O concerto homenageará o violonista Andrés Segovia e o poeta Federico Garcia Lorca,
figuras representativas da cultura hispânica do século XX
O violão é o instrumento mais popular da cultura ocidental. Para a edição de agosto do Música na Capela, a Casa Fiat de Cultura convida o Ars Nova-Coral da UFMG que junto ao violonista Celso Faria, vai explorar os sons deste instrumento que está intimamente ligado à cultura e à história hispânica e latino-americana. O concerto “Entre laranjeiras e oliveiras – música para violão, coro e violão e coro” será realizado no domingo, dia 20 de agosto, às 11h, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço.
Durante o Música na Capela, dois artistas serão homenageados pelas 6 cordas do violão e as 22 vozes do coral: o violonista espanhol Andrés Segovia (1893-1987) e o poeta Federico Garcia Lorca (1989-1936). Segovia foi a figura central do violão no século XX, sendo responsável por impulsionar um grande número de músicas, originais ou transcritas, para o instrumento. Garcia Lorca foi o poeta de maior influência, popularidade e excelência da literatura e do teatro espanhol do século XX. Sua obra é composta por prosa, poesia e teatro e seu estilo é repleto de simbologia e referências à cultura tradicional e popular.
No concerto “Entre laranjeiras e oliveiras – música para violão, coro e violão e coro”, o violonista Celso Faria homenageará Andrés Segovia com quatro obras dedicadas a ele compostas pelo espanhol Moreno-Torroba, pelo brasileiro Villa-Lobos, pelo italiano Castelnuovo-Tedesco e pelo mexicano Manuel Ponce. Já o Ars Nova celebrará a obra de Garcia Lorca com quatro poemas da Suíte Lorca, musicados pelo finlandês Einojuhani Rautavaara para coro a cappella. Para finalizar o programa, Celso e o coral se juntam, sob a regência de Lincoln Andrade, para interpretar Romancero Gitano, de Mario Castelnuovo-Tedesco com poemas de Federico Garcia Lorca.
Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa e do Governo de Minas.
Ars Nova-Coral da UFMG
O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais há mais de 60 anos, no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Lincoln Andrade, desde 2017, o Ars Nova vem realizando estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas e apresentando concertos em Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, Leopoldina e Tiradentes e Brasília (DF), além das apresentações em Belo Horizonte, dentro da proposta de levar a música coral pelas estradas de Minas e do Brasil.
Celso Faria
Mestre em performance musical, Celso Faria tem uma reconhecida trajetória como violonista e pesquisador. Além de recitais e solos orquestrais, ele conta com mais de 130 títulos de obras a ele dedicadas, encomendadas, transcritas ou arranjadas. Já o álbum Recital Mineiro – obras de Carlos Alberto Pinto Fonseca e Arthur Bosmans é um disco independente e marcado por um estreito laço com o berço de sua formação musical.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Música na Capela com o Ars Nova-Coral da UFMG e o violonista Celso Faria
“Entre laranjeiras e oliveiras – música para violão, coro e violão e coro”
20 de agosto de 2023, domingo, das 11h às 12h
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita
Programa
Preambulo Federico Moreno-Torroba
Estudo no. 8 Heitor Villa-Lobos
Tarantela Mario Castelnuovo-Tedesco
Sonatina Meridional Manuel María Ponce
Suíte Lorca Einojuhani Rautavaara
Romancero Gitano Mario Castelnuovo-Tedesco
Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura