domingo, julho 6, 2025
HomeNoticiasCulturaDaniela Serruya estreia performance "Mapa dos Sentidos" e ocupa espaços em Belo...

Daniela Serruya estreia performance “Mapa dos Sentidos” e ocupa espaços em Belo Horizonte

Projeto estreia no dia 23 de novembro e irá ocupar três espaços em Belo Horizonte: Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão; Parque Lagoa do Nado; e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. O acesso é gratuito.

Fotos: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1vSpHCMuVgCJdkqWvMFYMY9oeZ1jUqHbj 

Crédito: Natalia Hare

A artista visual Daniela Serruya Kohn, idealizadora do A Cozinha Nômade e da gastroperformance Jantar às Escuras, estreia no dia 23 de novembro o projeto Mapa dos Sentidos: instalação imersiva multissensorial, em que o corpo e o alimento são os protagonistas. O trabalho tem como abordagem os cinco sentidos: audição, tato, olfato, paladar e visão, reunidos em uma instalação interativa, trabalhadas de diferentes formas, em que as experiências artísticas são realizadas com a participação do público. As ações são itinerantes e vão ocupar três espaços em Belo Horizonte, permanecendo por três dias em cada local: Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão, no bairro Serra (23 a 25 de novembro); Parque Lagoa do Nado, no bairro Itapoã (5 a 7 de dezembro); e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, no bairro Santa Inês (15 a 17 de dezembro). Ao final do projeto, será lançado uma mostra on-line de fotografia e vídeo, com os registros das experiências vivenciadas pelo público. O acesso é gratuito e por ordem de chegada.

 

O projeto é idealizado pela artista Daniela Serruya Kohn, com expografia assinada pela arquiteta Ivie Zapellini; gestão e coordenação geral de Ludmilla Ramalho; produção de Mariana Zani; e fotografia de Natalia Hare. Artistas convidadas: Thatiane, Duque Mendes, Adriana Morales e Tiago Macedo. É realizado com o patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços Ltda, por meio dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

O “Mapa dos Sentidos” é uma exposição itinerante, com uma instalação interativa e cinco estações que serão ativadas propondo ao público uma experiência imersiva sensorial, permitindo a conexão entre o corpo, os sentidos e os alimentos. Uma performance, em que as pessoas são convidadas a experienciar as sensações do corpo e dos sentidos com a comida, a partir de experiências artísticas. “Eu chamo de ‘gastroperfomance’. O objetivo é criar um estado de presença, uma atenção para o próprio corpo, e mostrar o quanto a gente pode mergulhar nos nossos sentidos e quão profundo eles são”, define Daniela Serruya Kohn.

As performances são criadas em diversos momentos: Visão (“Jantar às Escuras”): propõe ao público um jantar com os olhos cobertos. A ação oferece um tempo para despertar os sentidos da imaginação. Cada prato, uma composição de estímulos sensoriais, em um ambiente preparado para valorizar o que é sutil na relação com o alimento a partir da experiência. Audição (“Jantar às Escutas”): propõe ao público um jantar em que a composição e a criação dos sons são construídas através da relação de cada participante presente e o alimento. A ação reunirá pessoas ao redor da mesa para ressignificar a escuta. Tiago Macedo assina a paisagem sonora.

Tato: ação artística que convida o público a um mergulho no ciclo da vida, no contato com a Terra e com o alimento em seu ciclo orgânico. A proposta acontecerá durante os dias de exposição e será orientada pelo monitor ou pela artista proponente. A performance também convida para a reflexão sobre gestão de resíduos, a importância da compostagem para a diminuição de impactos gerados com o desperdício de alimentos.

Paladar: a performance convida o participante a experimentar os sabores, cores e texturas, a ressignificar a sensação da fome e saciedade, e a rever hábitos e ideias socialmente construídas a respeito do gosto. Propõe trabalhar com a memória gustativa, construção do paladar de cada pessoa e com o processo coletivo e social.

Olfato: essa performance irá trabalhar com os aromas, a memória olfativa, ervas frescas, cascas de fruta, entre outros aromas que poderão reconectar as pessoas às suas histórias, com o próprio corpo e suas referências.

“As performances com foco no paladar e no olfato serão construídas com o público, que participará das ações.  A instalação terá uma mesa criada especificamente para as experiências, em que serão expostos diferentes tipos de alimentos para experimentações”, explica Daniela Serruya.

Objetos em cerâmica, criados em parceria com a artista Thatiane Mendes especialmente para o projeto, compõem o cenário da instalação. São colheres, copos e outros utensílios de uso cotidiano.  A linguagem do audiovisual também estará presente, com a projeção ao vivo de imagens do contato do público com os objetos. Nos bastidores, a construção cênica para as gastroperformances foi trabalhada pela atriz e palhaça Adriana Morales, a partir da improvisação e de outras metodologias. Todas as performances terão acompanhamento de um profissional do educativo.

 

O cruzamento das artes visuais e da cultura alimentar no trabalho de Daniela Serruya Kohn tem como fio condutor a sua relação pessoal com os alimentos. “O Mapa dos Sentidos é um reflexo das minhas raízes, dos rituais da minha família. O prazer de estar à mesa, de acolher o outro e de me acolher através da comida. A preservação dessa cultura me motivou a realizar experiências coletivas por meio da construção de experiências sensoriais e artísticas, em que o alimento é o eixo.”

Daniela Serruya Kohn é idealizadora da “A Cozinha Nômade”, projeto transdisciplinar desenvolvido para a integração das Artes Visuais, Ecologia e Cultura Alimentar, com o qual participou da Residência de Fermentação com Sandor Katz, Institute for Fermentation, Tennessee (2017); e Interactivos18, Silo Arte e Latitude Rural (2018). Realiza o Jantar às Escuras, uma gastroperformance para a experiência multissensorial e a interação social em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. E atualmente, desenvolve sua pesquisa no Programa de Pós-graduação da escola Guignard.

SERVIÇO

Mapa dos Sentidos

Espaço Freud Cidadão:

Rua Luz, 154 – Serra

>>>INSTALAÇÕES: dia 23 de novembro, quinta, das 15h às 19h

dia 24 de novembro, sexta, das 15h às 20

dia 25 de novembro, sábado, das 10h às 14h

>>>JANTAR ÀS ESCURAS: dia 24, sexta, 18h às 20h

Entrada gratuita

Parque Lagoa do Nado

Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã

>>>INSTALAÇÕES: dias 5, 6 e 7 de dezembro, terça a quinta, das 13h às 17h

>>> ALMOÇO ÀS ESCURAS: dia 6 de dezembro, às 12h

Entrada gratuita

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Rua Gustavo da Silveira, 1035 – Santa Inês

>>>INSTALAÇÕES: dias 15,16 e 17 de dezembro, quinta a sábado, das 11h às 17h

Entrada gratuita

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments