O festival belorizontino CURA – Circuito Urbano de Arte foi premiado no Prêmio Brasil Criativo, em uma cerimônia realizada na quinta-feira (12/09) em São Paulo. Este reconhecimento é um marco para o festival, que tem se destacado pela sua contribuição à arte urbana brasileira e ao setor da cultura.
O CURA, idealizado por mulheres: Janaína Macruz e Priscila Amoni da Agência AGUA -Agência Urbana de Arte e Juliana Flores, é um orgulho para Belo Horizonte, uma cidade que é polo de criatividade, conhecida pelo duelo de MCs, o carnaval de rua e sua vibrante cena artística. O festival não só promove a arte pública, mas também fortalece a comunidade e dá visibilidade a artistas de um Brasil profundo, especialmente mulheres e indígenas.
O festival, que também já realizou duas edições em Manaus, está construindo um mirante de arte indígena em prédios na capital amazonense, ampliando seu impacto cultural para além das montanhas de Minas.
Este prêmio é uma celebração do empreendedorismo cultural de Belo Horizonte e um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação de todos os envolvidos no CURA. É fundamental destacar que as mulheres estão na liderança deste projeto, reafirmando a importância da representatividade e do empoderamento feminino na arte.
A próxima edição do CURA em Belo Horizonte acontecerá entre os dias 17 e 27 de outubro.
Prêmio Brasil Criativo
O Prêmio Brasil Criativo é a premiação oficial da Economia Criativa no Brasil, que em 2024 comemora 10 anos de contribuição e reconhecimento ao empreendedorismo, criatividade e inovação. Organizado pela World Creativity Organization, o prêmio abrange diversas categorias e tem como objetivo celebrar e impulsionar os talentos da economia criativa brasileira. Desde sua primeira edição, o prêmio se tornou um dos mais prestigiados reconhecimentos no âmbito criativo nacional, promovendo a conscientização sobre o valor da criatividade para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico.
Para mais informações sobre o CURA e suas iniciativas, visite nosso site CURA – Circuito Urbano de Arte ou o instagram @cura.art