A Versania Brasil realiza a 4ª edição da “Confraria Paliativa” em Belo Horizonte, cujo objetivo é aprofundar a discussão sobre cuidados paliativos e o papel do direito nesse contexto. O evento – que reúne especialistas e temas que envolvem o cuidado humanizado e a dignidade dos pacientes em situações delicadas, como doenças crônicas e terminais -, será no dia 21 de novembro, das 14h às 18h, na sede da clínica (rua Denver, 190 – bairro Santa Lúcia).
A confraria, aberta ao público, é uma oportunidade para profissionais de saúde, advogados, estudantes e interessados. “A gente não acredita na construção do conhecimento que não seja coletivo. É um momento prazeroso também, pois além das antigas e novas amizades, fazemos do encontro um happy hour”, diz o oncologista e médico paliativista, Munir Murad, também coordenador dessa área na unidade da Versania em BH.
Murad relembra que os cuidados paliativos buscam promover o alívio do sofrimento e o bem-estar do paciente, visando proporcionar qualidade de vida mesmo diante de doenças que não têm cura. “Por isso, debater esses temas é essencial para fortalecer uma cultura de atenção integral ao paciente, que envolve aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais”, ressalta.
A programação terá início com as boas-vindas do CEO da Versania, Márcio Mascarenhas. Na sequência haverá a palestra ‘Existe direito à Esperança?’, ministrada por Cynthia Araujo, que traz à tona o questionamento de como o direito pode contribuir para manter viva a esperança do paciente e de seus familiares, além de abordar as implicações legais e emocionais para quem enfrenta um diagnóstico terminal.
Já Luciana Dadalto vai apresentar o tema “Tópicos Indispensáveis na fronteira de cuidados paliativos e direito”, onde explora questões fundamentais que garantem uma abordagem ética e humanizada no tratamento de pacientes em fim de vida. Ela trará à tona os desafios e avanços no campo dos direitos dos pacientes e dos profissionais que atuam na linha de frente, reforçando a importância de um cuidado centrado no indivíduo.
Por fim, o Dr. Munir abordará a “Felicidade baseada em evidência”, propondo uma visão inovadora sobre o bem-estar como parte fundamental do cuidado paliativo. Sua abordagem trará dados e reflexões sobre como o cultivo da felicidade, mesmo em condições adversas, pode impactar positivamente a experiência do paciente e sua família.
Sobre os palestrantes:
Cynthia Araújo – é Mestre e Doutora em Teoria do Direito pela PUC-Minas, com doutorado-sanduíche na Universidade de Vechta, na Alemanha. Algumas de suas produções mais recentes são o livro “A vida afinal: conversas difíceis demais para se ter em voz alta” (ed. Paraquedas), o livro “Palliative Treatment for Advanced Cancer Patients – Can Hope Be a Right?, (Springer Nature), e o artigo “The expectations of metastatic cancer patients regarding palliative chemotherapy: A Brazilian–German qualitative study” (Palliative and Supportive Care Journal, Universidade de Cambridge).
É autora do blog ‘Morte sem Tabu’ na Folha de São Paulo, que traz artigos, crônicas e entrevistas sobre a morte, saúde e vida com dignidade, inclusive em temas ligados a cuidados paliativos e câncer. É Advogada da União (AGU) desde 2009.
Luciana Dadalto – Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Sócia da Dadalto & Mascarenhas Sociedade de Advogados e administradora do portal www.testamentovital.com.br.
Munir Murad – Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é oncologista e médico paliativista. Mestre em Cuidados Paliativos pela UFMG, é coordenador nesta área na Versania em BH. É coordenador de Oncologia da Rede Feluma e oncologista no Hospital Orizonti.