sexta-feira, julho 25, 2025
HomeNoticiasCulturaCEFART abre 315 vagas para Cursos de Extensão gratuitos em diversas áreas...

CEFART abre 315 vagas para Cursos de Extensão gratuitos em diversas áreas artísticas

Presenciais, remotos ou híbridos, os percursos formativos de curta duração abrangem a Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena; as formações são focadas em competências e habilidades específicas, e as inscrições vão de 23 a 27 de julho

Inscrição para Cursos de Extensão do CEFART

 

Data: 23 a 27 de julho

Horários: De meio-dia do dia 23/7 às 23h59 do dia 27/7

Local: As aulas presenciais ocorrem no CEFART do Palácio ds Artes e no CEFART Liberdade

(Palácio das Artes: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte

(CEFART Liberdade: Rua Sergipe, 884 – Funcionários)

 

Classificação indicativa: De acordo com o curso

Inscrições: fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/

 

Informações para a imprensa:

Maron Filho | (31) 3236-7378 | (31) 98203-0083 | maron.filho@fcs.mg.gov.br / imprensapalaciodasartes@gmail.com

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) da Fundação Clóvis Salgado (FCS) abrirá inscrições para os Cursos de Extensão, com atividades das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena. Totalizando 14 percursos formativos e 315 vagas, o foco são habilidades e competências específicas, trabalhadas em períodos curtos, na maioria dos casos com pouco mais de um mês de duração. As aulas estão previstas para iniciar em agosto e serão ofertadas em regime presencial, remoto ou híbrido, a depender de cada proposta. Para 11 dos 14 cursos, o critério de seleção é a ordem de inscrição dos candidatos, que podem se inscrever a partir de quarta-feira (23/7), até às 23h59 de domingo (27/7), exclusivamente em fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Os Cursos de Extensão visam democratizar o acesso ao conhecimento e atender às demandas das pessoas candidatas que não possuem disponibilidade para cursar integralmente os cursos regulares do CEFART, ou que desejam participar de forma pontual dos processos artístico-pedagógicos oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado. O corpo docente é composto por convidados e servidores do Centro de Formação, todos com capacitação acadêmica e profissional nas suas respectivas áreas. Embora os cursos sejam gratuitos, os materiais utilizados nas atividades são individuais e devem ser providenciados pelos estudantes. Após a divulgação do resultado, publicado no site da FCS (https://fcs.mg.gov.br/noticias/processo-seletivo-cefart/), a matrícula deverá ser realizada de 5 a 7 de agosto, até as 23h59, por meio de preenchimento de formulário on-line de matrícula nos Cursos de Extensão, no link que será enviado por e-mail a todas as pessoas aprovadas. Para informações completas sobre os cursos, como pré-requisitos, currículo dos professores, critérios de seleção específicos e trâmites para inscrição e matrícula, acesse o edital.

As atividades do CEFART são realizadas pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Instituto Unimed-BH. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo FrediZak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH, da ArcelorMittal e da Usiminas, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

 

CURSOS OFERTADOS E VAGAS

Arquitetura Icônica de Belo Horizonte (curso remoto)

Vagas: 30

Descrição: Abordagem dos estilos arquitetônicos que se manifestaram em Belo Horizonte, desde a fundação da cidade até os últimos tempos. Serão apresentadas as relações do contexto histórico e social com a arquitetura, levando em conta o fato da capital ter sido planejada.

Arquitetura Colonial Mineira (curso remoto)

Vagas: 30

Descrição: Urbanização nas vilas e cidades coloniais mineiras, destacando as mudanças e permanências das habitações e dos modos de vida, bem como as técnicas e os materiais utilizados para a concepção da arquitetura colonial. Enfoque na plasticidade e condicionantes sociais e econômicos que moldaram a arquitetura religiosa.

Commedia Dell’Arte – A Arte da Improvisação (curso presencial)

Vagas: 30

Descrição: A Commedia Dell’Arte é uma das formas mais influentes de teatro popular, baseada na improvisação e no uso de máscaras. Surgida na Itália do século XVI, sua estrutura cênica e seus arquétipos de personagens continuam a inspirar o teatro contemporâneo. O curso visa proporcionar um mergulho teórico e prático nesse universo, capacitando os participantes a explorar suas técnicas e aplicá-las em suas práticas artísticas.

A gravura e sua história (curso presencial)

Vagas: 20

Descrição: Curso teórico sobre o panorama da gravura tradicional desde suas origens e seu percurso pelo mundo até chegar e se concretizar como linguagem artística no Brasil.

Cuidar de si com TAI CHI (curso presencial)

Vagas: 25 vagas para a Turma 1. 25 vagas para a Turma 2.

Descrição: O TAI CHI é uma antiga prática chinesa para a saúde e a longevidade que promove a vitalidade do corpo e a serenidade do espírito. Consiste em treinamentos simples, fáceis e agradáveis, com movimentos circulares suaves, associados a exercícios de alongamento, automassagem, respiração e treinamentos de energia.

Fundamentos básicos do Piccolo (curso presencial)

Vagas: 20

Descrição: O curso, de curta duração, contará com aulas em grupo, promovendo a interatividade entre os participantes interessados no estudo do piccolo, também conhecido como flautim, um instrumento musical de sopro da família da flauta, conhecido por ser o menor e mais agudo da orquestra. Serão abordados exercícios voltados à sonoridade, articulação, afinação e agilidade, visando fortalecer a base técnica dos alunos e estimular a prática coletiva.

Improvisação “ONLINE” para todos os instrumentos (curso remoto)

Vagas: 20

Descrição: Estudo teórico, compreensão dos mecanismos e prática da improvisação sob a ótica da música popular com enfoque no jazz, blues e MPIB (Música Popular Instrumental Brasileira). Abordagem e prática de improvisação também nos contextos da bossa nova, samba, música latina, fusion, entre outros.

Desenho artístico para iniciantes (curso presencial)

Vagas: 20

Descrição: Introdução ao desenho artístico com as principais técnicas de desenho de observação, a partir de objetos comuns do cotidiano. Aprendizados dos materiais básicos para desenho. As aulas serão presenciais, com atividades, tutoriais e acompanhamento da professora. O curso inclui aulas sobre os artistas, a história e os conceitos por trás do desenho artístico.

Manutenção básica de instrumento: clarinete (curso presencial)

Vagas: 10

Descrição: Curso dedicado a oferecer noções básicas de manutenção no clarinete para interessados em luthieria e gerar interesse em futuro engajamento profissional na carreira de luthier de instrumentos de sopro.

Musicalização para crianças (curso presencial)

Vagas: 20

Descrição: O curso visa proporcionar aos alunos a construção e vivência da linguagem musical por meio de atividades sobre a apropriação musical em seus elementos básicos, criação espontânea, escuta ativa e sensibilidade artística.

O balé de cima para baixo: estudo da coordenação do movimento (curso presencial)

Vagas: 20

Descrição: O curso propõe uma abordagem do balé a partir da consciência do eixo corporal e da organização do movimento da cabeça até a base de apoio, explorando a força da coluna vertebral como estrutura de sustentação. A proposta valoriza o entendimento biomecânico e funcional do movimento, com foco no aprimoramento da técnica e na prevenção de lesões.

Núcleo de Estudos e Experimentação da Imagem (NEEXI) (curso híbrido)

Vagas: 10

Descrição: O Núcleo de Estudo e Experimentação da Imagem (NEEXI) é um grupo de estudos horizontal, colaborativo e aberto ao diálogo entre as artes, que busca explorar o entrelaçamento de pensamento, crítica e experimentação. Através da leitura de textos teóricos, literários e filosóficos e da troca de referências artísticas, o grupo se propõe a cultivar um espaço de escuta, pesquisa coletiva e produção de pensamento.

Princípios básicos da técnica e leitura musical para caixa clara (curso presencial)

Vagas: 10

Descrição: O curso visa desenvolver habilidades práticas e teóricas que permitam ao aluno melhorar sua coordenação, controle de baquetas, leitura de partituras, interpretação dinâmica e aplicação de técnicas.

Teatro para Adolescentes (11 a 14 anos) (curso presencial)

Vagas: 25

Descrição: Curso de Teatro para Adolescentes, direcionado a adolescentes de 11 a 14 anos. Neste módulo serão abordados exercícios individuais e coletivos que desenvolvam a expressão corporal, a criatividade, a comunicação verbal e o jogo cênico.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o CEFART possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments