quarta-feira, agosto 27, 2025
HomeEntretenimentoCasa Fiat de Cultura inaugura "Fístula", exposição que promove reflexões sobre as...

Casa Fiat de Cultura inaugura “Fístula”, exposição que promove reflexões sobre as relações entre espécies

Na exposição, o artista Iago Gouvêa apresenta esculturas de cerâmica produzidas em alta temperatura

 

“Fístula” pode ser uma considerada uma intervenção que abre uma janela para acessar o desconhecido. Esse também é o nome da nova exposição da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, que fica em cartaz de 20 de junho a 6 de agosto de 2023. A mostra apresenta 19 esculturas em cerâmica de ratos e uma de ovelha, obras de Iago Gouvêa. O artista plástico usa técnicas milenares na produção de peças contemporâneas que chamam a atenção pela visualidade e delicadeza, ao mesmo tempo em que promovem reflexões sobre a relação do ser humano com outros animais. Para marcar a abertura da exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um bate-papo virtual com o artista, no dia 20 de junho, às 19h, com inscrição pela Sympla. A mostra foi escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria e tem entrada gratuita.

 

Em “Fístula”, a trama proveniente desse habitat coabitado pelos humanos e pelos animais une-se a um universo poético e serve de insumo para a produção dos trabalhos de Iago Gouvêa. As obras, apesar de causarem certa estranheza pelas deformações dos pequenos animais, são equilibradas pela aparência delicada da cerâmica. “A minha obra propõe reflexões relacionadas à objetificação dos animais por meio de uma produção artística que sintetiza, através das formas, essas questões”, pontua Iago.

Entre paredes brancas e cinzas e cubos com tampo de aço inox, o artista cria uma atmosfera que remete aos laboratórios científicos, ambiente no qual alguns animais passam todo o seu ciclo de vida. Iago apresenta a série In vitro, que vem sendo desenvolvida desde 2017, com 18 ratos cerâmicos e a obra Objeto 01, uma ovelha com uma cabeça e dois corpos. Cada um deles é uma representação de experiências laboratoriais, por isso são “manipulados geneticamente” por Iago para serem convertidos em objetos. Alguns ganham a dimensão de bibelô, com partes do corpo em formas de flores, galhos e asas.

A escritora, ensaísta e professora de Literatura, Maria Esther Maciel, que assina o texto curatorial da exposição, ressalta que Iago Gouvêa traz à tona reflexões contundentes sobre os limites entre os humanos e não humanos. Para ela, as obras “oscilam paradoxalmente entre o anômalo e o ornamental, o descartável e o utilizável. Em qualquer dessas condições, sempre coisificados”, observa.

É a partir de pesquisas, e posteriormente do desenho, que o artista começa a criar as obras, mas é na experimentação com a argila que elas se revelam através de uma narrativa ficcional. O processo para criação de cada peça dura cerca de três dias: a argila, depois de modelada, vai para o forno para se tornar cerâmica, passa pela esmaltação, por uma queima em alta temperatura e, por fim, pela pintura da porcelana. “Gosto muito de trabalhar com a cerâmica. Este é um material que dura para sempre sem se transformar, que fica para contar histórias”, reflete. Entre formas, imaginário e uma produção artística com técnicas apuradas, a exposição promove reflexões sobre a interação dos seres humanos com a natureza em suas diversas dimensões.

A mostra “Fístula” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Bate-papo online com o artista

Para inaugurar a exposição “Fístula”, a Casa Fiat de Cultura realiza um bate-papo online com Iago Govêa, no dia 20 de junho, às 19h, pelo canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube. Formado em Artes Plásticas, seus trabalhos envolvem cerâmica, ferro, cimento, tecidos e bordados. Durante o evento serão apresentados mais detalhes sobre o processo criativo e as inspirações do artista, que realiza sua primeira mostra individual. O público poderá interagir por meio do chat virtual, quando algumas perguntas serão respondidas ao vivo. A inscrição deve ser feita na Sympla (http://bit.ly/BatePapoIagoGouvea).

Sobre o artista

Iago Gouvêa é natural de Belo Horizonte, onde vive e trabalha. É graduado em Artes Plásticas com bacharelado pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em seu trabalho investiga formas e símbolos que circundam a relação triangular entre o humano, o animal e a cidade. Já realizou exposições coletivas em Belo Horizonte e Nova Lima (MG), Brasília (DF), Guarulhos, Ribeirão Preto e Santo André (SP), e Curitiba (PR). Também já foi reconhecido nos prêmios: 49° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (2021), XVIII Mostra interna da Escola Guignard-UEMG (2018), 6º Prêmio IBEMA de Gravura (2016) e XVI Mostra Interna da Escola Guignard-UEMG (2016).

Piccola Galleria
O espaço é destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016, com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 6ª edição, contou com o artista e curador Raul Córdula; o doutor em Arte e Cultura Visual, João Paulo de Freitas; e pela artista visual, curadora, educadora e gestora cultural, Fabíola Mendonça.

A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Iago Gouvêa, outros cinco artistas foram selecionados na 6ª edição, e serão exibidos na programação de 2023 e 2024.

Nesta edição, o processo de seleção foi realizado de forma 100% online. Além de agilizar o processo de inscrição, o formato permitiu que pessoas de todo o Brasil participassem, somando quase 300 inscrições, de todas as regiões do país.

As exposições selecionadas no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria são exibidas em um espaço da Casa Fiat de Cultura voltado ao incentivo permanente de expressões artísticas e contam com ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. São realizadas visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, além de ações especiais de comunicação em todos os canais da Casa Fiat de Cultura. A mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e visibilidade dos artistas.

Nas cinco edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 28 artistas, abrigou mais de 300 obras e recebeu um público de 400 mil pessoas. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 70 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Exposição “Fístula”, de Iago Gouvêa, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: 20 de junho a 6 de agosto de 2023
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

Bate-papo online com o artista Iago Gouvêa
20 de junho de 2023, às 19h
Transmissão ao vivo
Inscrição gratuita pela Sympla: http://bit.ly/BatePapoIagoGouvea

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments