No próximo dia 04 de maio, o Camaleão Grupo de Dança estará em Contagem, oferecendo uma programação inteiramente gratuita que inclui “Oficina de Ritmos Diversos”, além da apresentação do espetáculo “Verga” e a exibição do curta “Veias Abertas”. No dia 04 de maio, sábado, a comunidade local terá a oportunidade de praticar movimentos diversos de dança fáceis e divertidos. Logo em seguida, a população da cidade de Contagem terá acesso a uma programação que inclui a apresentação do espetáculo e também do filme. O programa poderá ser conferido na Praça Marília de Dirceu, no bairro Inconfidentes, região central. Durante a programação, contaremos também com as ações da “Rua do Lazer” da cidade de Contagem.
O espetáculo “Verga” é o primeiro espetáculo construído apenas por membros da equipe, sem um coreógrafo convidado, o que sempre foi uma marca do grupo. O resultado em cena é derivado de um processo de criação coletiva dos bailarinos Isabela Guerra, Glaydson Oliveira (Índio), Mariana Chalfum, Paulo Firmino e Thales Buzelin, e a diretora artística do grupo, Inês Amaral, que assina, também, a direção coreográfica e artística da obra.
A concepção deste trabalho transita entre a resistência e a liberdade como possíveis formas de reação às relações de poder. Não somente como oposição, mas como uma maneira de pensar e agir através do autoconhecimento, onde resistir não significa apenas reagir, mas, também, criar. Para discutir essas questões o grupo se apoia nas linguagens que vem investigando, principalmente na capoeira. Há alguns anos, o elenco desenvolve um intenso trabalho de pesquisa na área.
A fundadora e diretora geral da companhia, Marjorie Quast, destaca “estamos apresentando um trabalho que é fruto de uma pesquisa que vem sendo trabalhada coletivamente já há algum tempo dentro do grupo. É um prazer enorme apresentar esta programação em Contagem”, destaca Quast.
Já o curta “Veias Abertas” é um projeto que surgiu a partir de expedições por cidades localizadas às margens do Rio das Velhas. O movimento corre como Rio, como o sangue nas veias. Além de percorrer essas regiões, se relacionar com as comunidades, com o Rio, a obra se estende, provocando reflexões sobre a importância da preservação das águas, que é o mote principal deste projeto.
Sobre o Camaleão Grupo de Dança
@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca
O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA completa 40 anos de história em 2024 e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 20 montagens assinadas por 13 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.
Serviço
Instituto Unimed-BH apresenta: “Dança, Cinema e Oficina”, com Camaleão Grupo de Dança, em Contagem
Data: 04 de maio de 2024 – sábado
Local: Praça Marília de Dirceu – Bairro Inconfidentes – Contagem/MG
Oficina
Horário: 16h
Aberto para toda a comunidade
Espetáculo Verga
Horário: 17h
Exibição do Curta “Veias Abertas”
Horário: 18h
Toda a programação é gratuita





