A 18ª edição da Primavera dos Museus inicia na segunda-feira, 23 de setembro, em todo o Brasil. Com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão“, a programação terá reflexões sobre o acesso universal ao acervo museológico. Entre as atividades previstas estão exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais. No Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas Minas Gerais (FCM-MG), será apresentada exposição que celebra os 74 anos da instituição como referência no ensino da saúde. Uma abordagem da trajetória da FCM-MG, evidenciando sua interação constante com as demandas sociais, históricas e tecnológicas. Segundo a museóloga Paola Cunha, os visitantes poderão ver registros dos primeiros anos da Faculdade, a construção do prédio atual, além de equipamentos e itens que marcam a evolução da instituição ao longo de mais de sete décadas, complementados por mídias que narram essa história.
Paola também destacou a relevância de participar da Primavera dos Museus: “Esse é um evento de abrangência nacional, o que aumenta a visibilidade tanto do Centro de Memória quanto da Faculdade Ciências Médicas. Nossa participação permite ampliar o diálogo com o público e com outras instituições”.
Primavera dos Museus
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as atividades serão realizadas em todo o país, entre os dias 23 a 29 de setembro, com participação aberta a museus, instituições de memória, centros e espaços culturais. A Primavera dos Museus é uma ação anual, que ocorre ao longo de uma semana, com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros a organizarem programas especiais em torno de um tema selecionado pelo Ibram. Realizado na semana de início da primavera, o evento busca incentivo ao envolvimento do público e criar oportunidades para reflexão e diálogo.
Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais
O Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG) foi inaugurado em junho de 2024, como parte do projeto estratégico da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora dos Institutos Ciências Médicas. Sua atuação abraça a excelência e a qualidade, comprometendo-se em promover atividades culturais, publicar trabalhos científicos, preservar o patrimônio histórico e fomentar a produção artística.
O ICCM-MG é responsável pela gestão do Teatro Feluma, da Editora Universitária Ciências Médicas e do Centro de Memória Ciências Médicas, consolidando seu compromisso com a preservação cultural e o enriquecimento da sociedade.
Centro de Memória
O Centro de Memória é um espaço de preservação, pesquisa e divulgação da história institucional da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. O espaço apresenta exposição que conta a trajetória da instituição ao longo dos anos, com seu pioneirismo característico e associado as mudanças tecnológicas na área da saúde.
O visitante poderá percorrer os quatro ambientes e interagir com as multimídias. O acervo é composto por mais de 5 mil itens entre objetos tridimensionais, documentos e conteúdo interativo, que fizeram parte da memória da instituição e também doados por profissionais da área da saúde e entusiastas da preservação da história.
O Centro de Memória está localizado na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (Campus I). A visitação é aberta a todos, sem necessidade de agendamento. No caso de grupos (acima de 10 pessoas), recomenda-se a reserva de horário.
Serviço
Primavera dos Museus – Centro de Memória Ciências Médicas
Datas: 23 a 29 de setembro
Segunda a sexta: 9h às 19h
Alameda Ezequiel Dias, nº 275, Térreo, Centro- Belo Horizonte, MG
Confira a programação completa: visite.museus.gov.br/colecoes/18-primavera-dos-museus
Para mais informações: (31) 32487248