Em comemoração ao Dia Internacional do Café, celebrado no dia 1º de outubro, os amantes da bebida poderão participar de workshops gratuitos especialmente elaborados para agradar os apreciadores da gastronomia.
As atividades serão realizadas no Café-Bar Escola do Senac no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro) e ministradas por docentes do Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG. E tem como público-alvo profissionais da área de barismo, estudantes de gastronomia e quem busca capacitação ou oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
No workshop “A arte da harmonização: queijo e café“, os participantes terão uma jornada sensorial na cultura mineira, por meio da harmonização de queijos com a bebida, considerando as 10 regiões queijeiras e 16 Indicações Geográficas (IGs) dos cafés especiais. A atividade será ofertada em duas datas: dia 1º de outubro, das 13h às 14h e dia 03, das 11h às 12h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla pelo link.
Também no dia 1º, será realizado o workshop “As Ondas do Café: uma jornada pelo café especial”, das 15h às 16h. A ação visa proporcionar aos participantes uma experiência organoléptica (como os nossos sentidos — visão, olfato, paladar — percebem o café e como isso se manifesta por meio de características como cor, odor, sabor e textura do produto) sobre a evolução histórica do consumo da bebida para a identificação do café especial e comercial. As pessoas interessadas devem se inscrever na plataforma Sympla pelo link.
Os docentes

Agnes Laila Rodrigues Silva – Gastróloga, Sommelière e especialista em queijos. Graduada em Gastronomia e pós-graduada em Gastronomia e Hotelaria pelo Senac em Minas, com formação pela Associação Brasileira de Sommeliers de Minas Gerais (ABSMG).
Osnei Cesarino – docente do Senac em Minas, especialista em cafés, Q Grader, com certificação como Barista e Coffee Value Assessment (CVA) pela (Specialty Coffee Association (SCA).
Café-Bar Escola do Senac

A proposta do Café-Bar é ser um ponto de encontro gastronômico para o público que transita pelo Centro da capital e para os visitantes do centro cultural.
É também um espaço para a formação prática, que proporciona um ambiente de aprendizado real, aproximando os estudantes da realidade profissional. A atividade do Café-Bar é operacionalizada por colaboradores, alunos e docentes do Senac, no formato de empresa-escola. As turmas fazem as aulas teóricas na Faculdade Senac Belo Horizonte, no Barro Preto, e nas práticas, atuam diretamente no espaço, visando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para atuar no mercado de trabalho.
Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 23 unidades fixas e 11 unidades móveis.
Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.

IVO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here