Não é de hoje que trocar figurinhas se tornou uma febre entre crianças, jovens e adultos. Passada de geração para geração, a prática é empolgante e garante muita diversão para os envolvidos. O Coleguium Rede de Ensino vai transformar esta brincadeira em uma experiência de aprendizado. O colégio preparou uma atividade especial para a ‘Semana do Meio Ambiente’, que será realizada até o dia 14 de junho. Trata-se do ‘ReciclaGui’, um projeto socioambiental que aguça a criatividade e o espírito colaborativo, coletivo e social por meio de um álbum de figurinhas educativo.
Para conseguir as figurinhas e completar o álbum, os estudantes precisam fazer uma troca sustentável. Nas unidades da rede de ensino em Minas Gerais, cinco tampinhas de plástico, de qualquer tipo de garrafa, dão direito a duas figurinhas. No total, cada aluno precisará de 50 tampinhas ao longo da semana. Já na unidade do Pará, para adquirir as figurinhas, cada estudante deverá trocá-las por sete lacres de latinhas. Para completar o álbum eles precisarão de 50 lacres.
“Além da dimensão social, o ‘ReciclaGui’ promove a conscientização ambiental entre alunos, incentivando práticas sustentáveis desde cedo”, comenta uma das responsáveis pelo projeto, Toshanska Viana Semensato, coordenadora do Educação Infantil (EI) e Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI).
As tampinhas arrecadas em Minas Gerais serão doadas para a ONG Remediar, que as converterá em verbas para a aquisição de medicamentos destinados à população carente. Os lacres arrecadados no Pará serão encaminhados para a ONG Sorri Parauapebas, que possui um trabalho em prol das pessoas com deficiência. O objetivo da unidade é juntar 140 garrafas PET de lacres que serão trocados por uma cadeira de rodas.
No final do projeto, os estudantes terão a oportunidade de enviar suas próprias criações com a chance delas se tornarem uma figurinha no álbum do próximo ano. Essa interação não só promove a criatividade, mas também reforça o senso de pertencimento à comunidade escolar.
“O ReciclaGui não é apenas sobre reciclar, é sobre cultivar valores de solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade em nossa escola. Estamos confiantes de que essa iniciativa não apenas enriquecerá a experiência educacional de nossos alunos, mas também deixará um impacto positivo em nossa comunidade e no mundo ao nosso redor”, afirma a professora do Coleguium, Kelly Pires, que também é responsável pela iniciativa.