Para abrir a programação do Música na Capela de 2025, a Casa Fiat de Cultura convida o Quarteto de Cordas Echinata, formado por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O concerto “Entre o Clássico e o Romântico” será realizado neste domingo, 23 de março, às 11h, na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura. Em uma celebração que une tradição e inovação, a apresentação propõe uma jornada musical entre o Classicismo e o Romantismo, explorando as sutilezas e os contrastes desses dois períodos importantes. O evento tem entrada gratuita e o espaço está sujeito à lotação.
A apresentação terá início com o “Quarteto em Dó Maior, K. 465”, de Mozart – o “Dissonante”. Com sua abertura ousada, a obra desafia as convenções harmônicas da época, ao mesmo tempo em que se desdobra em toda a clareza e elegância típicas do Classicismo.
Em seguida, o público será transportado para o universo romântico com o “Quarteto de Cordas nº 1 em Sol Menor, Op. 27”, de Grieg. Com uma expressividade marcada por influências da música folclórica norueguesa, a obra revela um leque de emoções que alterna entre a intensidade dramática e a delicadeza lírica.
Este concerto também marca a estreia do Quarteto de Cordas Echinata. O grupo é formado pelos violinistas Luis Andrés Moncada e Laura Von Atzingen, pelo violista Daniel Mendes e pelo violoncelista Lucas Barros, e reúne experiências e influências distintas, unindo suas raízes em uma proposta artística que transcende fronteiras.
Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Quarteto de Cordas Echinata
O Quarteto de Cordas Echinata é uma formação musical inovadora e envolvente, que celebra a riqueza da música de câmara com um toque especial de diversidade cultural. O Echinata busca não apenas encantar os ouvintes com suas interpretações precisas, mas também instigar a reflexão por meio da conexão emocional e da exploração de novas possibilidades sonoras.
Composto por três músicos brasileiros e um músico da Venezuela, todos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o grupo chega para inovar e encantar o público com sua sonoridade única. Mais do que um grupo musical, o Quarteto Echinata é um projeto que une culturas por meio das cordas, conquistando plateias e fortalecendo a importância da música como uma linguagem universal.
A Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 90 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Música na Capela “Entre o Clássico e o Romântico” com o Quarteto de Cordas Echinata
23 de março de 2025, domingo, às 11h
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita
Luis Andrés Moncada, violino
Laura Von Atzingen, violino
Daniel Mendes, viola
Lucas Barros, violoncelo
Programa
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Quarteto em Dó Maior, K. 465 “Dissonante”
• I. Allegro
• II. Andante Cantabile
• III. Menuetto: Allegro
• IV. Allegro
Edvard Grieg (1843 – 1907)
Quarteto de Cordas nº 1 em Sol Menor, Op. 27
• I. Allegro con brio
• II. Scherzo: Allegro molto
• III. Adagio
• IV. Allegro moderato
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
X: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura