segunda-feira, junho 30, 2025
HomeNoticiasCulturaComo ler Ângela Lago Letra em Cena. Como ler… foca na...

Como ler Ângela Lago Letra em Cena. Como ler… foca na literatura infantil

A obra da escritora e ilustradora mineira de Belo Horizonte Ângela Lago (1945-2017) será analisada no dia 13/6, terça-feira, às 19h, na terceira sessão da edição 2023 do Letra em Cena. Como ler…, programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Na ocasião, a ilustradora Marilda Castanha vai conversar com o curador do programa, o jornalista José Eduardo Gonçalves, e o público sobre a trajetória premiada de Ângela. A leitura de texto será feita pela atriz Juliana Daher. Segundo a palestrante, Ângela “fez humor com as imagens, e com muitas sutilezas. Fez livro que se pode ler de trás pra frente ou de cabeça pra baixo. E tudo com muita elegância. Enfim, o legado dela é imenso”, observa. A classificação é livre, e as inscrições podem ser feitas no site da Sympla.

 

Marilda Castanha afirma que a obra de Ângela é importantíssima para a literatura infantil. “Penso que Ângela Lago e sua obra são, ao mesmo tempo, um marco, farol e divisor de águas. Ângela experimentou e deixou marcas em tudo: no desenho, na figuração, na expressão plástica e na tela do computador”, observa a palestrante. A escritora homenageada via as publicações como elementos amplos, porque ela “pensou o livro como objeto, nos seus quatro lados e na dobra de páginas, como ninguém. Foi inventiva e também poética, não só na imagem (como narrativa, na construção do Livro Ilustrado) mas também, e de forma excepcional, na concretude da palavra nos livros para a infância”, observa Marilda.

 

Uma de suas obras mais conhecidas é o Cena de Rua, muito utilizado em escolas no Brasil e em países como México, França e Estados Unidos. “Nele temos não só o seu olhar aguçado para questões e relações sociais – reais e complexas – como também o compromisso dela com os elementos plásticos do livro. Podemos até considerar que, no Cena de Rua, a cor e a dobra de páginas se transmutam em uma espécie de “condutores da narrativa”, com voz e funções próprias”, atesta Marilda.  Tal publicação se tornou um clássico. “Ganhou, se não me engano, dois prêmios internacionais importantes, o Prix Graphique Octogonne, (Paris) e a BIB Plaque, em uma das edições da Bibiana, a concorridíssima Bienal Internacional de Bratslava”, recorda a ilustradora.

 

Segundo Marilda, as obras de Ângela contribuem para a formação de leitores e vão além. “Acho que no fundo a obra dela contribuiu (e ainda contribui) não só para a formação de leitores como também para a formação de ilustradores, autores e criadores de livros. E acredito também que as atitudes que temos de ter, ao ler um livro da Ângela (como por exemplos, deter aos detalhes, descobrir analogias e fazer inferências), são as mesmas atitudes que precisamos de desenvolver e ter para sermos leitores críticos”, diz.

 

É claro que a autora tinha um olhar especial para a escrita voltada para as crianças. “Ângela não só prioriza a criança como também não a subestima. Ela tinha uma sensibilidade muito grande para este universo singular e genuíno da infância e até afirmou, também em uma entrevista,  (para o livro Traço e Prosa), que usar o traço mais próximo do desenho infantil era, para ela, a busca da simplicidade. Acho que era também uma forma de afirmar que nós, adultos, ao fazermos livros para as pessoas mais verdadeiras, as crianças, deveríamos ser extremamente verdadeiros”, conclui.

 

Serviço

Letra em Cena. Como ler Ângela Lago por Marilda Castanho

 

Data: 13 de junho de 2023, terça-feira
Horário: 19h
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Inscrições: gratuita no site da Sympla

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

 

Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments