Inscrição para Cursos de Extensão do CEFART
Data: 23 a 27 de julho
Horários: De meio-dia do dia 23/7 às 23h59 do dia 27/7
Local: As aulas presenciais ocorrem no CEFART do Palácio ds Artes e no CEFART Liberdade
(Palácio das Artes: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte
(CEFART Liberdade: Rua Sergipe, 884 – Funcionários)
Classificação indicativa: De acordo com o curso
Inscrições: fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/
Informações para a imprensa:
Maron Filho | (31) 3236-7378 | (31) 98203-0083 | maron.filho@fcs.mg.gov.br / imprensapalaciodasartes@gmail.com
O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) da Fundação Clóvis Salgado (FCS) abrirá inscrições para os Cursos de Extensão, com atividades das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena. Totalizando 14 percursos formativos e 315 vagas, o foco são habilidades e competências específicas, trabalhadas em períodos curtos, na maioria dos casos com pouco mais de um mês de duração. As aulas estão previstas para iniciar em agosto e serão ofertadas em regime presencial, remoto ou híbrido, a depender de cada proposta. Para 11 dos 14 cursos, o critério de seleção é a ordem de inscrição dos candidatos, que podem se inscrever a partir de quarta-feira (23/7), até às 23h59 de domingo (27/7), exclusivamente em fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/. As inscrições e os cursos são gratuitos.
Os Cursos de Extensão visam democratizar o acesso ao conhecimento e atender às demandas das pessoas candidatas que não possuem disponibilidade para cursar integralmente os cursos regulares do CEFART, ou que desejam participar de forma pontual dos processos artístico-pedagógicos oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado. O corpo docente é composto por convidados e servidores do Centro de Formação, todos com capacitação acadêmica e profissional nas suas respectivas áreas. Embora os cursos sejam gratuitos, os materiais utilizados nas atividades são individuais e devem ser providenciados pelos estudantes. Após a divulgação do resultado, publicado no site da FCS (https://fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/), a matrícula deverá ser realizada de 5 a 7 de agosto, até as 23h59, por meio de preenchimento de formulário on-line de matrícula nos Cursos de Extensão, no link que será enviado por e-mail a todas as pessoas aprovadas. Para informações completas sobre os cursos, como pré-requisitos, currículo dos professores, critérios de seleção específicos e trâmites para inscrição e matrícula, acesse o edital.
As atividades do CEFART são realizadas pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Instituto Unimed-BH. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo FrediZak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH, da ArcelorMittal e da Usiminas, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.
CURSOS OFERTADOS E VAGAS
Arquitetura Icônica de Belo Horizonte (curso remoto)
Vagas: 30
Descrição: Abordagem dos estilos arquitetônicos que se manifestaram em Belo Horizonte, desde a fundação da cidade até os últimos tempos. Serão apresentadas as relações do contexto histórico e social com a arquitetura, levando em conta o fato da capital ter sido planejada.
Arquitetura Colonial Mineira (curso remoto)
Vagas: 30
Descrição: Urbanização nas vilas e cidades coloniais mineiras, destacando as mudanças e permanências das habitações e dos modos de vida, bem como as técnicas e os materiais utilizados para a concepção da arquitetura colonial. Enfoque na plasticidade e condicionantes sociais e econômicos que moldaram a arquitetura religiosa.
Commedia Dell’Arte – A Arte da Improvisação (curso presencial)
Vagas: 30
Descrição: A Commedia Dell’Arte é uma das formas mais influentes de teatro popular, baseada na improvisação e no uso de máscaras. Surgida na Itália do século XVI, sua estrutura cênica e seus arquétipos de personagens continuam a inspirar o teatro contemporâneo. O curso visa proporcionar um mergulho teórico e prático nesse universo, capacitando os participantes a explorar suas técnicas e aplicá-las em suas práticas artísticas.
A gravura e sua história (curso presencial)
Vagas: 20
Descrição: Curso teórico sobre o panorama da gravura tradicional desde suas origens e seu percurso pelo mundo até chegar e se concretizar como linguagem artística no Brasil.
Cuidar de si com TAI CHI (curso presencial)
Vagas: 25 vagas para a Turma 1. 25 vagas para a Turma 2.
Descrição: O TAI CHI é uma antiga prática chinesa para a saúde e a longevidade que promove a vitalidade do corpo e a serenidade do espírito. Consiste em treinamentos simples, fáceis e agradáveis, com movimentos circulares suaves, associados a exercícios de alongamento, automassagem, respiração e treinamentos de energia.
Fundamentos básicos do Piccolo (curso presencial)
Vagas: 20
Descrição: O curso, de curta duração, contará com aulas em grupo, promovendo a interatividade entre os participantes interessados no estudo do piccolo, também conhecido como flautim, um instrumento musical de sopro da família da flauta, conhecido por ser o menor e mais agudo da orquestra. Serão abordados exercícios voltados à sonoridade, articulação, afinação e agilidade, visando fortalecer a base técnica dos alunos e estimular a prática coletiva.
Improvisação “ONLINE” para todos os instrumentos (curso remoto)
Vagas: 20
Descrição: Estudo teórico, compreensão dos mecanismos e prática da improvisação sob a ótica da música popular com enfoque no jazz, blues e MPIB (Música Popular Instrumental Brasileira). Abordagem e prática de improvisação também nos contextos da bossa nova, samba, música latina, fusion, entre outros.
Desenho artístico para iniciantes (curso presencial)
Vagas: 20
Descrição: Introdução ao desenho artístico com as principais técnicas de desenho de observação, a partir de objetos comuns do cotidiano. Aprendizados dos materiais básicos para desenho. As aulas serão presenciais, com atividades, tutoriais e acompanhamento da professora. O curso inclui aulas sobre os artistas, a história e os conceitos por trás do desenho artístico.
Manutenção básica de instrumento: clarinete (curso presencial)
Vagas: 10
Descrição: Curso dedicado a oferecer noções básicas de manutenção no clarinete para interessados em luthieria e gerar interesse em futuro engajamento profissional na carreira de luthier de instrumentos de sopro.
Musicalização para crianças (curso presencial)
Vagas: 20
Descrição: O curso visa proporcionar aos alunos a construção e vivência da linguagem musical por meio de atividades sobre a apropriação musical em seus elementos básicos, criação espontânea, escuta ativa e sensibilidade artística.
O balé de cima para baixo: estudo da coordenação do movimento (curso presencial)
Vagas: 20
Descrição: O curso propõe uma abordagem do balé a partir da consciência do eixo corporal e da organização do movimento da cabeça até a base de apoio, explorando a força da coluna vertebral como estrutura de sustentação. A proposta valoriza o entendimento biomecânico e funcional do movimento, com foco no aprimoramento da técnica e na prevenção de lesões.
Núcleo de Estudos e Experimentação da Imagem (NEEXI) (curso híbrido)
Vagas: 10
Descrição: O Núcleo de Estudo e Experimentação da Imagem (NEEXI) é um grupo de estudos horizontal, colaborativo e aberto ao diálogo entre as artes, que busca explorar o entrelaçamento de pensamento, crítica e experimentação. Através da leitura de textos teóricos, literários e filosóficos e da troca de referências artísticas, o grupo se propõe a cultivar um espaço de escuta, pesquisa coletiva e produção de pensamento.
Princípios básicos da técnica e leitura musical para caixa clara (curso presencial)
Vagas: 10
Descrição: O curso visa desenvolver habilidades práticas e teóricas que permitam ao aluno melhorar sua coordenação, controle de baquetas, leitura de partituras, interpretação dinâmica e aplicação de técnicas.
Teatro para Adolescentes (11 a 14 anos) (curso presencial)
Vagas: 25
Descrição: Curso de Teatro para Adolescentes, direcionado a adolescentes de 11 a 14 anos. Neste módulo serão abordados exercícios individuais e coletivos que desenvolvam a expressão corporal, a criatividade, a comunicação verbal e o jogo cênico.
CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o CEFART possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.