Em julho, o Educativo do Centro do Patrimônio Cultural CEMIG, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), realiza uma programação educativa, gratuita e cheia de criatividade para as crianças em férias escolares. Serão três oficinas voltadas ao público infantil, com temas que integram arte, história, literatura e patrimônio cultural. As atividades acontecem entre os dias 23 e 25 de julho, no Pátio do Prédio Verde, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
A iniciativa oferece uma oportunidade lúdica, afetiva e educativa que pretende despertar nas crianças o interesse pela valorização da cultura e da cidade onde vivem. As oficinas são destinadas às crianças de 7 a 12 anos, sempre acompanhadas de pais ou responsáveis.
A programação tem início no dia 23 de julho com a ação “Cores do Patrimônio: Oficina de Vitrais para Crianças”, que convida os participantes a conhecerem vitrais históricos da arquitetura e criarem suas próprias versões utilizando papel celofane, cartolina e canetinhas. A atividade será conduzida pela educadora Erika Souza.
No dia 24 de julho, será realizada a oficina “Inventários do Patrimônio: Descobrindo Nossos Tesouros”, que propõe dinâmicas criativas e rodas de conversa para que as crianças identifiquem bens culturais em suas comunidades e elaborem inventários ilustrados. A atividade será conduzida pelo educador Hugo Henrique Souza, que propõe uma maneira lúdica de fortalecer o senso de pertencimento e a valorização da história local.
Encerrando a programação, no dia 25 de julho, a oficina “Contando histórias de BH: Literatura e Patrimônio” une visita mediada, contação de histórias e leitura de poemas de autores mineiros como Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa e Murilo Rubião. A atividade culmina em um jogo da memória com imagens de edifícios e lugares citados nas obras, incentivando o reconhecimento da cidade por meio da literatura, e será conduzida pelo educador Riwller Aleixo.
O projeto de requalificação do Centro do Patrimônio Cultural CEMIG é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG e do Circuito Liberdade, e da APPA Cultura e Patrimônio. O Projeto conta com o patrocínio master da CEMIG, apoio financeiro do BNDES, e os patrocínios da Gerdau e Ambev. Sendo viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução.
Programação:
23 de julho (terça-feira) – Cores do Patrimônio: Oficina de Vitrais para Crianças. Com Erika Souza (educadora).
24 de julho (quarta-feira) – Inventários do Patrimônio: Descobrindo Nossos Tesouros, com Hugo Henrique Souza (educador).
25 de julho (sexta-feira) – Contando histórias de BH: Literatura e Patrimônio, com Riwller Aleixo (educador).
Link de fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1xWagcXlEnH5dllK6wheO-Io1xZkE4es8?usp=drive_link
SERVIÇO:
Oficinas gratuitas para crianças durante as férias escolares
Local: Pátio do Prédio Verde – Praça da Liberdade, n. 470, Funcionários, Belo Horizonte
Período: De 23 a 25 de julho de 2025
Horário: Sempre das 14h às 16h (exceto no dia 24, das 14h às 15h30)
Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis
Inscrições gratuitas: Via formulário online – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0kDrath99n83OKUY9aJkshut6CLilVe0BEgrX9RCuVHTC4g/viewform Vagas limitadas
Realização: Educativo do Centro do Patrimônio Cultural CEMIG
___________________________________________________________