quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeEntretenimentoCinemaCinema gratuito: começa nesta quarta-feira a nova programação do Cinema na Praça...

Cinema gratuito: começa nesta quarta-feira a nova programação do Cinema na Praça em Casa Branca

Mostra foi elaborada para destacar a diversidade e a força das histórias femininas no Brasil, trazendo à tona temas que refletem a complexidade das vivências das mulheres no país; Projeto promove sessões gratuitas de filmes brasileiros às quartas-feiras no distrito de Casa Branca, em Brumadinho (MG)

“Democratizar o acesso à cultura cinematográfica ao exibir, de forma gratuita, produções nacionais em praça pública”. Esse é o objetivo do projeto “Cinema na Praça”, realizado pelo Instituto Cabra, em Casa Branca, distrito de Brumadinho (MG). Iniciado em junho, o projeto entra no quarto ciclo temático, que recebe o nome “Mulheres em Cena”, e exibirá as obras: “Que horas ela volta?” (11/9), “Um dia com Jerusa” (18/9), Baronesa (25/9) “A falta que me faz” (02/10). As sessões são realizadas gratuitamente às quartas-feiras, às 19 horas, na Praça São Sebastião, no vilarejo mineiro. Após cada sessão, serão promovidos debates que incentivam o público a refletir e discutir os temas apresentados, criando um espaço de diálogo e troca de ideias. As sessões contam ainda com distribuição de pipoca e recreação para crianças.

De acordo com a curadora da iniciativa, Carla Maia, a mostra foi cuidadosamente elaborada para destacar a diversidade e a força das histórias femininas no Brasil, trazendo à tona temas que refletem a complexidade das vivências das mulheres no país. “As narrativas exploram questões como ancestralidade, ausência, disparidades sociais e a luta diária em comunidades periféricas”, afirma.

Com foco educativo e social, o projeto vai além da exibição de filmes. A proposta é utilizar o cinema como ferramenta para abordar questões sociais, raciais, etárias, de classe e de gênero, contribuindo para a formação de uma consciência crítica. “Além disso, o Cinema na Praça busca propor alternativas regenerativas para o município de Brumadinho, cuja economia ainda é fortemente dependente da mineração”, explica, Bianca Veriatto, idealizadora. “Ao ampliar o circuito cultural da região, esperamos contribuir para a diversificação das atividades culturais e fomentar um novo olhar sobre a cultura local. Assim, a iniciativa se apresenta como um convite à comunidade para redescobrir o poder transformador da arte e a importância de refletir sobre as realidades que nos cercam”, complementa Thais Mol, também idealizadora.

A programação completa do Cinema na Praça em Casa Branca (MG) pode ser conferida no Instagram @institutocabra

SERVIÇOCiclo Mulheres em Cena

Exibição às quartas-feiras, às 19 horas, gratuito

Praça São Sebastião, Casa Branca, Brumadinho (MG)


Dia 11/9 – Que horas ela volta?

Direção Anna Muylaert

Classificação 12 anos

Dia 18/9 – “Um dia com Jerusa”
Direção Viviane Ferreira

Classificação 14 anos

Dia 25/9 – Baronesa
Direção Juliana Antunes

Classificação 16 anos

Dia 02/10 – “A falta que me faz”

Direção Marília Rocha

Classificação livre

SINOPSE QUE HORAS ELA VOLTA

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Direção e roteiro: Anna Muylaert | Duração: 1h52min | Drama

SINOPSE UM DIA COM JERUSA
Conta a história de Silvia (Débora Marçal), uma jovem que trabalha com pesquisa de público para uma marca de sabão em pó. Ao bater na porta de Jerusa (Léa Garcia), é surpreendida com respostas nada convencionais e o diálogo a leva a compreender a vida de outra maneira, menos rápida e menos quantitativa. Jerusa compartilha suas experiências e memórias com Silvia, e as duas compartilham um sentimento de ancestralidade.
Direção: Viviane Ferreira | Roteiro Viviane Ferreira | Duração: 1h14 minutos | Drama

SINOPSE BARONESA

Andreia e Leidiane são grandes amigas que moram em casas vizinhas na Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte (MG). Elas trocam confidências, guardam sofrimentos e compartilham laços, mas quando uma guerra entre traficantes deixa o clima tenso, Andreia passa a cogitar ir embora da região.
Direção e roteiro: Juliana Antunes | Duração: 1h13 minutos | Documentário

SINOPSE A FALTA QUE ME FAZ
Em uma cidade rodeada pela Cordilheira do Espinhaço, quatro meninas vivem o final de sua adolescência. Durante a semana, elas vivem dias de amizade, angústias e contradições, sendo que nos finais de semana se encontram nas festas de forró locais.
Direção: Marília Rocha | Duração: 1h20min | Drama

SOBRE O PROJETO

Cinema na Praça foi um dos dez projetos contemplados em todo o estado de Minas Gerais pela Lei Paulo Gustavo. A estreia ocorreu em junho com o premiado filme mineiro “Marte Um”, que abriu o ciclo temático “Destaques no Oscar”. Foram exibidos também “O menino e o mundo”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil”. O segundo ciclo, “Cinema e Música”, contou com “Jair Rodrigues: Deixa que digam”, “My name is now, Elza Soares”, “Emicida AmarElo: É tudo para ontem” e “Carmem Miranda: Banana is my business”. Já o terceiro ciclo Territorialidades exibiu as obras “Corumbiara”, “Nuhu Mu Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!”, “Lavra” e “A festa de Leo”. Até novembro, o projeto contemplará ao todo seis ciclos temáticos, que terá ainda Cinema Infantil e Cinema Mineiro.

Ficha técnica do projeto Cinema na Praça

Idealização: Thais Mol e Bianca Veriatto

Produção executiva: Patrícia Mattos

Curadoria: Carla Maia

Design: Frederico Paulino

Técnica: Frederico Amorelli

Apoio: Café da Cleide, Pousada Iandá, Escola Alecrim da Serra

 

INSTITUTO CABRA

Fundado em 2020, o Instituto Cabra tem realizado diversas ações nas áreas de cultura, tecnologia e sustentabilidade. Através do Confio Atelier já atendeu, com oficinas de técnicas têxteis, mais de 200 mulheres em cinco regiões de Brumadinho (Quilombos, Sede, Aranha, Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão e Casa Branca). Promoveu nas escolas de Brumadinho, oficinas de conscientização ambiental e descarte através do reuso criativo do plástico, atendendo mais de 300 jovens. É parceiro da Gambiologia no projeto “Hacklab Volante”, um ônibus que leva um museu de artefatos tecnológicos para visitação em praças e escolas que já rodou pelos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais. Hoje o Instituto abriu sua sede como uma galeria cultural no centrinho de Casa Branca e oferece oficinas de Moda e Sustentabilidade e de Gambiologia para jovens da escola municipal. Já recebeu aporte financeiro da Femsa Coca-Cola, Magnesita, Instituto C&A, Vale e Ministério Público do Trabalho.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments