Cecília Perini, líder regional da XP Investimentos em Minas Gerais e no Espírito Santo, orienta sobre a importância do planejamento financeiro pensando nas festas de fim de ano e nos gastos fixos de 2025
A segunda parcela do 13º salário será paga na próxima sexta-feira (20) e pode ser uma boa motivação para dar aquela virada de chave na organização financeira e começar o novo ano com o pé direito. Apesar de representar um valor menor em comparação com a primeira parcela, se bem administrada, a renda extra pode trazer um fôlego importante para o início do ano.
“Entramos em um período de muitos gastos que acabam sobrecarregando o orçamento, como as festas de fim de ano, viagens de férias e as despesas fixas comuns nesta época, como o pagamento de impostos, material escolar e matrícula. A segunda parcela do 13º salário pode ser um reforço importante para quitar contas e evitar o endividamento”, afirma a economista Cecília Perini, líder regional da XP Investimentos em Minas Gerais no Espírito Santo.
A especialista destaca que, nesse momento em que estamos mais propensos à compra, é fundamental ter o olhar voltado para o futuro e agir com consciência. “Determine quanto você pode gastar, além das despesas já assumidas, incluindo os pagamentos de início de ano. A dica de ouro é: não faça dívidas e, se for possível, tenha uma reserva de emergência para eventualidades. Essa renda extra pode ser um importante ponto de partida”, orienta Cecília, reforçando que existem, atualmente, produtos de investimento acessíveis para todos os valores e objetivos.
“Você não precisa de grandes valores para começar a investir. O mais importante é organizar seu orçamento pessoal, identificar seu perfil e estabelecer seus objetivos. Um assessor de investimentos pode te ajudar neste primeiro passo, para que suas decisões sejam mais assertivas”, sugere a líder regional da XP. Ela destaca que quem deseja aproveitar o 13º salário para formar uma reserva de emergência, deve buscar por investimentos mais conservadores, com baixo risco e com liquidez diária, como CDBs, Tesouro Direto, Selic e Fundos de Renda Fixa. “As opções de investimentos em renda fixa, sobretudo os que têm prazos de vencimento curto ou intermediário, são as melhores opções atualmente. Em 2024, essas classes de ativos lideraram os retornos no Brasil, acumulando mais de 12% ao ano”, explica Cecília.
Os interessados em saber mais sobre investimentos podem acessar gratuitamente o site da XP – plataforma líder em serviços financeiros no Brasil – e buscar um atendimento em sua região.