phil Pinheiro, sócios do Estudio Sala, para participarem do Talks EPO. A primeira edição do evento foi realizada, no dia 6 de agosto, no lounge EPO, no Espaço 356 e contou com a mediação da comunicadora e empreendedora social, Nathalia Dornelas.
“Muito bom estarmos reunidos para debater o tema ‘horizontes da arquitetura: inovação e tempo’, que é tão bonito e tem tamanha relevância para a nossa vida e construção de nossa história”, ressaltou Nathalia Dornelas.
Carla e Phil, que também assinam um espaço na CASACOR, contaram a história de sucesso do Estudio Sala e sua inspiração na arquitetura atemporal. O escritório acredita que um bom projeto é resultado da soma de uma constante pesquisa em diferentes universos de conhecimento, desde o estudo de materiais, técnicas construtivas e novas tecnologias, até esferas mais subjetivas, como do mundo das artes e do design. Esse processo criativo busca criar uma essência única em cada espaço através de uma linguagem conectada à estética global, mas com vocabulário brasileiro.
“Gostamos de imaginar que o nosso trabalho é na verdade a busca por um sentimento. Quando todos os volumes, texturas, cores e materiais se integram e não configuram mais apenas um projeto, e sim uma experiência viva, uma história”, destacou Carla. O Estúdio Sala busca em seus projetos uma arquitetura além do tempo. O termo ‘atemporal’ indica, na área da Arquitetura, que o elemento não é visivelmente pertencente a determinado período histórico ou que não segue algum estilo específico que já passou.
“Quando vamos elaborar um projeto residencial, por exemplo, pensamos em um caminho para uma casa atemporal, mas lembrando que estamos sempre em evolução e aprimoramento pessoal e, com isso, nossas necessidades e gostos também seguem em constante mudança. Buscamos trazer elementos que despertem nos moradores a sensação de pertencimento e aconchego. Queremos que eles tenham o desejo de estar em casa”, explicou Phil.
Os arquitetos ressaltaram a importância da escuta do cliente na construção do projeto. “Para nós, todo projeto é único. Além de trazermos a identidade do escritório, ele é feito em várias mãos, considerando o briefing do cliente e sua expectativa”, pontuou Carla. Phil acrescentou que “tudo isso é feito para entregar um resultado que tenha uma identidade própria, conexão com o entorno e que tenha um significado importante para o cliente.”
Um case de sucesso do Estudio Sala, em parceria com o Grupo EPO, é o Astro Residencial. O empreendimento está sendo erguido em uma área de 2.280 m², em torre única de 26 pavimentos, com 62 unidades de 3 e 4 quartos. O Funcionários foi escolhido pela EPO por ser um dos bairros mais bem localizados de Belo Horizonte, que une o tradicional e o moderno na mesma medida. “O palco perfeito para quem busca comodidade, sem abrir mão da qualidade de vida. Lá, os moradores terão a praticidade de fazer o que quiser e quando quiser, a liberdade de estar perto de tudo o que precisa, além do conforto de viver bem dentro e fora de casa”, diz Guilherme Santos, diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo EPO.
Com entrada situada na rua Maranhão, 1150, a localização do projeto da EPO é excelente para viver, cheio de fragmentos históricos e ruas arborizadas. O empreendimento também terá uma área de lazer, situada no quinto andar do prédio, com salão de festas, área gourmet com churrasqueira, fitness, playground, espaço kids, piscina infantil e adulto com solarium e sauna, além de espaço massagem e de conveniência.
As áreas comuns do edifício foram projetadas pela Estúdio Sala e apresentam uma proposta que busca equilibrar elementos regionais com o design contemporâneo. “Criamos uma atmosfera aconchegante e sofisticada, que remete ao conforto. Utilizamos uma variedade de texturas naturais, como a madeira, que está presente em diversas formas e tons, criando uma sensação de conexão com a natureza. As formas simples e limpas dos móveis e objetos de decoração, combinadas com a iluminação indireta, contribuem para criar uma atmosfera relaxante e acolhedora”, detalhou Carla.
Além disso, o paisagismo é um elemento-chave no projeto, trazendo a natureza para dentro do edifício e conectando os espaços internos e externos. “A mistura de elementos arquitetônicos, texturas, volumes e luz cria um ambiente único, que combina tradição e modernidade de forma harmônica e equilibrada. O resultado é um espaço sofisticado e atemporal, que convida a desfrutar de momentos de convivência e conforto”, ressaltou Phil Pinheiro.
Outros cases de sucesso do escritório também foram apresentados no Talks EPO. Carla Cruz pontuou que não há nada mais gratificante do que ver um projeto finalizado e entregue ao cliente. “É a concretização de tudo que foi planejado tomando vida e formato. É gratificante”, destacou.