De 5 de abril a 4 de maio, Cyntilante Produções ocupa o palco do Teatro Francisco Nunes com a Mostra 20 anos – Clássicos Cyntilante”. São oito espetáculos voltados para toda a família para celebrar as duas décadas de história da companhia, com a magia dos musicais. Importante referência de crítica e público na adaptação e produção de clássicos dos contos de fada para o teatro musical, a companhia apresenta “Moana” (5.04), “Rapunzel” (6.04), “Cinderela” (12.04), “A Bela Adormecida” (13.04),  “Branca de Neve” (19.04), “Peter Pan” (20.04), “Os Saltimbancos” (3.05) e Rainha da Neve (4.05), no Teatro Francisco Nunes. As sessões acontecem sempre aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$30 na bilheteria do teatro ou pelo site www.cyntilante.com.br. +Info.: no Instagram @cyntilanteproducoes.

 

“A ideia é começar o ano retomando o repertório de espetáculos inspirados em clássicos, produzidos nesses 20 anos de companhia. Também faremos, ao longo de 2025, apresentações de nossos trabalhos autorais. E a novidade é que no Dia Nacional do Samba, em dezembro, estreamos nova montagem com o tema ‘samba de rua para crianças’. Vai se chamar ‘Aida Rainha da Bateria’ e é inspirada na famosa ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi”, revela o diretor e produtor Fernando Bustamante.

No início dos anos 2000, Fernando Bustamante (na época, 18 anos) começa a produzir seus primeiros Musicais. Mas é em 2005, que o jovem artista abre a Cyntilante Produções e passa a pesquisar e se especializar na linguagem dos grandes musicais para infância e juventude. Em 20 anos, a companhia produziu quase 30 trabalhos no gênero, com repertório amplo e diverso, que reúne espetáculos e óperas, desde clássicos da literatura até trabalhos com dramaturgia autoral. “Nessas últimas décadas, o mundo mudou muito, as novas gerações foram chegando. O que falar para as crianças e jovens de hoje? Sempre tentamos adaptar pensando no público, tanto no caso dos autorais, onde temos mais liberdade criativa, como nos projetos inspirados em obras clássicas”, comenta.

Mas manter a companhia em atividade nessas duas décadas não foi tarefa fácil. Bustamante relembra histórias que marcaram: “Uma emblemática foi a estreia do musical A Pequena Sereia com Orquestra, no Teatro Municipal de Nova Lima”. O produtor conta que após um ano de ensaios, no dia da apresentação, durante o ‘passadão geral’, a luz acaba. “A gente acabou apresentando no foyer onde tinha luz natural, mas poucos integrantes da orquestra, porque não cabiam todos em cena. Só fomos fazer completo no ano seguinte. Bom de contar, embora na época tenha sido trágico (risos)”, recorda. Outro grande desafio, para Bustamante, foi a pandemia. “Tivemos que nos reinventar com as lives nas plataformas digitais”, lembra. Na época, Fernando se lembra também das apresentações no formato drive in, nos estacionamentos dos Shoppings e teatros, com o público assistindo de dentro dos carros. “Foi uma experiência incrível e inovadora para o momento. Nós precisávamos daquele encontro com a plateia”, diz.

Programação Mostra 20 anos – Clássicos Cyntilante

Para abrir a temporada de musicais, no primeiro final de semana, o público assiste, no sábado, a Moana. Fenômeno de bilheteria no cinema, o musical narra a história de uma jovem moradora da vila Motunui, atraída pelo mar, que luta consigo mesma entre ouvir o coração de aventureira ou se tornar grande chefe de sua ilha. Na trama, ela embarca em uma grande aventura, cruzando o oceano para salvar seu povo. E, no domingo, tem Rapunzel. Em cena, 20 metros de trança por todo cenário, ajudam a recontar o famoso conto de fadas dos Irmãos Grimm (1811). Na história, uma jovem de longos cabelos é aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa vingativa. O ápice da história acontece quando um ladrão foragido encontra a torre de Rapunzel e a convence de fugir para conhecer o mundo.

Cinderela abre a segunda semana. Baseado no conto italiano popular chamado La gatta cenerentola (“A gata borralheira”), na trama, uma jovem é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e a fazer os serviços domésticos, até que a fada madrinha lhe dá um lindo vestido de presente para ir ao baile do príncipe. Mas a moça precisa estar de volta para casa a meia-noite, antes que o encanto se desfaça. No domingo, é a vez do conhecido e um dos mais pedidos musicais da Cyntilante, A Bela Adormecida. Escrita pelos Irmãos Grimm (1812), na trama, a princesa é enfeitiçada por uma bruxa e cai em sono profundo.

A terceira semana começa com “Branca de Neve“. Na história, uma menina considerada a mais bela do reino foge para a floresta, mas é envenenada por sua madrasta. Um dos contos de fada mais conhecido de todos os tempos, também escrito pelos Grimm (1812), promete emocionar. Já no domingo, a criançada assiste ao clássico inglês Peter Pan. Quem nunca ouviu falar no menino que não quer crescer? Outro sucesso da Cyntilante, que permeia o imaginário infantil, narra a história do pequeno rapaz que passa a vida a ter aventuras mágicas. O personagem Peter Pan foi criado por J. M. Barrie para a peça teatral “Peter and Wendy”. A obra deu origem ao livro infantil homônimo (1911) que até hoje inspira diversas adaptações para o cinema.

E para encerrar, o último final de semana abre com Os Saltimbancos“. Há mais de 25 anos em cartaz, a versão mineira – dirigida por Farinelli -, recorda a saga de quatro animais que partem para a cidade para tentarem a carreira musical. Durante o percurso, os personagens percebem que a cidade não parece ser o melhor lugar para se viver. Texto de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, adaptado por Chico Buarque, Os Saltimbancos foi montado pela primeira vez em 1977. Em 1981, Os Trapalhões lançaram sua versão cinematográfica, “Os Saltimbancos Trapalhões”, com Lucinha Lins no elenco e participações de Ivan Lins, Miúcha e Bebel Gilberto. O espetáculo ganhou, ainda, uma montagem histórica na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro (RJ), com artistas como Nara Leão.

“Poucas obras infantis atravessam tantas gerações. É mesmo um fenômeno”, comenta Fernando Bustamante, que conquistou com a montagem mineira da Cyntilante Produções os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atuação no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, além de duas indicações ao prêmio Bonsucesso em 2000 (Melhor trilha Sonora e Melhor ator coadjuvante). A trilha sonora, adaptada por Leri Faria, e as coreografias de sapateado, realizadas pelo coreógrafo Eurico Justino, continuam sendo o maior atrativo da montagem.

E, no domingo, é a vez da “Rainha da Neve”. Vencedor do prêmio Copasa/Sinparc 2017 de Maior Público do Teatro Infantil em Minas Gerais, e um dos musicais mais esperados da Cyntilante, desde a sua estreia, o musical emociona e encanta com a clássica história das duas irmãs na luta entre o bem e o mal para quebrar o feitiço do inverno eterno. A obra foi escrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen.

SOBRE A CYNTILANTE PRODUÇÕES

A Cyntilante apresenta um trabalho ininterrupto de pesquisa do gênero musical e está sempre em busca de temas relacionados à cultura brasileira, que despertem o interesse do grande público. Com quase 40 peças em seu repertório, as atividades realizadas pela Cyntilante não se limitam à montagem de espetáculos. Por meio de seus integrantes e parceiros, o grupo constantemente busca contribuir para a difusão do teatro musical e a formação de novos artistas. Destacamos a inauguração da Escola de Formação em Teatro Musical (CAMA) e as apresentações artísticas em aniversários, que aproximam cada vez mais o público das atividades realizadas pela companhia. https://www.cyntilante.com.br

SERVIÇO

MOSTRA 20 ANOS – CLÁSSICOS CYNTILANTE

5 de abril a 4 de maio de 20205

8 espetáculos musicais

Sábados e domingos, às 16h, no Teatro Francisco Nunes

(Av. Afonso Pena, 1321 – Centro)

05/04, sábado – MOANA

06/04, domingo – RAPUNZEL

12/04, sábado – CINDERELA

13/04, domingo – A BELA ADORMECIDA

19/04, sábado – BRANCA DE NEVE

20/04, domingo – PETER PAN

03/05, sábado – OS SALTIMBANCOS

04/05, domingo – RAINHA DA NEVE

 

Ingressos a partir de R$ 30

No site da Cyntilante ou na bilheteria do teatro.

Mais informações: www.cyntilante.com.br

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here