domingo, julho 14, 2024
HomeNoticiasEstadoCemig adota etanol na frota leve e deixa de emitir mais de...

Cemig adota etanol na frota leve e deixa de emitir mais de 100 toneladas de CO2 na atmosfera

Veículos da companhia passam a ser abastecidos apenas com o biocombustível de origem vegetal que libera menor quantidade de gases poluentes

A Cemig colocou em prática mais uma ação sustentável dentro de um conjunto de medidas que têm o objetivo de descarbonizar as atividades da empresa. Desde meados de maio, a frota leve da companhia passou a ser abastecida apenas com etanol, biocombustível produzido de vegetais e que é considerado carbono neutro (todo carbono liberado durante a queima no veículo é capturado durante o crescimento da planta). Com a adoção da iniciativa, mais de 112 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera apenas no primeiro mês, contribuindo, desta forma, para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A nova diretriz adotada engloba o abastecimento exclusivo com etanol em mais de 460 carros próprios que circulam em Belo Horizonte e nas outras 773 cidades da área de concessão da Cemig em Minas Gerais. Desde a implantação da medida, cerca de 49 mil litros de gasolina deixaram de ser consumidos pela Companhia, sendo substituídos pelo etanol, um biocombustível obtido da cana-de-açúcar que possui diversas vantagens ambientais em relação aos combustíveis fósseis.
A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou o trabalho conjunto realizado pelas equipes da companhia na construção de mais uma significativa medida sustentável que passou a fazer parte do dia a dia da empresa. “Pensamos de forma integrada. Essa iniciativa reforça e reafirma o empenho da empresa não só em desenvolver e oferecer soluções sustentáveis ao mercado de energia, mas em praticar ações ambientalmente positivas em todas as suas áreas de atuação”, enfatizou.
Equivalência
 Outra comparação importante que pode ser feita, a partir dos resultados obtidos desde a implementação da medida de abastecimento da frota com etanol pela Cemig, é com o quantitativo de árvores. A não emissão das 112 toneladas de CO2 na atmosfera, com a adoção dessa iniciativa pela companhia em um mês, equivale ao plantio de 784 árvores.
Compromissos climáticos 
 Buscando assumir compromissos climáticos cada vez mais ambiciosos, a Cemig vem se empenhando, em todas as áreas de atuação, para monitorar os indicadores pertinentes, de maneira a priorizar iniciativas alinhadas a um futuro de baixo carbono. Assim, a empresa busca identificar as principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa para elaboração de estratégicas e implantação de iniciativas que dialoguem com as práticas sustentáveis.
Desta forma, a Companhia é, desde 2022, signatária do Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e segue adotando medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de carbono até 2040.
Referência em sustentabilidade
 Reconhecida internacionalmente como referência em sustentabilidade no segmento energético brasileiro, a Cemig tem o parque gerador formado por fontes de energia limpa e 100% renováveis.
Além disso, a empresa é a única do setor elétrico das Américas a ser listada, juntamente com outras sete empresas do setor, todas europeias, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Companhia está há 24 anos consecutivos na seleta lista, permanecendo desde a criação do índice, em 1999.
Outro reconhecimento está na inclusão, novamente, no ranking global anual Carbon Clean200, que lista as 200 empresas de capital aberto que lideram iniciativas de soluções de transição para um futuro de energia limpa. A Companhia participa, também, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments