Home Entretenimento Dóris realiza show “Memórias do Samba e seus ensinamentos” – 30/8

Dóris realiza show “Memórias do Samba e seus ensinamentos” – 30/8

Apresentação contará com a regência do maestro Breno Bartolomeu

0
3

A cantora, compositora, sambista e mestra da cultura do samba de Belo Horizonte, Dóris realiza o show “Memórias do Samba e seus ensinamentos” no dia 30 de agosto, a partir de 15h30, na Comunidade Manzo Kilombu. A apresentação tem como objetivo preservar a memória do samba através do repertório que será composto por sambas autorais, históricos, e outros que fazem críticas sociais, e traz toda alegria que as pessoas encontram no seu batuque.  Além da banda da cantora, o show “Memórias do Samba e seus ensinamentos” contará com a apresentação do artista convidado, maestro, Breno Bartolomeu junto a mini orquestra. Quinteto de Minas.

A junção desses artistas tem o intuito de revelar trocas de saberes e vivências, num encontro de memórias, contextos históricos e ancestralidades. “Desse modo, essa edição do show, para além de encontro musical, promove a REFLEXÃO crítica e atualizada sobre negritude, afro-brasilidade, racismo, celebração, e afirmação de identidades negras”, explica a cantora.

Ela destaca ainda que o samba é um instrumento para fortalecer a autoestima de todo povo brasileiro. “Nossa apresentação insere-se no contexto de iniciativas culturais protagonizadas por artistas do samba da capital mineira, que visam fortalecer e valorizar o samba enquanto patrimônio cultural e promover reflexões junto aos públicos das periferias sobre memória e identidade cultural a partir das histórias contadas nas letras de compositores e compositoras de samba” completa a cantora.

Um dos sambas do repertório dos compositores Gugu de Souza e Fred Veloso “Declaração ao samba”, single gravado por Dóris em 2024, que teve a produção musical do músico Betinho Moreno, violonista 7 cordas, maestro Breno Bartolomeu e o quarteto de cordas.

A ação é uma convergência entre a trajetória de Doris da proponente, a sambista, educadora, mestra em educação pela UFMG (FAE), autora do programa “Cantando e Contando a História do Samba”, pesquisadora e Mestra da cultura do samba de BH e ativista Dóris que vem, ao longo de 29 anos de carreira na música, construindo a cena cultural do samba na capital  mineira junto a outros/as sambistas, que trabalham pela memória sociocultural do samba, ao apresentarem ao público as histórias de resistência e vivência representativas das raízes afro-brasileiras, contadas e cantadas nas letras de samba.

Local – A edição do espetáculo musical intitulado “Memórias do Samba e seus ensinamentos” se dará no território ancestral da Comunidade Manzo Kilombu Kaiangu que é um quilombo urbano localizado no bairro Santa Efigênia, localizado na maior favela de Belo Horizonte, conhecido como Aglomerado da Serra. Mametu Muiandê (Mãe Efigênia) é a matriarca quilombola e uma das primeiras moradoras da região, se instalando em 1970. A Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo Kaiango foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, no ano de 2007, como remanescente quilombola, em decorrência da análise da história da matriarca da família, pela manutenção de tradições de origens africanas, como a prática religiosa do candomblé e das atividades educativas e socioculturais desenvolvidas pelo projeto Kizomba. E também pelo fato da cantora Dóris, ter residido na sua infância até sua maioridade no bairro Santa Efigênia (Av Mem de Sá) próximo ao Kilombu Manzo.

Ficha Técnica

Dóris – cantora;

Fabrício Cássio – Direção Musical e cavaquinho;

Daniel Martins, Ian Bergman e Marquinhos Barbosa – Percussão;

Maestro Breno Bartolomeu, Carmem Marosa (Violino I);

Gisele Lopes (Viola);

Karen Luiza (Contrabaixo);

Bruna Guimarães (Violoncelo);

 Luiza Belico (Violino II)

SERVIÇO: Show “Memórias do Samba e seus ensinamentos” 

Data: 30 de agosto (Sábado)

Horário:  às 15h30

Endereço: Rua São Tiago, número 216, Bairro Santa Efigênia

Valor: Entrada gratuita

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here