Estão abertas as inscrições para a edição de 2024 do Cena 3×4, um dos mais importantes projetos de fomento à pesquisa e criação cênica de coletivos em Belo Horizonte, criado pela Maldita Cia. de Investigação Teatral e cuja importância é notoriamente reconhecida pelos artistas da capital mineira. O chamamento é voltado a agrupamentos de todas as vertentes das artes cênicas, interessados em investigar a dimensão coletiva da criação, culminando na realização de quatro (4) trabalhos de dramaturgia inédita.
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online, de 5 a 28 de abril, no site da Maldita Cia. As condições para participação e critérios de seleção também estão disponíveis no site da companhia. A relação de selecionados será divulgada até o dia 5 de maio. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail malditaciateatro@gmail.com. Os encontros serão realizados de maio a outubro de 2024, e seus processos de pesquisa irão culminar em uma mostra pública programada para novembro.
Esta edição marca a retomada do Cena 3×4 que, entre 2003 e 2006, teve papel de extrema importância no fomento à pesquisa e criação teatral em Belo Horizonte, tendo interferência na trajetória de importantes coletivos como a Cia Luna Lunera, Grupo Trama, Teatro Invertido, Armatrux, entre vários outros.
“Penso que a ideia do Cena 3×4, neste momento, tem grande importância para a cidade de Belo Horizonte, onde uma boa parte dos agrupamentos se esfacelaram, alguns perderam suas sedes, muitos se extinguiram mas, sobretudo, percebo que perdemos muitos vínculos de trocas entre nós. Mas, graças à vitalidade das artes, a roda viva gira e novas sementes coletivas emergem. Daí, nesse pós tudo ou quase tudo, a importância da retomada do projeto, que enseja a alegria da partilha com os nossos pares teatrais e, ao mesmo tempo, nos provoca a encontrar com a cidade, na perspectiva de oferecer resultantes que reflitam o pensamento orgânico de uma rede de coletivos, de convívios, que se encoraja para as dimensões e apropriações do pensamento político na produção cênica”, afirma Amaury Borges, co-fundador da Maldita Cia.
Em 2024, podem se inscrever grupos em qualquer linguagem das artes cênicas – compreendendo teatro, dança, circo, performances e as mais diversas linguagens híbridas – interessados em estabelecer uma comunidade de criação e investigar a dimensão coletiva da criação. Coletivos que busquem, ainda, ter seus processos criativos atravessados pelo diálogo com a chama dos territórios que habitam e por onde transitam, colocando a esfera do público e da comunidade como integrantes dos trabalhos.
A proposta do projeto é fazer com que quatro coletivos compartilhem experiências e saberes sobre processos de criação colaborativos e compartilhados, tomando as funções da atuação, dramaturgia e direção como base para a criação, agregando, nesta edição, a função de produção ao núcleo criador. Para enriquecer esse processo, foram elencados artistas-provocadores em cada uma dessas funções, sendo Anderson Feliciano na dramaturgia; Lenine Martins na atuação; para direção, Amaury Borges, e Sinara Telles na produção.
Três coletivos teatrais de Belo Horizonte e região metropolitana serão selecionados para integrar essa rede, na qual a Maldita Cia é propositora e também participante enquanto o quarto coletivo em processo de criação-formação. Cada grupo é convidado a criar um trabalho de dramaturgia inédita e de autoria coletiva, que será apresentado em temporada de 2 dias.
Os grupos serão escolhidos através de chamamento aberto, onde estarão definidos os princípios e condições de participação. Todas as informações estão no site da Maldita. Cada coletivo selecionado receberá uma verba de R$25.000,00 (Vinte e cinco mil reais) para viabilizar sua participação no projeto e a produção de seus trabalhos.
O Cena 3×4 2024 é realizado com fomento da Funarte através do “Programa Funarte de Ações Continuadas 2023”.
__________________________________________________________________________
SABADÃO COM CONVIDADOS
Não são apenas os grupos selecionados que saem ganhando com a retomada do Cena 3×4. O público também é agraciado com a presença de importantes pensadores do teatro contemporâneo que vêm a Belo Horizonte, ao longo do ano, convidados pelo projeto para participar de conversas abertas ao público. Realizadas em parceria com o projeto Sabadão, do Galpão Cine Horto, são conversas que propõem pensar e repensar os fazeres, alimentar e atiçar os processos.
No primeiro encontro, “Se juntar o bicho corre: memória 3×4”, no dia 20 de abril, às 10h, Ricardo Carvalho de Figueiredo e Chico Pelúcio versam memórias sobre o Cena 3×4 e sua contribuição para o fortalecimento das linguagens de grupos e de trabalhos de autoria coletiva. Relembrando princípios do processo de criação colaborativo e outras arquiteturas de criação em coletivo, o encontro propõe uma reflexão sobre as dimensões éticas e estéticas do trabalho em grupo, no fio da navalha entre a polifonia e o bem comum.
Já no dia 25 de maio, a partir das 10h, a convidada é a teórica e performer Eleonora Fabião, que participa da conversa “Coisas que precisam ser feitas”. Segundo ela, “neste encontro refletiremos sobre cena-em-expansão – ampliação que diz respeito não apenas à absorção de qualquer matéria do mundo em processos de criação artística, mas à experimentação com a própria noção de arte e à instauração de modos de vida. Neste sentido, apresentarei ações que venho realizando com colaboradoras e colaboradores em contextos diversos – frequentemente nas ruas”, adianta Eleonora.
Em julho, está previsto mais um Sabadão – 3×4, com convidado ainda a ser definido.
________________________________________________________________________
HISTÓRICO
Criado em 2002, o Cena 3×4 foi realizado ininterruptamente até 2006, graças à parceria entre Maldita Cia. de Investigação Teatral e o Galpão Cine Horto, resultante do desejo em comum de experimentar princípios do processo de criação colaborativa e estabelecer uma rede de qualificação e fomento da linguagem de teatro de grupo em Belo Horizonte.
O projeto tem sua importância notoriamente reconhecida pelos artistas que viveram esse período e, em suas primeiras 4 edições, promoveu a criação de onze (11) espetáculos, além de ter proporcionado a vinda à capital mineira de importantes artistas do cenário nacional como Tiche Vianna, Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Francisco Medeiros e Aderbal Freire Filho. Tudo isso fomentou a atividade de importantes grupos de teatro de Minas Gerais como Grupo Trama, Cia. Luna Lunera, Grupo Reviu à Volta, Grupo Armatrux e Teatro Invertido.
A partir de 2006, a Maldita Cia. ministrou oficinas sobre processos de criação colaborativos e experimentou princípios de colaboração em todos os seus trabalhos. Em 2023, iniciou-se o movimento de retomada do projeto através da ação “ofiCena 3×4”, uma oficina sobre criação teatral colaborativa, conduzida para grupos de três (3) cidades de Minas Gerais.
__________________________________________________________________________
SERVIÇO
Inscrições para o chamamento Cena 3×4 2024
De 5 a 28 de abril, através de formulário online no site da Maldita Cia
Informações pelo e-mail malditaciateatro@gmail.com