Ao longo de 2025, a dança dos astros terá muitas movimentações importantes, cujos impactos serão sentidos na coletividade e também no plano individual. Dentre os destaques do ano está a mudança zodiacal do planeta Júpiter, que ingressa no signo de Câncer e dá tom emocional ao ano, e também a passagem de Saturno entre os signos de Peixes e Áries, levando atenção a temas como liderança responsável e saúde mental.

 

Com essa dinâmica agitada, o ano pode trazer sensação de instabilidade ao passo em que também abre muitas possibilidades de reviravoltas e mudanças de direção, especialmente na virada para o segundo semestre. Com Júpiter adentrando os domínios cancerianos, no início de junho, o maioral entre os gigantes gasosos do Sistema Solar formará uma tensa quadratura com Saturno e Netuno, que estarão juntos nos territórios arianos, já que o segundo – regente das profundezas dos oceanos – também fará uma incursão pelo signo de Áries, a partir do final de maio. Essa configuração celeste exalta a iniciativa e testa os limites das liberdades individuais.

 

O ângulo formado entre Júpiter e Saturno merece especial destaque, já que essa dupla é famosa por dar o tom dos grandes ciclos de tempo, cuja influência é sentida por meio de acontecimentos que marcam a história da humanidade. Como a última vez que formaram uma conjunção exata foi ao final de 2020, é como se essa nova relação angular resgatasse o desenvolvimento de temas que começaram a se desenhar desde então. Com impactos nas relações diplomáticas e na economia internacional, esse aspecto também ajuda a testar a estrutura daquilo que foi, no âmbito individual, semeado e construído ao longo dos últimos quatro anos.

 

E os destaques astrológicos do ano não páram por aí! O ano começa já com o pequeno notável do Sistema Solar e grande transformador da astrologia, Plutão, nas dependências do revolucionário e tecnológico signo de Aquário, onde ficará até 2044. Como tem um período orbital bastante longo, Plutão gera mudanças lentas, mas profundamente marcantes. Por fim, ainda teremos mais movimentações que convergem no mesmo simbolismo, para trazer reviravoltas em áreas como ciência e tecnologia. Entre julho e novembro de 2025, o inovador social Urano fará sua passagem pelo comunicativo signo de Gêmeos, prometendo acelerar – ainda mais – o fluxo de informação em meio à era digital.

 

Tendências gerais para 12 signos do zodíaco em 2025

O ano traz oportunidades e desafios para os nativos de todos os signos, embora seja especialmente transformador para os piscianos e arianos – e para quem tem Peixes e Áries como ascendente ou muitos planetas nestes signos – devido às movimentações de Saturno. Por outro lado, o trânsito do planeta Júpiter pelos signos de Gêmeos e Câncer traz possibilidades de expansão para geminianos e cancerianos, assim como para quem tem um desses signos como ascendente ou uma concentração pronunciada de planetas entre os domínios geminianos e cancerianos.

Agora, se você quiser sair daquele lugar-comum de “previsões para os signos”, que só avaliam a posição do Sol, e fazer algo com mais consistência na técnica astrológica, a dica é a de localizar quais áreas por onde estão passando os planetas Júpiter e Saturno no seu Mapa Astral. Essa dupla de planetas marca os ciclos de tempo para cada indivíduo, sendo uma das ferramentas do conjunto de técnicas utilizadas em uma análise astrológica completa.

Dessa forma, para identificar os pontos que demandam autodesenvolvimento e melhorias em 2025, deve-se buscar a posição de Saturno ao longo do ano. Então, basta buscar as casas astrológicas nas quais estão os signos de Peixes e Áries no seu Mapa Astral.

Já para identificar as áreas da vida nas quais há oportunidades de expansão e de crescimento em 2025, deve-se observar por onde passará Júpiter no mapa astral. Ou seja, basta localizar as casas astrológicas onde estão os signos de Gêmeos e Câncer.

Caso você não conheça o seu Mapa Astral – ou melhor, o seu Mapa Natal – você consegue fazer o cálculo gratuitamente neste link: https://virginiagaia.com.br/mapa-astral-gratuito/

 

Com o seu Mapa Astral em mãos e tendo localizado por onde passarão Saturno (necessidade de aprimoramento, transformação e autodesenvolvimento) e Júpiter (oportunidades de expansão) é só verificar o significado resumido e os temas de cada uma das 12 casas astrológicas, conforme abaixo:

Primeira casa: Identidade, corpo, autoimagem e iniciativa

Segunda casa: Posses pessoais e recursos materiais

Terceira casa: Comunicação, aprendizado prático e relacionamento com irmãos

Quarta casa: Lar, família e relacionamentos próximos

Quinta casa: Autoexpressão, prazer e criatividade

Sexta casa: Saúde, rotinas diárias e ambiente de trabalho

Sétima casa: Parcerias, casamento e relacionamentos de maneira geral

Oitava casa: Relação com recursos de outras pessoas, processos de mudança e transformação pessoal

Nona casa: Estudos, viagens e novas experiências

Décima casa: Carreira, destaque social, imagem pública e planejamento do futuro

Décima primeira casa: Vida social e amizades

Décima segunda casa: Espiritualidade, saúde mental, sonhos e fantasias

________________

Por fim, para quem não sabe o seu horário de nascimento para calcular o Mapa Natal, dá para verificar por onde passarão Saturno e Júpiter em relação ao Sol (ou signo solar), por uma técnica astrológica chamada de Casas Derivadas. Então, veja a lista abaixo com as casas astrológicas em relação ao Sol natal para os 12 signos zodiacais:

Sol em Áries: Saturno nas casas 12 e 1. Júpiter nas casas 3 e 4.

Sol em Touro: Saturno nas casas 11 e 12. Júpiter nas casas 2 e 3.

Sol em Gêmeos: Saturno nas casas 10 e 11.Júpiter nas casas 1 e 2.

Sol em Câncer: Saturno nas casas 9 e 10. Júpiter nas casas 12 e 1.

Sol em Leão: Saturno nas casas 8 e 9. Júpiter nas casas 11 e 12.

Sol em Virgem: Saturno nas casas 7 e 8. Júpiter nas casas 10 e 11.

Sol em Libra: Saturno nas casas 6 e 7. Júpiter nas casas 9 e 10.

Sol em Escorpião: Saturno nas casas 5 e 6. Júpiter nas casas 8 e 9.

Sol em Sagitário: Saturno nas casas 4 e 5. Júpiter nas casas 7 e 8.

Sol em Capricórnio: Saturno nas casas 3 e 4. Júpiter nas casas 6 e 7.

Sol em Aquário: Saturno nas casas 2 e 3. Júpiter nas casas 5 e 6.

Sol em Peixes: Saturno nas casas 1 e 2. Júpiter nas casas 4 e 5.

Sobre Virginia Gaia

 

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é colaboradora fixa de conteúdo na Istoé. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

 

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here