sexta-feira, setembro 13, 2024
HomeGastronomiaCulináriaDescobrindo a Cachaça d’Alambique mescla cultura e economia em Belo Horizonte

Descobrindo a Cachaça d’Alambique mescla cultura e economia em Belo Horizonte

Evento acontecerá em setembro no Mercado de Origem

Entre os dias 11 e 15 de setembro, o Mercado de Origem (Rua Adriano Chaves Matos, 447, Olhos D’Água – Belo Horizonte) receberá o evento “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, que visa aproximar ainda mais o público deste produto que é patrimônio cultural de Minas Gerais. Serão cinco dias movimentados, que contarão com feira de produtores e expositores, rodadas de negócios, palestras e shows, oferecendo uma experiência completa para os apreciadores desta importante bebida.

A curadoria é de Humberto Candeias, que está selecionando os produtores que participarão dos estandes de exposição. Serão 35, ao todo. A entrada do evento será gratuita e a programação acontecerá em diversos pontos do mercado.

CULTURA

rooftop do Mercado de Origem receberá os shows musicais (a relação de artistas será divulgada em breve).

FEIRA

No primeiro piso, ficará concentrada a feira, com estandes dos produtores e expositores de cachaça de diversas cidades mineiras. O público poderá conhecer, degustar e levar pra casa um pouquinho do evento.

ECONOMIA

 A Cava Zé Ribeiro receberá os produtores de cachaça e gestores deste mercado tão brasileiro, para palestras e bate-papo com o público.

PRÉ-LANÇAMENTO

Na sexta-feira, 16/8, foi feito um pré-lançamento do “Descobrindo a Cachaça” durante o Travel Next Minas. Na ocasião, o curador recebeu Lucas Guimarães, representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Lucas Carneiro, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER); José Otávio de Carvalho Lopes, representante da Associação Nacional dos Produtores e Imigrantes da Cadeia Produtiva e do Valor da Cachaça de Alambique (ANPAQ); Rosana Romano, presidente da Confraria Mulheres da Cachaça (ConVida); Leônidas Oliveira, Secretário de Estado e Cultura e Turismo de Minas Gerais e Bárbara Botega, Secretária Adjunta de Comunicação de Minas Gerais.

IMPORTÂNCIA DA CACHAÇA PARA O MERCADO BRASILEIRO

De acordo com o Anuário da Cachaça, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2023 o número de estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Brasil teve um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior, totalizando 1217 cachaçarias registradas no Brasil.

O estado de Minas Gerais é o principal produtor da bebida: são 504 cachaçarias, o que corresponde a 41,4% dos produtores do país; São Paulo vem em segundo lugar, com 169 estabelecimentos; e o Espírito Santo ocupa a terceira posição, com 81.

Ao abrigar os três estados com maior volume de produção de cachaça, a Região Sudeste concentra 67,3% dos produtores, ou 819 estabelecimentos.

A cidade campeã em número de cachaçarias no Brasil é Salinas, em Minas Gerais, com 24 estabelecimentos, o que corresponde a 4,8% da produção do estado. Outras duas cidades mineiras compõem o pódio nacional: Alto Rio Doce, em segundo lugar, com 20 estabelecimentos (o que equivale a 4% da produção de Minas Gerais) e Rio Espera, com 16 estabelecimentos (3,2%).

Ainda sobre a produção da bebida em Minas Gerais, o estado possui uma cachaçaria registrada para cada 40.754 habitantes, fazendo com que os mineiros sejam os mais bem servidos, quando o assunto é essa bebida tão especial.

O relatório do Ministério da Agricultura e Pecuária também mostra o potencial do Brasil para a exportação da bebida: Em 2023, houve um total de 8.618.832 litros exportados, gerando uma renda de U$20.242.453,00. Na ranking de países que mais compraram nossos produtos, estão o Paraguai, que importou 1.556.475 litros; seguido da Alemanha, com 1.511.532 litros; e os Estados Unidos, 1.078.374 litros.

No acumulado de 2023, a fabricação de aguardentes e outros destilados foi responsável por 10.096 empregos (sendo 6.371 apenas na fabricação da aguardente de cana-de-açúcar).

Ao término de 2023, foi declarada uma produção aproximada de 226 milhões de litros de cachaça no Brasil.

O evento “Descobrindo a Cachaça d’Alambique” visa enaltecer a importância desta bebida para o mercado financeiro, bem como o setor cultural e de turismo.

Descobrindo a Cachaça D’Alambique tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio Cultural da UNA, Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e Valor da Cachaça de Alambique (ANPAQ), Cachaça Gestor, Cava Zé Ribeiro e Mercado de Origem – Unidade Olhos D’Água.  O Apoio Institucional é da Rádio Inconfidência, Rede Minas, Empresa Mineira de Comunicação, Sebrae, Emater Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindbebidas, Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, Secult/Governo de Minas. A gestão é da Zely Figueiredo, com produção da Executiva Promoções.

SOBRE O CURADOR:

Humberto Candeias Cavalcanti, é Engenheiro Florestal com mestrado em Manejo de Bacias Hidrográficas, formado pela Universidade Federal de Viçosa, com quase 40 anos de luta pela preservação e recuperação das florestas nativas brasileiras. Na década de 1990, de forma paralela à sua carreira profissional, iniciou uma pequena produção de cachaça, criando as marcas Velha Aroeira e Aroeirinha. Já em sua primeira versão, após ser envelhecida por 2 anos, a Velha Aroeira conquistou, em 1993, o 10 lugar no VIII Concurso Mineiro da Cachaça, organizado pela então AMPAQ (Associação Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade), hoje transformada em ANPAQ, agora com abrangência Nacional. Desde 2015, participa como membro da CAQ/ANPAQ, que é o grupo de análise sensorial, responsável pela avaliação e julgamento de cachaças para a obtenção do selo de qualidade ANPAQ. A partir de 2017 se tornou instrutor do SENAR – MG, ministrando os cursos de “Trabalhador na Produção de Cachaça” e “Análise Sensorial de Cachaça”.

SOBRE O PRODUTOR:

Executiva Promoções é uma organização com 25 anos de trajetória, dedicada à realização de eventos de grande porte, como projetos culturais, ambientais,  congressos, seminários e feiras. Ao longo de sua história, a empresa consolidou sua posição como referência no mercado, promovendo eventos culturais, governamentais, ambientais e corporativos que alcançam reconhecimento nacional.

Com expertise comprovada, a Executiva Promoções vai além da mera organização de eventos, estabelecendo conexões duradouras e contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores. Sua atuação abrange desde a captação de recursos até a formação de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, transformando cada iniciativa em um sucesso. Seja em projetos próprios ou em colaborações, a empresa demonstra sua capacidade de criar experiências únicas e memoráveis.

SOBRE A GESTORA:

Zely Figueiredo tem extensa carreira na produção cultural. É diretora geral de produção na empresa Executiva Promoções, na qual coordenou e produziu diversos shows, que incluem nomes como Milton Nascimento, Flávio Venturini e Lô Borges; espetáculos como O Grande Circo Místico (Balé Teatro Guaíra), entre outros.

SOBRE O MERCADO DE ORIGEM:

O Mercado de Origem Olhos D’Água se destaca por seu compromisso com o apoio aos pequenos produtores e o fomento às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Atuando como um ponto de conexão entre o produtor e o consumidor final, o Mercado não apenas proporciona um espaço para a comercialização dos produtos, mas também, junto com a Fundação Doimo, promove programas de incentivo e capacitação aos pequenos agricultores.

***

SERVIÇO:

Descobrindo a Cachaça d’Alambique

De 11 a 15 de setembro, das 10h às 22h

Local: Mercado de Origem (Rua Adriano Chaves Matos, 447, Olhos D’Água – Belo Horizonte)

Entrada gratuita

Informações para imprensa e agendamento de entrevistas com os organizadores:

Antônio Pedro de Souza (31) 99866-1216 e antoniopedrodesouza@gmail.com

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments