A 64ª edição da Copa Itatiaia começa no próximo dia 13 de dezembro e vai até o dia 18 de janeiro reunindo 44 clubes de Belo Horizonte e Região Metropolitana. É o maior e mais tradicional torneio de futebol amador do Brasil. Criada em 1961, nasceu para dar visibilidade ao futebol raiz das comunidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana, revelando talentos, fortalecendo laços e conectando bairros inteiros em torno do esporte.
Ao longo dos anos, a Copa se transformou em um patrimônio cultural de Minas Gerais, atravessando gerações e se consolidando como um dos eventos esportivos mais emblemáticos do Estado. Passadas mais de seis décadas, o torneio preserva esses valores e mantém sua relevância no cenário esportivo estadual.
Mais do que jogos, a Copa Itatiaia é um fenômeno social e econômico já que movimenta comércio local, criando oportunidades de negócios, promovendo jogadores e reforçando a identidade das comunidades, unindo as famílias que acompanham, vibram e torcem em todos os jogos.
Segundo a organização, a grande força do torneio está justamente nessa conexão com as comunidades. “A Copa Itatiaia nasceu com o futebol de várzea e continua existindo por causa dele. É uma competição que representa os bairros, as histórias das famílias e a paixão pelo esporte amador”, afirma o Diretor de Esportes da Itatiaia, Michel Angelo.
Celeiro de talentos e oportunidades
Ao longo de sua história, a Copa Itatiaia foi palco dos primeiros passos de atletas que mais tarde seguiram carreira no futebol profissional, além de técnicos, árbitros e dirigentes que se formaram dentro do futebol amador.
“Muitos jogadores deram os primeiros chutes em campos da Copa Itatiaia. Nosso papel é oferecer estrutura, visibilidade e respeito ao futebol amador, que é a base de tudo”, destaca o Michel, que lembra que o surgimento de nomes do futebol como Toninho Cerezo, Paulo Isidoro, Marinho e o árbitro FIFA Marcio Rezende de Freitas, que apitou Copa do Mundo.
Compromisso permanente com o futebol amador
Mesmo com as transformações do esporte ao longo dos anos, a Copa Itatiaia segue fiel à sua essência. Para a Itatiaia, responsável pela realização do torneio desde sua criação, a competição vai além do aspecto esportivo.
“Manter a Copa Itatiaia ativa por tantos anos é um compromisso com a história do esporte mineiro. É uma competição que emociona, cria memórias e preserva a cultura do futebol de várzea”, completa Michel Angelo.
Serviço Copa Itatiaia:
• Período da competição: 13 de dezembro a 18 de janeiro
• Quantitativo: 44 clubes
• Formato: Chave Belo Horizonte e Chave Metropolitana
• Expansão da cobertura: rádio, portal, YouTube e redes sociais com projetos como o Mini Doc Paixão Além dos Gramados
Para mais informações, acesse: www.radioitatiaia.com.br





