A Coaduna Cia de Dança estreia “Arredores”, um espetáculo de dança itinerante, que ocupará praças e parques de quatro bairros periféricos de Belo Horizonte, nos meses de outubro e dezembro. Além das apresentações, serão realizados ensaios abertos e gratuitos, em frente a escolas públicas da região Centro-Sul da cidade, do dia 21 a 30 de outubro. A proposta busca conectar a dança às vivências urbanas, tanto das bailarinas quanto do público local, promovendo uma interação direta com o ambiente. O espetáculo, dirigido por Dadyer Aguilera, traduz experiências e provocações dos artistas, criando uma fusão entre a dança e o espaço urbano. “Arredores” reflete sobre os arredores e sobre as histórias que circulam nos espaços públicos da cidade, levando a arte para locais onde, muitas vezes, ela é menos acessível. As apresentações acontecem entre os dias 13 de novembro e 1º de dezembro, em bairros como Havaí, Betânia, Acaba Mundo e Milionários, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.
O poder da periferia e a conexão com o público
A escolha dos bairros não é aleatória. Eles representam não apenas o local de residência de alguns integrantes da Cia, mas também são espaços ricos em diversidade cultural e experiências. Levar “Arredores” para essas áreas é uma forma de ressignificar o território e valorizar o potencial cultural de regiões que são muitas vezes esquecidos nas programações culturais da cidade. Em contrapartida, os ensaios abertos em frente às escolas públicas da região Centro-Sul visam atingir um público diverso, ampliando o acesso à arte e à dança contemporânea.
“A Coaduna Cia de Dança é composta por artistas que vivem e trabalham em regiões da Grande BH, fora do eixo centro-sul, e essa diversidade de corpos, vivências e realidades socioeconômicas reflete diretamente no nosso trabalho. A dança se torna uma forma de dialogar com o local onde vivemos e com as histórias que carregamos”, explica o diretor Dadyer Aguilera.
Para Dadyer, “Arredores” representa uma oportunidade única de ocupar espaços ainda pouco explorados pela dança. “São lugares onde nossos artistas pertencem, carregadas de suas histórias. A ocupação desses espaços públicos leva a dança para além do palco, para o cotidiano, para o lugar de encontro”, reflete.
O espetáculo, que surgiu virtualmente em 2021, durante o período de isolamento social, evoluiu para um formato itinerante, que explora novos contextos urbanos e faz da cidade um cenário vivo para a performance. “A ideia de ser um espetáculo itinerante é revelar esses lugares inusitados e promover a fusão entre arte e espaço urbano, trazendo novos significados culturais e sociais para a dança”, completa Dadyer.
Sobre a Coaduna Cia de Dança
A Coaduna Cia de Dança é formada por profissionais com diversas formações e trajetórias dentro da dança. Sob a direção de Dadyer Aguilera e Danielle Pavam, a companhia promove a criação colaborativa e a inclusão de corpos diversos, rompendo com padrões estéticos convencionais e oferecendo um espaço de experimentação artística e questionamento social. Além de criar espetáculos, a Cia também promove a capacitação de seus integrantes em áreas como produção cultural e políticas públicas, democratizando o acesso de artistas da dança aos meios de produção e financiamento cultural. “Buscamos fortalecer o diálogo entre as gerações e valorizar o conhecimento de cada artista, ampliando as possibilidades criativas e transformando a experiência da dança em um processo coletivo e inclusivo”, destaca Danielle Pavam.
Ficha Técnica Arredores”
Direção artística: Dadyer Aguilera / Elenco: Adrielle Luiza, Amanda Azevedo, Catarina Siqueira, Enmei, Fernanda Yasmin, Giovanna da Mata, Isabel Leão, Maria Carolina Vieira e Nina Machado/ Produção Artística: Danielle Pavam/ Produção Executiva: Samuel Carvalho/ Fotografia e Filmagem: Gilberto Goulart/ Design Gráfico: Vitor Drumond/ Mídias Sociais: Ana Clara Souza/ Assessoria de Imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro/ Equipe de Acessibilidade: Luana Sales, Samuel Carvalho, Tatiana Rosales e Thaís Oliveira
Programação completa
Ensaios Abertos:
1. Escola Estadual Barão de Rio Branco
Data: 21 de outubro de 2024 | Horário: 15h
Local: Av. Getúlio Vargas, 1059, Funcionários, Belo Horizonte
2. Escola Estadual Afonso Pena
Data: 23 de outubro de 2024 | Horário: 15h
Local: Av. João Pinheiro, 450, Boa Viagem, Belo Horizonte
3. Instituto Estadual de Educação de Minas Gerais
Data: 28 de outubro de 2024 | Horário: 15h
Local: R. Pernambuco, 47, Funcionários, Belo Horizonte
4. Escola Municipal Imaco
Data: 30 de outubro de 2024 | Horário: 15h
Local: R. Gonçalves Dias, 1188, Funcionários, Belo Horizonte
Apresentações do espetáculo “Arredores”
1. Acaba Mundo
Data: 13 de novembro de 2024 | Horário: 15h
Local: Praça Isabel Baggio Guimarães, s/n, Acaba Mundo, Belo Horizonte
2. Milionários
Data: 27 de novembro de 2024 | Horário: 15h
Local: Praça Cristo Redentor, s/n, Milionários, Belo Horizonte
3. Havaí
Data: 01 de dezembro de 2024 | Horário: 10h
Local: Praça Márcio de Almeida Menim, Rua Áustria, 120, Havaí, Belo Horizonte
4. Betânia
Data: 01 de dezembro de 2024 | Horário: 15h
Local: Parque Jacques Cousteau, Rua Augusto José dos Santos, 366, Betânia, Belo Horizonte
Redes Sociais
Instagram: @ciacoaduna (https://www.instagram.com/ciacoaduna/)
Linktree: Ciacoaduna (https://linktr.ee/Ciacoaduna)
YouTube: CiaCoaduna(https://www.youtube.com/channel/UCVODZY12qvBym70LwmMuCIw)