domingo, fevereiro 25, 2024
HomeNoticiasCulturaCCBB Educativo: Programação infantil inclui bebês de colo e crianças maiores

CCBB Educativo: Programação infantil inclui bebês de colo e crianças maiores

 

No CCBB Educativo, crianças de todas as idades têm lugar em um mundo que une arte, imaginação e criatividade. Por meio de uma programação permanente e gratuita, arte-educadores propõem diálogos com as exposições em cartaz a partir de diferentes manifestações artísticas, como a literatura, música, teatro e artes plásticas.

Novidade: crianças de colo ganham visita especial

 

Criada para acolher bebês de colo e seus cuidadores, a visita mediada “No Sling” propicia uma experiência imersiva no ambiente expositivo, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento estético e poético através de narrativas, músicas e objetos relacionais. A ação, a ser realizada neste domingo (15 de outubro), às 9h30, antes do CCBB abrir ao público, propõe um mergulho no universo tecnológico do Studio Drift e em suas reflexões sobre a relação entre o humano e a natureza. O CCBB Educativo emprestará um sling para cada bebê participante. A visita tem duração de 30 minutos. Inscrições: https://forms.gle/erit13ptDJBm6FUF8.

 

Pequeníssimas Mãos, atividade indicada para bebês de zero a dois anos, é inspirada nos trabalhos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, artistas que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra. Realizada aos sábados, domingos e feriados, às 11h e 11h30, bebês e seus cuidadores serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais” criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. Uma proposta de imersão que instigará a percepção estética dos bebês colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores.

 

Para crianças a partir de três anos: laboratório de artes, literatura, música e teatro

 

Pequenas Mãos – Seres Luminosos. Se pudéssemos inventar um outro mundo criando os bichos e as plantas que nele vivem, eles seriam iguais ou diferentes dos que conhecemos? Esta é a proposta do Pequenas Mãos – Seres Luminosos, atividade que convida as crianças a construírem seres luminosos para seus próprios mundos imaginários. Inspirados pelo Studio Drift e seu híbrido de tecnologia e natureza, os participantes farão uma imersão criativa na elaboração de seres mágicos e brilhantes. Quando: sábados, domingos e feriados – 15h.

 

Laboratório de Práticas Criativas – No Rastro da Serpente. Já imaginou uma serpente de membranas móveis sobrevoando nossas cabeças, como se estivesse a questionar as ações para com a natureza? Tendo como referência a obra “Shylight” e o trabalho do artista brasileiro Jaider Esbell, o CCBB Educativo propõe uma oficina de criação de miniaturas articuladas de papel, que reproduzem as membranas em movimento de animais, colaborando para a composição de um móbile coletivo em formato de cobra, que ficará instalado no teto da sala do Ateliê Educativo. Quando: sábados, domingos e feriados – 12h e 17h.

 

Livro Vivo. A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Nesta atividade, artistas-educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. Para Studio Drift, serão abordadas temáticas como tecnologia, natureza e arte contemporânea. Alguns títulos são: “Abecedário de Bichos Brasileiros”, de Geraldo Valério; “Uma Ilha Lá Longe”, de Cora Rónai e Rui de Oliveira; “Espelho”, de Suzy Lee; entre outros. Quando: sábados, domingos e feriados – 13h e 17h.

 

Em Cantos e Contos  – O Futuro é Ancestral: Histórias para se Reconectar. Quantas possibilidades de futuro podem surgir de uma tela em branco? Em seu livro “Futuro Ancestral”, Ailton Krenak defende que nós, humanos, acabamos nos distanciando da natureza e passamos a nos enxergar como se não fizéssemos parte dela. Da conexão entre Krenak e Studio Drift, o CCBB Educativo apresenta o espetáculo O Futuro é Ancestral: Histórias para se Reconectar”. A partir de uma atmosfera onírica, os educadores apresentarão histórias da natureza utilizando a tecnologia e o espaço em branco como uma possibilidade de criação, onde a arte e a criatividade ganham cor e forma. Quando: sábados, domingos e feriados – 14h e 16h.

              

Ações Sensoriais. De quais maneiras você experimenta o mundo? A partir de algumas obras da exposição “Studio Drift – Vida em Coisas”, o CCBB Educativo desenvolve objetos sensoriais para que outros sentidos além da visão, como o tato e a audição, sejam acionados na mediação. Os visitantes poderão experimentar de maneira mais ativa o conceito por trás de cada uma das obras, utilizando um objeto com fios luminosos e maleáveis, um autômato que reproduz o movimento de uma das obras, e a experiência de estar embaixo de uma rede feita de metal. Quando: segundas, quintas e sextas – 13h e 16h. Sábados, domingos e feriados – 11h e 15h.

 

Confira a programação completa do CCBB Educativo para outubro

 

Música Encena – Desabrocha. Inspirados pela obra “Shylight”, bailarinos performam usando saias que recriam o movimento das flores presas no teto. Embalada pela música de Philip Glass, uma coreografia é desenvolvida para lembrar que o desabrochar é um movimento inerente à vida. Quando: Sextas – 19h. Sábados, domingos e feriados – 16h.

 

Visita Teatralizada. Personagens que fizeram parte da memória de Belo Horizonte ou do prédio do CCBB viajam no tempo e chegam em 2023 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício. Em uma inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. A visita tem duração de até 1h e é destinada para o público espontâneo. Quando: sábados, domingos e segundas – 18h.

 

Visitas Mediadas. Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando:  quarta a segunda – 12h e 18h.

             

Visita em Libras. Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um intérprete de Libras ouvinte realiza visitas medidas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando: domingos e segundas – 15h.

 

Visitas Agendadas para Grupos. Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de uma hora, as visitas educativas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Quando: segundas, quintas e sextas – 9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h. Quartas – 9h30, 10h30, 19h

 

Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial. Que tal conhecer a exposição utilizando outros sentidos que não apenas a visão? Horário de visitação para pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes, que explora memórias, sentidos e sensações. A visita tem duração de até 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio pelo formulário: https://forms.gle/zhNdD15C2u5ZVeMv6Quando: 22 de outubro, às 9h30.

 

Circuito Liberdade 

 

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. 

 

Serviço CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – Quarta a segunda, das 10h às 22h.

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments