A Cia. Luna Lunera, conhecida por espetáculos como “Aqueles Dois”, “Prazer” e o recém estreado “Aquela que eu (não) fui”, comemora 20 anos de realização do CURSO IN CENA – um curso livre de teatro que tem o objetivo de compartilhar vivências, técnicas, recursos e caminhos dos processos criativos da companhia. As primeiras turmas surgiram em 2003, com aulas ministradas inicialmente com parceria do SESC-MG, até que a Cia. pudesse melhor estruturar sua própria sede, a Estação Lunar.
A MOSTRA IN CENA é um desdobramento das atividades didáticas e artísticas do Curso In Cena. Como culminância da experiência, a cada término de módulo, a mostra possibilita o estudo e a recriação de obras clássicas ou contemporâneas, estimula a encenação de textos autorais das turmas ou simplesmente propõe uma demonstração de exercícios cênicos aberta ao público.
Nesta edição da mostra, que tem entrada gratuita, o Módulo I apresenta o trabalho “Breves Histórias daqui”, dirigido por Letícia Castilho, na Estação Lunar – sede da Cia. Luna Lunera no bairro Colégio Batista, no dia 18/12, às 20h. E o Módulo de Montagem apresenta “Nem Mesmo Em Troca do Sol”, dirigido por Zé Walter Albinati nos dias 14 e 15/12, às 20h, no Teatro Marília. A peça é uma releitura de ‘O Santo Inquérito’, de Dias Gomes.
SINOPSES DAS APRESENTAÇÕES DA MOSTRA IN CENA 2023
O Módulo I apresenta “BREVES HISTÓRIAS DAQUI…”
O exercício cênico de atuação “Breves Histórias daqui”, dirigido por Letícia Castilho, foi criado a partir do estudo, leitura e experimentação cênica de fragmentos* de dramaturgias locais contemporâneas e textos clássicos. Pretende, sem a intenção de construir uma narrativa linear, proporcionar o exercício da atuação e criação cênica livre. [*’O Cortiço’, Aluísio Azevedo, adaptação de Phill Nascimento / ‘Os males do tabaco’, Tchékhov / ‘É só uma formalidade’, Grupo Quatroloscinco – teatro do comum / ‘Por Elise’, Grace Passô – espanca! / ‘De bobo, tenho o coração inteiro’, Fred Elboni / ‘Florescer’, Ana Luisa / ‘A dimensão espiritual do sofrimento humano’, Jean-Yves Leloup.]
O Módulo de Montagem apresenta“NEM MESMO EM TROCA DO SOL”
A peça, uma releitura de ‘O Santo Inquérito’, de Dias Gomes, dirigida por Zé Walter Albinati, se passa na Paraíba, em 1750, e conta a história de Branca Dias – filha de Simão Dias e noiva de Augusto Coutinho –, que foi vítima de perseguição após cometer o que lhe parecia ser apenas um ato de bondade: salvar a vida de padre Bernardo. A interação da equipe artística, o viés contemporâneo e o desfecho da peça propostos pela direção são surpreendentes.
MAIS SOBRE O CURSO E A MOSTRA IN CENA 2023
Todos os membros da Cia. já ministraram aulas no In Cena, que conta também com colaborações especiais. Neste semestre, o Módulo I ficou a cargo da atriz e professora Letícia Castilho, parceira da Cia. Luna Lunera, tendo atuado junto ao grupo em “Urgente” e “E Ainda Assim se Levantar”. E Zé Walter Albinati assumiu o Módulo de Montagem.
Integrante da Cia., Zé Walter Albinati explica que “nesses 20 anos, o In Cena tem preparado, com êxito, a inserção de profissionais no mercado cultural ou o ingresso mais consciente em cursos técnicos e superiores de Teatro. E, para quem não tem intenção de seguir carreira, a vivência do curso possibilita despertar um olhar mais sensível sobre as artes cênicas.”
Entre as atividades do curso, a Cia. propicia às turmas o acesso gratuito a inúmeros espetáculos, em parceria com as produções dos mesmos, promovendo bate-papos sobre eles em sala de aula. São ações extraclasse, para além das aulas no “Tatame Azul”, expressão que se tornou um sinônimo afetivo do curso.
Ainda sobre a Mostra In Cena, contextualiza a também professora Letícia Castilho: “Para além da atuação e a troca com o público, a mostra permite que as turmas tenham maior contato com a produção geral, criação de figurinos, cenários, luz e artes gráficas de divulgação.”
Esta ação tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e é realizada com recursos da
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO
MOSTRA IN CENA 2023
Módulo de Montagem do Curso In Cena (Cia. Luna Lunera) apresenta:
“NEM MESMO EM TROCA DO SOL”, uma releitura de ‘O Santo Inquérito’, de Dias Gomes
Concepção, adaptação e direção: Zé Walter Albinati
Atuantes: Ana Rodarte, Eliane Moraes, Frederico Vieira, João Pedro Brandão, João Tito, Laura Freitas, Marcelo Luiz Barbosa, Marina Julião, Natália Figueiredo, Nayana Shimaru, Reinaldo Marçal, Wallison Caetano e Yaçanã Farias
Dias 14 e 15/12/2023 – 5ª e 6ª – 20h
Local: Teatro Marília – Avenida Alfredo Balena, 586 – Centro/BH
Classsificação: 16 anos
Ingresso: retirada gratuita pelo Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/89336 ou 1h antes na bilheteria do teatro
Módulo I do Curso In Cena (Cia. Luna Lunera) apresenta:
“BREVES HISTÓRIAS DAQUI…”, Exercício Cênico de Atuação
Direção: Letícia Castilho
Atuantes: Clara Salles, Diogo Diniz, Matheus Murta, Rogério Versieux, Veec Santos e
Victoria Carvalho
Dia: 18/12/2023 – 2ª-feira, às 20h
Local: Estação Lunar (Sede da Cia. Luna Lunera) – R. Álvares de Azevedo, 49 – Colégio Batista/BH
Classsificação: 16 anos
Ingresso: retirada gratuita 30 minutos antes da apresentação. Sujeito a lotação.
[Vide programação detalhada da Mostra In Cena no Instagram @cia.lunalunera.oficial]