Belo Horizonte, agosto de 2025 — Como parte do novo posicionamento iniciado em 2024, a Camponesa, marca do grupo Alvoar Lácteos, segue investindo em iniciativas que reforçam seus atributos de marca e ampliam a conexão com o consumidor. Desta vez, a marca leva sua essência diretamente para os supermercados com a Experiência Camponesa, uma ativação imersiva que transforma o ponto de venda em um espaço de afeto, sabor e descoberta.
A ação reúne degustações de receitas preparadas ao vivo, brindes personalizados e uma cenografia de alto padrão, tudo pensado para criar uma experiência sensorial e emocional que aproxime ainda mais o público da marca.
Com mais de 150 peças de exposição planejadas, a marca está implementando displays de chão, pontas de gôndola e três modelos diferentes de ilhas gourmet — todos com acabamento premium e cozinha funcional equipada com forno e cooktop. As peças foram desenvolvidas em parceria com a agência Ana Couto, responsável por traduzir os atributos da nova identidade visual da marca também para o ponto de venda.
A primeira ativação já está em andamento no Mateus Casa Forte, em Recife, e seguirá até o fim de agosto. A previsão é que cada peça permaneça de dois a três meses no PDV, com ações semanais realizadas às sextas e aos sábados.
Cozinha ao vivo, brindes e presença digital
Durante o período de ativação, a Camponesa realizará as ações sempre com foco em experimentação e relacionamento com o consumidor. Essas ativações contam com degustações de receitas preparadas ao vivo, como o brigadeiro feito com leite condensado integral Camponesa, que se destaca pelo ponto perfeito, cremosidade e sabor marcante.
Além da cozinha em funcionamento, o projeto inclui abordagem aos clientes e distribuição de brindes exclusivos, como copos medidores, bowls e potes para leite em pó, além da presença de influenciadores do universo gastronômico, que acompanham as ações e produzem receitas ao vivo com os produtos Camponesa.
A equipe em campo é formada por uma culinarista — responsável por desenvolver as receitas — além de uma promotora e uma supervisora, que garantem o bom andamento da operação.
Experiência com estratégia
Com a Experiência Camponesa, a marca quer construir valor e estreitar a conexão com o consumidor no momento da compra. A ação também tem metas claras de performance: ampliar o portfólio cadastrado nas lojas, aumentar o giro e o volume de vendas nos pontos ativados, expandir a presença da marca em novos varejistas e reforçar a percepção de Camponesa como uma marca premium dentro da categoria de lácteos.
Com foco na qualidade da execução e atenção aos detalhes, todas as peças seguem a nova identidade visual da Camponesa e foram produzidas com materiais de alta durabilidade, alinhados à proposta de elevar a experiência no ponto de venda.
A marca prevê a instalação das 150 peças ao longo do segundo semestre, com ativações em diferentes regiões do país e novos PDVs devem ser anunciados em breve.
Sobre a Camponesa
Parte do Grupo Alvoar Lácteos, a Camponesa é especialista em leite desde 1948. Tradição, sabor, qualidade e inovação constante fazem da marca a terceira maior em leite em pó do Brasil, líder no segmento no Nordeste e também líder em leite UHT em Belo Horizonte. Com um portfólio completo, a Camponesa faz do leite a inspiração para delícias do dia a dia.
A marca se desdobra ainda em duas frentes: Camponesa Profissional, voltada para o público B2B, com embalagens maiores e produtos direcionados a transformadores e restaurantes; e Camponesa Origem, linha de produtos minimamente processados e clean label.
Sobre a Alvoar
A Alvoar Lácteos é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil, com faturamento bruto de R$ 4,8 bilhões em 2023, sete fábricas e 17 centros de distribuição. Reúne marcas líderes em seus segmentos, como Betânia, Camponesa, Betânia Kids, Yobem e Caramelos Embaré, e atua com um portfólio diversificado, com mais de 250 produtos vendidos em mais de 50 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 30 países. A empresa conta com um time de mais de 4,5 mil colaboradores diretos e trabalha em parceria com mais de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas no Nordeste e em Minas Gerais.