As tradicionais Festas Juninas do Colégio Santo Agostinho, realizadas nas Unidades Belo Horizonte, Gutierrez, Nova Lima e Contagem, durante o mês de junho, novamente, foram um show de arte, cultura, diversão e também de solidariedade. Em uma ação pastoral, os ingressos para os festejos foram trocados por kits escolares, que serão enviados para crianças e adolescentes das famílias vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
A iniciativa, que contou com a participação de alunos, pais, colaboradores e toda a comunidade escolar, resultou na arrecadação de 20.060 kits escolares. Cada kit contém entre 5 e 7 itens de material escolar, totalizando mais de 100 mil itens.
Os materiais arrecadados foram separados, organizados e embalados por estudantes que fazem parte do Voluntariado Agostiniano, programa oferecido pelo Colégio, que educa no exercício do fazer, auxiliando os estudantes a desenvolverem habilidades, competências e valores importantes para sua formação.
Os kits serão entregues pela Cáritas Brasil, uma organização reconhecida por seu trabalho humanitário e social, que garantirá que o material chegue às mãos das crianças e jovens que mais precisam no Rio Grande do Sul.
“É gratificante ver, a cada ano, como nossa comunidade escolar abraça nossas festas juninas solidárias. É inspirador ver todos unidos por uma causa maior, com o objetivo de fazer a diferença e ajudar o próximo. A festa junina do Colégio Santo Agostinho não é apenas uma celebração de tradições culturais, mas também um exemplo de empatia e solidariedade”, enfatiza Marco Henrique Silva, diretor de Ação Social e Pastoralidade da Rede Lius Agostinianos, mantenedora do Colégio Santo Agostinho.
Barraquinhas solidárias – A prática da solidariedade faz parte das festas juninas agostinianas. Durante o festejo junino da Unidade BH, no bairro Santo Agostinho, os estudantes que integram o “Segue o Fluxo”, do 8º ano do Ensino Fundamental e da 2ª Série do Ensino Médio, estiveram no pátio, vendendo desenhos para serem coloridos e releituras de desenhos de personagens. Como parte do Voluntariado Agostiniano (VA!), desenvolvido pelo Núcleo de Pastoralidade, a ação teve como finalidade arrecadar fundos para a compra de absorventes, que serão doados a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Já na Unidade Contagem, as barraquinhas de brincadeira foram comandadas por instituições sociais que atuam na cidade, como a Associação Lar de Marcos que acolhe e promove a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; o grupo Elos do Bem, que atua na assistência social de diversos públicos; e a ONG Proteger que atua no cuidado de animais encaminhados para a adoção.
Sobre o Colégio
O Colégio Santo Agostinho, que integra a Rede Lius Agostinianos, foi fundado, em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.