sábado, julho 19, 2025
HomeGastronomiaCozinha Santo Antônio recebe historiadores para noite sobre Maria da Cruz, mulher...

Cozinha Santo Antônio recebe historiadores para noite sobre Maria da Cruz, mulher que inspira o prato mais emblemático do restaurante

Na quinta-feira, 17 de julho, a Cozinha Santo Antônio realiza uma edição especial da Quinta dos Bons Encontros como evento paralelo ao XXIX Simpósio Nacional da ANPUH – Associação Nacional de História. A noite propõe uma imersão histórica e afetiva em torno da figura de Maria da Cruz, mulher que inspira o prato mais emblemático do restaurante e cuja trajetória no século XVIII é tema de recentes publicações acadêmicas.

Dois convidados estarão presentes para o bate-papo: Alexandre Rodrigues de Souza, professor da UFPR e autor do livro Maria da Cruz, a Dona do Sertão: mulher e rebelião em Minas Gerais no século XVIII, e Gefferson Ramos Rodrigues, professor da UFOPA e autor de No sertão, a revolta – grupos sociais e formas de contestação na América Portuguesa: Minas Gerais, 1736. Ambos pesquisam os chamados motins do sertão, movimento ocorrido no norte de Minas contra a cobrança do quinto pelo governo português.

A obra de Alexandre, lançada pela Editora Unimontes, reconstrói a biografia de Maria da Cruz, viúva e proprietária de terras, que teve papel central na articulação política da revolta. O livro, disponível gratuitamente em formato digital, propõe uma leitura que questiona estereótipos de gênero e destaca a atuação feminina em contextos de resistência durante o período colonial. Já o estudo de Gefferson, publicado pela Fino Traço Editora, se debruça sobre as redes sociais envolvidas nos motins e a presença de indígenas, mestiços e outros grupos populares nas articulações da época.

Para completar a experiência, será servido o prato Maria da Cruz, criação da chef Ju Duarte. A receita combina peito de boi angus certificado, assado lentamente após um processo de meia cura, com mandioca na manteiga de garrafa e requeijão moreno, milho tostado, pequi e pimenta passarinho. O molho final leva o nome de águas do São Francisco, em referência à região onde viveu Maria da Cruz.

“Ela é uma inspiração. Liderou um grupo de comerciantes contra um novo imposto, em um tempo em que as mulheres mal saíam da sala de visitas. E isso antes da Inconfidência Mineira”, comenta Ju.

 

Serviço
Cozinha Santo Antônio – R. São Domingos do Prata, 631, Santo Antônio, BH
Quinta-feira, 17 de julho
A partir das 19h
Reservas antecipadas a partir de R$ 50 pelo WhatsApp (31) 98659-2805
Consumo à parte

Mais informações: @cozinhasantoantonio

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments