De 13 a 20 de novembro, a Funarte MG (Centro) será palco da 3ª edição do “Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”. O evento, idealizado pela Minha Companhia, formada por Janaína Morse e Maria Tereza Costa, valoriza a produção e o protagonismo de mulheres na arte da comicidade – que vai da palhaçaria à bufonaria. Ao todo, serão apresentados quatro espetáculos com artistas de Minas Gerais e da Bahia e duas oficinas de palhaçaria feminina para o público em geral (não é necessário conhecimento rpévio). Idealizado por Janaína Morse, o espetáculo Brisa’s Beach – um dos primeiros solos de palhaçaria feminina de Minas Gerais – abre a mostra de espetáculos do encontro no dia 14/11, quinta-feira, às 19h. Todos os espetáculos do encontro são gratuitos e possuem acessibilidade em Libras. Distribuição de senhas 1 hora antes das apresentações, na própria FUNARTE. Para inscrição nas oficinas e mais informações sobre a programação: Instagram @minha_companhia1. Projeto realizado através do edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) MG – 2024. Edital 11 – Propostas de Mostras e Festivais.
“O Debuta é um movimento fundamental por abrir espaço para a presença e a voz das mulheres na palhaçaria, uma linguagem historicamente marcada pela figura do palhaço. É uma iniciativa que oferece visibilidade, escuta e reconhecimento às artistas que pesquisam e reinventam essa arte a partir de seus próprios olhares e vivências, repensando narrativas e modos de rir e pensar o mundo”, comenta Janaína Morse, uma das idealizadoras.
É em 2021, durante a pandemia, que surge o Debuta, com o objetivo de marcar os 15 anos de pesquisa ininterrupta da artista Janaína Morse (palhaça Brisa), no universo da palhaçaria. “Eu decidi festejar com uma ação artística que celebrasse este tempo de investigação e dedicação à comicidade feminina. Foi uma edição virtual, com atividades artísticas e formativas que reuniu mais de 50 mulheres de vários estados brasileiros”, conta. A segunda edição do encontro acontece em março de 2023.
E agora, na celebração de seus 18 anos de investigação artística contínua, Janaína Morse realiza mais uma edição do “Debuta”. Sob sua curadoria e da parceira Maria Tereza Costa, a programação da 3ª edição aposta em artistas que desenvolvem pesquisas autorais dentro da linguagem da palhaçaria, com diversidade de trajetórias, estilos e regiões. “O critério principal é destacar trabalhos que dialogam com o olhar feminino sobre o riso, o corpo e o mundo, revelando diferentes perspectivas e formas de expressão dentro da comicidade. O que une as artistas participantes, além do gênero feminino é a investigação sensível e autêntica sobre a comicidade feminina: uma criação que nasce da escuta, da presença e da liberdade, afirmando o humor como ferramenta de transformação, afeto e resistência”, comenta Maria Tereza Costa.
Na abertura, dia 14/11, quinta-feira, o público assiste ao espetáculo “Brisa’s Beach” com a artista Janaína Morse. Em cena, uma palhaça que habita um corpo que vai nitidamente na contramão dos “padrões sociais”. Uma provocação físico-visual com reflexões ácidas, personalidade intensa, lúcida e viva. Um espetáculo cômico, interativo e autoral da artista Janaina Morse, que utiliza a palhaçaria para a construção de uma dramaturgia única e exclusiva, diferente a cada apresentação.
O solo “Batalha”, da multiartista Dagmar Bedê – referência na palhaçaria feita por mulheres, em Minas Gerais -, acontece na sexta, dia 15/11. Em cena, um ringue de luta. Uma personagem que dribla a própria ruína, se prepara para uma grande batalha. Com a direção de Rafael Bacellar, assistência de direção de David Maurity e dramaturgia de Idylla Silmarovi, O espetáculo mergulha nas referências da palhaçaria, do faquirismo, do universo feminino e da comicidade drag, numa pesquisa em torno do universo circense e cabareteiro brasileiro.
Já no sábado, dia 16/11, é a vez do espetáculo “Confabulações” (Salvador/BA). Em algum lugar/tempo, quatro Bufonas confabulam. Trazem as três Parcas a fabular com a Mulher sobre Mitos e Deusas para provocar reflexões acerca das violências sofridas por esta ao longo da história, ao longo dos fios do destino que compõem a Humanidade – fios do patriarcado e do capitalismo. As Bufonas revelam, também, as deusas Kali e Baubo, que estão no cerne da força da Mulher e convocam as mulheres a seguirem por um caminho de transformação de si mesmas, para, então, transformar a sociedade e tomar em suas mãos as rédeas e redes de seus destinos. A encenação, dramaturgia e preparação de atrizes são de Joice Aglae e em cena estão Diana Ramos, Leila Kissia, Luíza Senna e Milena Pitombo.
Oficinas
Durante o encontro, estão previstas duas ações formativas. A primeira acontece no dia 13/11, quarta feira, em que será realizado um workshop sobre a estética da palhaçaria, ministrado por Janaina Morse e Maria Tereza Costa. Já nos dias 17, 18 e 19/11, segunda a quarta-feira, acontece a Oficina de Palhaçaria Negra, oferecida pela artista Juliene Lellis. Serão abertas 20 vagas gratuitas, para cada atividade. As inscrições para as oficinas
Na quarta-feira, dia 20/11, no Dia da Consciência Negra, o encontro encerra com o espetáculo de variedades. Reforçando a tradição dos encontros de palhaçaria, esta edição apresenta um show de variedades vibrante, com cenas criadas por artistas locais, todas representantes da palhaçaria feminina em suas múltiplas expressões. “A proposta é destacar o protagonismo de mulheres pretas, com a participação especial das alunas da Oficina de Palhaçaria Preta, que ampliam e enriquecem o olhar sobre a comicidade feminina. Um espaço escuta e representatividade, celebrando o riso como força de transformação e afirmação de identidades”, comenta Janaína Morse.
SERVIÇO
“Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”
13 a 20 de novembro de 2025
espetáculos sempre às 19h, com tradução em Libras
Local: Funarte MG (Rua Januária, 68 – Centro)
13/11, quinta – 14h às 18h
Workshop Prático (BH/MG)
Duração: 4h
Temas relacionados à palhaçaria feminina e a construção estética da figura palhaça.
Ministrante: Janaina Morse e Maria Tereza Costa
Vagas: 20
14/11, sexta – 19h (Abertura artística do festival)
Espetáculo Brisa’s Beach (BH/MG)
Concepção, criação e atuação: Janaina Morse
Operação sonora, contra- regragem: Maria Tereza Costa
Operação de luz: Daniele Fortunato
15/11, sábado – 19h
Espetáculo Batalha (BH/MG)
Artista: Dagmar Bedê
Direção: Rafael Bacelar
Assistente de direção: David Maurity
Dramaturgia: Idylla Silmarovi
Vozes off: David Maurity, Michelle Sá, Bruna Chiaradia, Marina Viana, Idylla Silmarovi e Nickary Aycker
Iluminação: Bruna Aranha
Produção: Lori Moreira
Contra regragem: Ricardo Ikier
16/11, domingo – 19h
Espetáculo Confabulações (Salvador/BA)
Encenação, dramaturgia e preparação de atrizes: Joice Aglae
Elenco: Diana Ramos, Leila Kissia, Luíza Senna e Milena Pitombo
Maquiagem, Adereços, Musicalidade: Andréa Rabelo, Diana Ramos, Joice Aglae e Leila Kissia
Operação de luz: Daniele Fortunato
17 a 19/11, segunda a quarta –14 às 17h
Oficina Palhaçaria Negra
Ministrante: Juliene Lellis
Duração: 9 horas/ aula.
Vagas: 20
20/11, quinta – 19h
Espetáculo Show de Variedades
Com número de palhaçaria negra feminina





