Foi-se o tempo em que a cachaça era estigmatizada. Hoje em dia, ela não pode faltar em uma boa carta de drinks e também na cozinha.
“A cachaça por muito tempo passou por discriminação por ser um destilado brasileiro associado a marginalidade. O estigma de cachaceiro já foi algo criticado, hoje é carregado com orgulho por produtores de todo o Brasil” fala Jocassia Coelho que assina os drinks da Ofélia.
Hoje existem sommelier especialistas na bebida e cada vez mais chefs e mixologistas a têm usado pela versatilidade de sabores que a cachaça proporciona. “Na Ofélia harmonizo cachaça de carvalho com vermute bianco, espumante brut e geleia de pétalas de rosas. Gosto dessa combinação do carvalho com vinhos brancos e espumantes” conta Jocassia. “Como cada madeira é única, cada coquetel vai ser único também. Temos que pensar no sabor que queremos atingir para escolher a melhor cachaça para cada situação”, completa.
Por lá, a cachaça também foi parar na cozinha, no prato Rei de Ouros, recém adicionado ao cardápio: katsu de copa lombo com redução de cachaça, pão de leite, picles de maxixe e maionese defumada.
Sobre o Ofélia
Ofélia nasceu a partir da mente criativa do pessoal do Alpendre (naming e identidade visual), Bruce Laviola (que dirige a casa), Lucas Durães (consultor e arquiteto), Thereza Nardelli (ilustrações do tarô/ menu de coquetéis), Bernardo Garcia (chef) e Jocássia Coelho (bartender).
A personagem foi criada como uma antítese a Ofélia de Hamlet, todo conceito da casa está amarrado na história dessa Ofélia: aventureira, intensa, irreverente, meio bruxona e muito criativa! “A intenção foi criar um ambiente onde os clientes entrassem nesse mundo e esquecessem seus próprios problemas” explica Bruce.
O espaço foi planejado de acordo com a história da personagem que vai desde um bazar que já teve – de onde restaram apenas os cabides que estão na parede de um dos cômodos – até a história que ela já se apaixonou por um espanhol, que lhe deu um colar de perolas da sorte – por isso, o lustre de pérolas num outro cômodo e algumas comidas com influência desse encontro. “São várias brincadeiras que fizemos na arquitetura e que as pessoas podem conferir vindo aqui” conta Bruce.
Serviço
Ofélia
Rua Rio Grande do Norte, 311 – Funcionários
Funcionamento:
Quarta-feira: 18 às 23h30
Quinta-feira: 18 às 23h30
Sexta-feira: 18 às 00h30
Sábado: 16 às 00h30
Domingo: 15 às 22h
Reservas: 31 9 9188-0770