Desde 14 de março estarão abertas as inscrições para o curso de Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais, o FLIIC, voltado a agentes culturais, artistas, grupos, produtores e pessoas ligadas à área cultural, de modo geral. A capacitação é gratuita, integra o programa Arcelor Mittal Forma e Transforma e é oferecida pela Trium Brasil, em parceria com o Favela é Isso Aí e o Espaço Ampliar, com apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Casa de Cultura.
O curso – realizado em duas versões: totalmente online e semipresencial – oferece módulos sobre: Pesquisas Culturais e Realidade Cultural Brasileira; Financiamento e Captação de Recursos; Gestão Financeira de Projetos Culturai; Desenvolvimento e Engajamento de Públicos e Elaboração de Projetos Culturais. Os alunos realizarão ações de replicação dos conhecimentos, através da orientação a 10 projetos coletivos de cada turma, para compartilhamento do aprendizado (vídeo, palestra, seminário, publicação, feira, mostra cultural, etc.). Será ministrado pelos profissionais da área: Laísa Bragança, que também é responsável pela coordenação do curso, Clarice Libânio, Bruno Barroso, Alcione Souza e Leonardo Beltrão, além de palestrantes convidados.
Além da formação na área cultural, o projeto irá prover uma publicação em formato de cartilha (Web e Impressa) com a temática da Gestão do Patrimônio. Os textos serão produzidos pelos coordenadores e professores do FLIIC e convidados, com ampla divulgação na internet. Ainda nas ações de replicação do curso, parte das manifestações culturais empreendidas pelos participantes do curso ganharão registro audiovisual.
A proposta do FLIIC tem como meta capacitar os profissionais da cultura em Minas Gerais, além de contribuir para o aperfeiçoamento de agentes de transformação em 10 regiões mineiras e oferecer uma abordagem mais contemporânea, prática e inspiradora, empreendedora e criativa para a gestão de empreendimentos culturais. De acordo com uma das professoras do curso, Clarice Libânio, antropóloga, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, os objetivos do curso são oferecer novos olhares para as diversas gerações de líderes culturais em Instituições e contribuir para o preparo de profissionais dos diferentes segmentos da cultura para atuarem como lideranças culturais, seja na esfera pública, seja privada, “bem como uma visão integrada das áreas de administração, políticas públicas, economia, direito, design, comunicação, marketing e cultura”, afirma.
Segundo Lucas Machado Vilela, da ArcelorMittal de João Monlevade, o FLIIC vem de encontro com a missão e atuação da Fundação ArcelorMittal. “Temos buscado trazer para os territórios onde atuamos iniciativas como esta, que contribuam para a formação e o desenvolvimento dos agentes culturais de Minas Gerais, fortalecendo a ação local e agregando valores ao trabalho de todos”, declara.
Vagas
Ao todo, o curso disponibilizará 120 vagas, sendo 70 na turma 01, que aceitará inscrições de moradores de todas as macrorregiões do Estado de Minas Gerais: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha/Mucuri, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas, Rio Doce, Mata, Sul de Minas, Central e RMBH. Já na turma 02 serão 50 vagas para moradores de João Monlevade e região.
A turma 01 do curso será totalmente online, com carga horária de 60 horas. Já a turma 02, em formato semipresencial, será ofertada em João Monlevade, com 108 horas/aula.
Além disso, serão oferecidas quatro palestras magnas com convidados, transmitidas ao vivo pelo Youtube do curso, com intérprete de LIBRAS ao longo das atividades, permitindo assim que pessoas surdas possam acompanhar o conteúdo oferecido.
As inscrições ficam abertas até o dia 15 de abril e no dia 22 de março, às 19 horas, haverá uma live no canal da Trium Brasil no YouTube, com os organizadores, coordenadores e patrocinador, para explicar sobre o funcionamento, o conteúdo e a proposta pedagógica do curso.
O curso é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Fundação ArcelorMittal, produção do Favela é Isso Aí e do Espaço Ampliar, gestão da Trium Brasil, apoio da Prefeitura e da Casa de Cultura de João Monlevade e realização Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.
Sobre o Programa ArcelorMittal Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa ArcelorMittal Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento cultural local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades em que atua.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.
Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.
Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br
Serviço – Inscrições abertas entre os dias 14 de março e 15 de abril no site: www.fliic.com.br
A divulgação da lista selecionados será divulgada no dia 30 de abril. Mais informações nas redes sociais www.instagram.com/fazfliic e www.facebook.com/fazfliic
Live informativa no dia 22 de março, às 19 horas, no canal da Trium Brasil no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCZUg8PzDGjHJD8WlHyfKbkw