No dia 5 de novembro, às 19h, a telona do Cine Santa Tereza ganha vida com as palavras, cantos e gestos de mestras e mestres das culturas populares e tradicionais de Minas Gerais. Em sessão única e comentada, serão exibidos cinco curta metragens da série Vozes Guardiãs – Prêmio do Cocar, da Organização Social Vokuim, que estreou em outubro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes do início da sessão.
Os mini documentários retratam artistas e lideranças do Vale do Jequitinhonha e da Terra Indígena Xakriabá, no Norte de Minas Gerais. Do Jequitinhonha, são entrevistados Mestre Ulisses Mendes, ceramista de Itinga; Dona Betinha do Macuco, da Comunidade Quilombola Macuco, em Minas Novas; e Dona Mundinha (in memoriam), de Itamarandiba. Já do território Xakriabá, ganham a tela Isabel Xakriabá e Valdemar Xakriabá, das Aldeias Custódio e Prata.
A exibição é um convite à escuta e ao reconhecimento de saberes ancestrais, pela voz de mestres cuja atuação contribui para a preservação da memória de suas comunidades. Segundo Alba Dutra, coordenadora da Vokuim, o audiovisual permite ampliar o alcance dessas vozes: “Trata-se de uma ferramenta de valorização, visibilidade e respeito às trajetórias que moldam a identidade cultural do estado”.
Ao final da exibição, integrantes da equipe compartilharão os bastidores, os aprendizados e os encontros vividos ao longo dos mais de 7.500 km percorridos em campo. Comentam a sessão a coordenadora e entrevistadora do projeto, Alba Dutra, o diretor de audiovisual, Rangel Moreira, e a coordenadora de produção, Luciene Nogueira.
Série Prêmio do Cocar
Além dos cinco filmes exibidos no Cine Santa Tereza, a série Vozes Guardiãs conta com outros 13 curta documentários, que percorrem quilombos, aldeias, periferias e pequenas cidades do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Zona da Mata e Quadrilátero Ferrífero.
Os 18 mestres e mestras retratados foram contemplados pelo Prêmio do Cocar: Pajé Vicente Xakriabá, promovido pela Vokuim. O chamamento recebeu 167 inscrições válidas de agentes culturais de 61 municípios do estado, das quais 18 foram contempladas. Junto com o registro audiovisual, as pessoas selecionadas receberam prêmio no valor de R$ 21 mil, em reconhecimento e valorização do seu legado.
O Edital Edital Prêmio do Cocar: Pajé Vicente Xakriabá foi viabilizado com recursos da Emenda Parlamentar nº 43220003, de autoria da deputada federal Célia Xakriabá, vinculada à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).
Sobre a Vokuim
A Organização Social Vokuim nasceu em 2003, em Rubim (MG) – extremo norte de Minas Gerais, na região do baixo Vale do Jequitinhonha –, com o propósito de enfrentar o desafio da fome e da falta de acesso a direitos básicos no território. Hoje, sua missão é promover o desenvolvimento humano no Vale do Jequitinhonha, garantido o acesso à educação popular, à produção e à fruição cultural e fortalecendo a preservação da memória, do patrimônio cultural e do meio ambiente.
Em 22 anos de história, a organização já impactou mais de 50 mil pessoas por meio de dezenas de ações de formação, cultura, memória e comunicação, em parceria com entidades como Prefeitura Municipal de Rubim, Receita Solidária, Instituto Mahle, Programa Itaú Social, Ministério da Cultura, Museu da Pessoa e Rede Mineira de Pontos de Cultura.
|
Websérie Prêmio do Cocar Quarta-feira, 5 de novembro 19h a 21h Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte Ingressos gratuitos pelo Sympla: http://bit.ly/vozesguardias-cinesantatereza ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes do início da sessão, ou Classificação livre Filmes exibidos
Outras informações: instagram.com/vokuim/ |





