segunda-feira, julho 7, 2025
HomeNoticiasCidadeCape abraça campanha contra o câncer e promove a Semana Dourada

Cape abraça campanha contra o câncer e promove a Semana Dourada

A entidade chama atenção para a doença e reforça a importância de consultas frequentes para detectar esse tipo de câncer que acomete crianças e adolescentes

 

Todos os anos, a campanha Setembro Dourado é realizada em âmbito nacional e provoca a volta dos olhares para o câncer infantojuvenil. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de ficar atenta aos sinais e sintomas da doença e fazer consultas periódicas com acompanhamento pediátrico ao longo do crescimento da criança, além de informar que, se diagnosticado no início, o câncer tem cura.

A Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), reconhecida por seu trabalho de acolhimento a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e outras doenças não infecciosas, participa ativamente das ações promovidas ao longo da campanha. Este ano, é parceira na realização do Simpósio de Oncologia Pediátrica promovido pelo Grupo Brasileiro de Tumores Renais; participou da aula especial sobre o retinoblastoma promovida pela Santa Casa de Belo Horizonte; e irá promover uma semana de palestras sobre o câncer infantojuvenil entre os dias 25 e 28 de setembro, ministradas por profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, professores e assistentes sociais na sede da instituição, na Alameda do Ipê Branco, 28, no bairro São Luiz.

O evento tem cunho informativo e é voltado para os acolhidos e seus familiares, funcionários e parceiros da CAPE, que receberão cartilhas de orientação, participarão de oficinas e atividades lúdicas e corporais. Os temas abordados serão “Câncer infantil e os impactos socioemocionais na família”; “Os direitos da pessoa com câncer e formas de acesso”; “Um olhar para a qualidade de vida e a promoção da saúde no câncer infantil”; “Importância da nutrição no tratamento do câncer infantojuvenil”; e “Oficina de brinquedos terapêuticos”.

Mônica Araújo, superintendente da CAPE, fala sobre a finalidade da semana de palestras e informa que os interessados em participar podem ligar para o número 3401-8000 para se inscreverem. “Neste Setembro Dourado, intensificamos as atividades de nossa equipe multidisciplinar. O objetivo é de levarmos até os que vivenciam a batalha contra o câncer, informações e meios de tornar este momento menos doloroso. Através de palestras e oficinas, orientamos, informamos e criamos possibilidades para que estes momentos de luta sejam mais leves e as crianças e suas famílias se sintam realmente abraçadas. É importante estarmos juntos durante todo o processo e que eles tenham consciência deste acolhimento”, explica.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, podendo ocorrer em qualquer local do organismo, sendo a principal causa da morte de jovens entre 1 e 19 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil foi significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os linfomas e os tumores no sistema nervoso central. Em crianças pequenas, o retinoblastoma (tumor maligno ocular), o neuroblastoma (tumor no sistema nervoso periférico) e os tumores nos rins são mais prevalentes, enquanto que em crianças maiores, cânceres nos ossos são os mais comuns.

A CAPE faz um alerta aos pais para que fiquem atentos aos sinais e sintomas, procurem um pediatra para a realização de um diagnóstico e, se for o caso, iniciem o tratamento o mais breve possível.

 

SERVIÇO:

CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio

Local: Alameda do Ipê Branco, 28 – São Luiz

Telefone: 3401-8000

Instagram: @capebh

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments