Com desempenho de 14,1%, estado tem o melhor crescimento nos últimos 12 meses
O estado de Minas Gerais inicia o ano de 2024 com bom desempenho no volume de atividade turística, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Com um crescimento de 1,1% em relação ao mês de dezembro, o estado mineiro registra o segundo mês consecutivo de crescimento. O desempenho do período pode ser atribuído ao período de férias, que tende a aquecer o mercado turístico, levando a população a viajar e aproveitar atrações culturais. Com o clima mais quente, aumentam também as visitas a clubes, cachoeiras e parques.
Em janeiro, a circulação de passageiros no principal aeroporto do estado foi de quase 700 mil pessoas, um aumento de 4,9% superior a dezembro do ano anterior. Além disso, o estado contou com um aumento do número de estrangeiros visitando o território mineiro, totalizando 3.517 estrangeiros, um incremento de 12,0% em relação a dezembro do ano anterior e de 35,4% em relação a janeiro de 2023, totalizando 3.139 e 2.597 pessoas estrangeiras, respectivamente.
Para Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, a melhora do contexto econômico: inflação desacelerando, queda na taxa básica de juros, investimentos no turismo e o aumento das pessoas no mercado de trabalho, contribui para o aumento da confiança dos consumidores, refletindo em aumento do consumo de atividades relacionadas ao turismo de lazer.
No desempenho anual da atividade turística, Minas Gerais registrou um avanço de 10,1% em relação a janeiro de 2023, apresentando o melhor desempenho em comparação com as demais Unidades da Federação. Seguidos do estado mineiro, tivemos Pernambuco com 5,2%, Rio de Janeiro com 4,3%, Santa Catarina com 3,0% e Paraná com 2,8%. Por outro lado, o Distrito Federal desacelerou em 8,7%, seguido do Espírito Santo e Goiás, ambos com queda na atividade de 8,2%. Enquanto isso, o indicador nacional teve um crescimento tímido, com uma aceleração de 0,5%.
Com o desempenho mais expressivo do indicador, nota-se também maior movimentação de voos em Minas. Entre decolagem e pousos, o crescimento foi de quase 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro deste ano, foram registrados 10.874 voos, enquanto no mesmo período do último ano foram 10.684 voos.
Em relação ao mercado de trabalho, 6,4% de todos os profissionais empregados formalmente no estado estão atuando em atividades correlacionadas com atividade turística. Atualmente, o estado mineiro tem quase 305 mil profissionais empregados formalmente, refletindo um aumento de 15 mil novos profissionais admitidos ao longo dos últimos 12 meses para atender as necessidades das empresas do segmento turístico no estado.
O Indicador acumulado nos últimos 12 meses, de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, revelou um crescimento mais intenso, no qual Minas registrou uma alta de 14,1%, mantendo o melhor desempenho na abertura acumulado dos últimos 12 meses. Rio de janeiro, Paraná e Bahia acompanharam o estado mineiro com crescimentos de 11,2%, 10,4% e 9,8%, respectivamente. A atividade econômica não está muito boa para o estado do Ceará, que acumula uma queda de 5,5%, e o Distrito Federal, com uma desaceleração de 1,6%.
Por outro lado, o Brasil registrou um crescimento acumulado de 5,9%, indicando um período favorável para o setor turístico no país e sinalizando que as perdas causadas pela pandemia estão sendo superadas.
A expectativa é que o volume de atividade turística continue refletindo positivamente no estado mineiro, pois somado a investimentos da inciativa pública e privada, temos o incremento na promoção e divulgação turística para promover os atrativos do estado, como é o caso do Descubra Minas da Fecomércio MG, destaca Gilson Machado.
Para acessar o portal Descubra Minas, projeto para desenvolvimento do turismo em Minas Gerais mantido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, acesse: https://descubraminas.com.br/
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.