É muito importante que as instituições de ensino estimulem as competências e habilidades socioemocionais de seus alunos. Ter essas habilidades significa saber reconhecer e gerir os próprios sentimentos nas situações do cotidiano, principalmente nas ocasiões de conflito, na interação e no convívio com o outro. Em 2019, esse tema foi incorporado ao currículo obrigatório das escolas públicas e privadas.
O Colégio Arnaldo trabalha com cinco competências com seus alunos, de acordo com os traços de personalidade de cada um deles: autogestão, autonomia, consciência social, inovação e relacionamento interpessoal.
A autogestão refere-se à capacidade da pessoa de escolher e guiar seus caminhos, realizando o que for preciso para chegar aos seus objetivos. A autonomia é a capacidade do indivíduo gerir a sua vida, efetuando de forma racional e consciente as suas próprias escolhas. A consciência social é a capacidade da pessoa de perceber a sociedade ao seu redor, demonstrando sensibilidade em relação às necessidades de outras pessoas e do ambiente que a cerca, ciente que suas ações individuais afetam o coletivo. A inovação é a capacidade do indivíduo resolver problemas por meio da criatividade, partindo da vontade de mudar o contexto e o resultado e buscando novos meios de fazer os projetos. O relacionamento interpessoal é a capacidade da pessoa relacionar-se bem com um ou mais indivíduos, nos diversos contextos: familiar, escolar, profissional, religioso ou comunitário.
. Além de despertar nas crianças e jovens a consciência de suas emoções e das pessoas a sua volta, trabalhar as competências com os alunos faz com que diminuam os casos de bullying, há melhora no comportamento em sala de aula e no controle da raiva. Por isso, o Colégio Arnaldo faz questão de investir na educação emocional de seus alunos e incentiva também os pais e familiares dos estudantes a dedicarem atenção especial a esse aspecto. O Colégio Arnaldo também procura conscientizar seus alunos a ouvir o outro e aprender a cooperar e a tomar decisões sempre baseadas em ética.