Crédito: Espaço Kika BH

 

Depois de um breve hiato de subida aos palcos, a atriz, diretora e dramaturga Cynthia Paulino estreia DRAGOAS – Um discurso fumegante! , seu segundo solo, no dia 23 de outubro de 2025 (quinta-feira), às 20h, no Espaço Aberto Pierrot Lunar (R. Ipiranga, 137 – Floresta).

 

Não que estivesse longe do teatro – são dela os textos “Homem-Bomba“, premiado como melhor texto no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022, e “Eu danço o tempo todo dentro da minha cabeça ou Puff“, montagem com formandos da Escola de Teatro PUC Minas, que estreou em julho deste ano. O fato é que a escrita tomou a maior parte desse tempo, mas o retorno aos palcos, também como atriz e diretora já vinha sendo moldado, desde que sentiu que era hora de ampliar parte as reflexões que surgiram com o seu primeiro solo “Coisas boas acontecem de repente”, que estreou em 2016.

 

O ‘Coisas boas’ foi o início de uma consciência. Agora é a alquimia acontecendo. Escrever, dirigir e atuar faz muito sentido pra mim porque será uma trilogia de resgate da essência de quem sou, e, consequentemente, do que nós, mulheres, somos. O ‘Dragoas’ parte da menopausa para falar da mulher e das forças primais esquecidas. É dedicado a Maria Magdalena e para ela será a terceira parte dessa trilogia“, contextualiza Cynthia Paulino.

 

Curiosamente, a nova produção da Companhia Teatro Adulto ganhou forma durante a gestação de outros títulos, até chegar em DRAGOAS: “Em 2022, participei do ELAS FESTIVAL, a convite da Clarice Castanheira. Ela queria uma cena curta a partir do manifesto feminista que tinha no ‘Coisas boas’. Naquele momento, pensava só na minha menopausa, nos fogachos, naquele calor que me desorientava. Queria falar sobre isso. Se hoje está na moda, naquele ano não era usual. Assim surgiu a cena ‘Vulcânica’, que esteve também no La Movida,” conta Paulino que explica os vieses desta jornada que consolidou Dragoas: “.Em 2023, precisei de uma pausa. Entrei numa crise, com minha memória ruim pós covid, uma névoa mental, e a certeza de que a menopausa era mais do que os calores, era uma pulsão fundamental de resgate do poder da mulher, de que nascemos para ser quem devemos ser, para não ser apenas ‘Uma boa menina’, outro título que caiu para dar lugar ao quem sou é porque somos. Então, em 2025, veio o ‘DRAGOAS’, nome definitivo“, conclui.

 

Outra experiência que colaborou para a compreensão do que o DRAGOAS deveria ser, foi a performance M.O.N.S.T.R.A.S, criada inicialmente para o FIT BH 2024.

 

A Marina (Viana, que, assim como Cynthia Paulino, é atriz, diretora e dramaturga) me convidou para fazer uma performance no Festival. Senti que o melhor, naquele momento, era me rodear de mulheres que me dariam segurança unindo forças. Aí chamei a Neise (Neves), que veio com a música, a Marta (Neves), com seus contos, e eu com o material da ‘boa menina’. Tem sido incrível a troca com elas nas várias apresentações que já fizemos e que ainda vamos fazer“, comemora.

 

“Para o DRAGOAS, o M.O.N.S.T.R.A.S trouxe a consciência de que estamos nesse lugar em que as coisas não se encaixam. De que somos mulheres nem jovens, nem idosas, mas que estão no meio do caminho e de saco cheio. [rs]“, diverte-se.

 

E Cynthia explica o porquê do título de seu novo solo ser no plural: “DRAGOAS remete às forças primordiais. É como se a gente tivesse esquecido que somos filhos da terra. A menopausa reconecta você a algo que é ancestral. No nascimento da minha filha senti essa conexão e foi na menopausa que eu vi essa imagem do vulcão prestes a explodir e uma Dragoa saindo de dentro dele, assim como um batismo de fogo, que queima pra ver o que sobra e o que sobra é muito“, celebra.

 

E o que os homens podem esperar de DRAGOAS? Cynthia responde:

Vi outro dia uma entrevista com a Carolina Ferraz, em que ela mostrava seus cuidados matinais. Aí um ‘varão’ se vê no direito de criticar a beleza dessa Deusa e escreve nos comentários: ‘A idade é uma fábrica de monstras’. É uma frase cruel, mas também genial, porque sim, nos queriam encolhidas, escondidas em casa. Envelhecemos, mas continuamos vivas, atentas e cada vez mais fortes. E melhor, Monstra ou Dragoa passa a ser um elogio, e não um xingamento – não mais. Já passou da hora do homem, de forma geral, entender que ele também está dentro dessa imposição de papéis, que o afasta todos os dias do que é sagrado. O convite que DRAGOAS faz é: quebra o ovo, abre as asas e voa!“, conclui.

 

Sobre CYNTHIA PAULINO:

CYNTHIA PAULINO é dramaturga, atriz, diretora, produtora, figurinista, benzedeira, reikiana e bordadeira. É cofundadora e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). Recebeu vários prêmios e distinções pelo seu trabalho de criação nos palcos. Dirigiu “Fala comigo como a chuva”, eleito pela crítica nacional como o melhor espetáculo da mostra Fringe do Festival de Curitiba, em 2009. É autora de “Homem-Bomba”, pelo qual recebeu o prêmio de melhor texto no 10° Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022. É autora, atriz e diretora do solo “Coisas boas acontecem de repente”. Em 2022, estreou a cena “Vulcânica”, com texto e direção de sua autoria, que deu início ao processo de criação do seu segundo solo, o espetáculo teatral DRAGOAS (2025).

 

Ficha técnica Dragoas:

Dramaturgia, direção e atuação: Cynthia Paulino

Iluminação: Marina Arthuzzi

Maquiagem: Linda Paulino

Cenário: Cynthia Paulino e Mauro Gelmini

Confecção do cenário: Mauro Gelmini

Figurino e bordados: Cynthia Paulino

Acompanhamento de confecção de figurino: Ananda Sette

Fotografia: Espaço Kika BH

Programação visual: Cam’s Comunicação

Assessoria de Imprensa: Pessoa Comunicação | Inteligência em Relações Públicas

Apoio criativo e afetivo: Márcia Merma, Jonnatha Horta Fortes, Paolo Mandatti, Samara Martuchelli + meu amor & minha gata e gatos

Apoio Cultural: Selfie com o Mercado, Espaço Kika BH e Cam’s Comunicação

Produção executiva: Luiz Arthur

Realização: Companhia Teatro Adulto

 

Serviço:

DRAGOAS, com Cynthia Paulino.

Curta Temporada

Sinopse: Do redemoinho inevitável, irreversível e delirante da passagem dos anos, ela, ser mitológico, surge, entre sonhos, suores e terremotos, pronta para sair do casulo e abrir as asas.

Datas: 23 a 25/10/25 (quinta a sábado)

Horário: sempre às 20h.

Local: Espaço Aberto Pierrot Lunar (R. Ipiranga, 137 – Floresta, Belo Horizonte – MG, 31015-180

Classificação: 14 anos.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)

Informações/Instagram Companhia de Teatro Adulto: Link

Ingressos pelo Sympla:

23/10/25 (quinta-feira) : Link

24/10/25 (sexta-feira): Link

25/10/25 (sábado): Link

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here