A Cozinha Santo Antônio é endereço certo para quem busca uma refeição que preenche a barriga e a alma. Instalada em uma charmosa casa no bairro de mesmo nome, é local de comida afetiva, preparada com esmero pela chef Ju Duarte, historiadora de formação que leva para o prato todo seu amplo conhecimento de gastronomia e bem viver.
Neste mês de fevereiro, a chef celebra 3 anos de restaurante, aberto um pouco antes da pandemia começar. “Este aniversário é quase como se fosse o primeiro. 2022 foi o ano em que finalmente trabalhamos normalmente, sem nenhuma restrição por conta da pandemia de covid” explica.
Aniversário é tempo também de renovar os compromissos, agradecer e abraçar os fornecedores-parceiros-amigos que cuidam da terra e trazem produtos frescos e livres de veneno. Os ingredientes das criações de Ju vêm de pequenos produtores e são preparados por mãos femininas. “A equipe da cozinha é 100% feminina, umas mulheres incríveis que colocam vida e alegria aos dias e horas que a gente passa junto. Aqui tem muita risada, às vezes tem choro, mas sempre tem muito comprometimento com a comida que a gente faz e entre a gente” conta Ju.
“Na Cozinha é assim, cada dia é um dia novo de novo. Quando a gente desce a escada pra começar mais um dia de serviço meu coração sempre dispara. Ver as pessoas chegando, a primeira comanda. O prato feito. A expectativa do gosto. O encontro em volta da mesa, as histórias acontecendo. É gostoso demais da conta!”, finaliza a chef.
Comemoração
Para comemorar três anos da Cozinha Santo Antônio e inaugurar as noites de “quinta-feira de portas abertas”, Ju Duarte convida Carolina Dini, para juntas prepararem um jantar cheio de frescor e de cores solares. Os pratos serão preparados com ingredientes agroecológicos e locais, para todos os gostos!
boas vindas: empadinha de queijo da Canastra que desmancha na boca ou mandiopã que faz um croc acompanhado de umbigo de banana e maionese de castanha + taça de espumante
tartar de tomate + fatia de queijo Bello ou queijo de castanha de caju curado + pão de fermentação natural
ceviche de verão, com frutas e vegetais da estação
pupunha sobre cama de creme de castanha de caju fermentado com mostarda e vegetais tostados
cogumelos sortidos recheados salpicados com alho e colherada de purê de cenoura assada com mexerica
frutas marinadas e grelhadas com koso fermentado, flores e chocolate Kalapa
reservas por pessoa: 240,00
bebidas incluídas: taça de espumante + água da casa + limonada à vontade
demais bebidas serão cobradas à parte
Dini será a primeira convidada de um projeto que passa a ser mensal: receber um chef para cozinhar a quatro mãos. Para quem não abre mão de almoçar no restaurante, o almoço de aniversário também será especial, ou melhor, tradicional. O menu do almoço do dia 02/02 será um clássico que sempre aparece no aniversário: rosbife com empadinha de queijo.
Sobre Carolina Dini
Carolina Dini é chef de cozinha, advogada e escritora. Movimenta o @cebolanamanteiga, voltado para a cozinha vegetal, presta Consultorias de Planejamento Alimentar e promove oficinas culinárias no @espacocasca.
Sobre a Cozinha Santo Antônio
Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta.
Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço.
A Cozinha Santo Antônio tem por principio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.
“Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa.
Juliana é uma cozinheira, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado paté na Feira Fresca.
Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.
Serviço
Rua São Domingos do Prata, 453 – Santo Antônio
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio