O Instituto Cabra anuncia o quinto ciclo do projeto Cinema na Praça em Casa Branca, município de Brumadinho (MG). Dedicado às crianças, a Mostra Cine Encanto exibirá os filmes “Menino Maluquinho – O Filme” (9/10), “O Cavalinho Azul” (16/10) e “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (23/10). As sessões são gratuitas e realizadas às quartas-feiras, às 19 horas, na Praça São Sebastião. Desde junho, o projeto já reuniu mais de mil pessoas em 15 sessões gratuitas, proporcionando momentos de lazer e cultura para a comunidade visitante e local.
A seleção de filmes celebra a imaginação, a aventura e o carinho pela natureza. As histórias escolhidas – cheias de encanto e aprendizado – abordam a infância de forma leve e divertida, ao mesmo tempo em que apresentam importantes valores sobre amizade, liberdade e respeito ao meio ambiente.
Além das exibições, o Cineclube vai oferecer também atividades interativas e rodas de conversa com as crianças e familiares, incentivando o diálogo sobre temas como diversidade cultural, preservação ambiental e o poder da imaginação.
Segundo Thais Mol, uma das idealizadoras, o projeto visa a utilização do cinema como uma ferramenta educativa para estimular a curiosidade e o pensamento crítico desde cedo, oferecendo um conteúdo que vai além do entretenimento. “Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural das crianças de Brumadinho e Casa Branca, muitas vezes acostumadas com produções internacionais, e apresentar obras nacionais que dialogam com as realidades e os sonhos da infância brasileira”, afirma.
A iniciativa também contribui para a regeneração cultural do município, que busca novas alternativas econômicas além da mineração. “Por meio do fortalecimento de atividades culturais, queremos inspirar a comunidade a valorizar a arte local e a importância do cinema como uma forma de aprendizado e transformação”, conta Carla Maia, curadora.
Informações sobre o Cinema na Praça de Casa Branca podem ser conferidas no Instagram @institutocabra e no site institutocabra.org
SERVIÇO:
Cinema na Praça em Casa Branca – Mostra Cine Encanto
Onde: Praça São Sebastião, em Casa Branca, Brumadinho (MG)
Quando: Quartas-feiras, às 19 horas
Data dos filmes:
9/10: “Menino Maluquinho – O Filme”
16/10: “O Cavalinho Azul”
23/10: “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”
Entrada: Gratuita
Sinopse Menino Maluquinho – O Filme (1995)
Um menino travesso de classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, sofrendo bastante quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.
Direção: Helvécio Ratton | Roteiro: Maria Gessy, Alcione Araújo | Elenco: Samuel Costa, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo | Duração: 1h 31min | Aventura, Família
Sinopse O Cavalinho Azul (1984)
Vicente tem um magro pangaré marrom, que aos seus olhos é um belo cavalo azul. Seus pais, pobres roceiros, passam por dificuldades e precisam vender o animal, para tristeza do menino. Determinado a não perder seu cavalo azul, Vicente embarca numa aventura para recuperá-lo.
Direção: Eduardo Escorel | Roteiro: Eduardo Escorel, Sura Berditchevsky | Elenco: Pedro de Brito, Ana Cecília Pinheiro Guimarães, Alby Ramos
Duração: 1h20min | Aventura, Família, Fantasia
Sinopse Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2001)
Tainá (Eunice Baía), uma indigenazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores desses dois mundos: o da selva e o da cidade.
Direção: Tania Lamarca, Sergio Bloch | Roteiro: Cláudia Levay, Reinaldo Moraes | Elenco: Eunice Baía, Luiz Carlos Tourinho, Charles Paraventi | Duração: 1h30 min | Aventura
SOBRE O PROJETO
O Cinema na Praça foi um dos dez projetos contemplados em todo o estado de Minas Gerais pela Lei Paulo Gustavo. A estreia ocorreu em junho com o premiado filme mineiro “Marte Um”, que abriu o ciclo temático “Destaques no Oscar”. Foram exibidos também “O menino e o mundo”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil”. O segundo ciclo, “Cinema e Música”, contou com “Jair Rodrigues: Deixa que digam”, “My name is now, Elza Soares”, “Emicida AmarElo: É tudo para ontem” e “Carmem Miranda: Banana is my business”. Já o terceiro ciclo Territorialidades exibiu as obras “Corumbiara”, “Nuhu Mu Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!”, “Lavra” e “A festa de Leo”. O quarto ciclo “Mulheres em Cena” apresentou “Que horas ela volta?”, “Um dia com Jerusa”, “Baronesa” e “A falta que me faz”. Até novembro, o projeto contemplará, ao todo, seis ciclos temáticos. O próximo e último será dedicado ao “Cinema Mineiro”.
Ficha técnica do projeto Cinema na Praça
Idealização: Thais Mol e Bianca Veriatto
Produção executiva: Patrícia Mattos
Curadoria: Carla Maia
Design: Frederico Paulino
Técnica: Frederico Amorelli
Apoio: Café da Cleide, Pousada Iandá, Escola Alecrim da Serra
INSTITUTO CABRA
Fundado em 2020, o Instituto Cabra tem realizado diversas ações nas áreas de cultura, tecnologia e sustentabilidade. Através do Confio Atelier já atendeu, com oficinas de técnicas têxteis, mais de 200 mulheres em cinco regiões de Brumadinho (Quilombos, Sede, Aranha, Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão e Casa Branca). Promoveu nas escolas de Brumadinho, oficinas de conscientização ambiental e descarte através do reuso criativo do plástico, atendendo mais de 300 jovens. É parceiro da Gambiologia no projeto “Hacklab Volante”, um ônibus que leva um museu de artefatos tecnológicos para visitação em praças e escolas que já rodou pelos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais. Hoje o Instituto abriu sua sede como uma galeria cultural no centrinho de Casa Branca e oferece oficinas de Moda e Sustentabilidade e de Gambiologia para jovens da escola municipal. Já recebeu aporte financeiro da Femsa Coca-Cola, Magnesita, Instituto C&A, Vale e Ministério Público do Trabalho.